Preparamos 5 passagens bíblicas relacionadas a família para você compartilhar com todos os seus parentes. Nessas passagens, podemos entender o papel e a importância da família. Fomos criados para servirmos a Deus em família. A família é um projeto de Deus e cada um é importante para Ele.

1. Multipliquem-se! (Gênesis 1:26-28)

multiplicar!

"Deus os abençoou e lhes disse: 'Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra'." (Gênesis 1:28) 

A família é resultado da matemática de Deus: dois se unem e se tornam um. Desta união surgem filhos, neto e assim uma grande família. A família é o sinal do favor de Deus sobre nós todos nós. Como escrito em gênesis, família agrada os olhos de Deus, Ele viu que era bom.

A família é um projeto de Deus, dessa forma a nossa descendência é passada de geração em geração. Seja a sua família grande ou pequena, simples ou com boas condições, Deus te colocou na família certa! Valorize a sua família, invista nela. 


2. Uma família que crê em Deus enfrenta as dificuldades juntas. (2 Reis 4 1-7)

Vasilhas

"Então disse Eliseu: "Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas peça muitas. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo". (2 Reis 4:3-4)

Nesta passagem podemos ver a situação de uma família - fiel a Deus - enfrentando as adversidades. Uma viúva recorreu ao profeta Eliseu expondo a sua condição. Com a morte do seu marido - discípulo do profeta - os credores ameaçavam levar os seus filhos (2 Reis 4:1).

Eliseu instruí a viúva para que recolhesse vasilhas por toda vizinhança e depois enchesse-as com o pouco de azeite que restava em casa. A mulher obedeceu o profeta e seus filhos a ajudaram, recolhendo e enchendo todas as vasilhas ao ponto do azeite cessar (2 Reis 4:6).

Uma família que está fundamentada na Palavra de Deus não está imune as tribulações, a diferença está em como se enfrenta essas dificuldades. Mesmo com a perda do marido, esta viúva não desistiu e recorreu ao profeta do Senhor. Seus filhos também creram na palavra do profeta obedecendo as ordens da sua mãe. Com este milagre eles conseguiram pagar as suas dívidas e recomeçarem as suas vidas (2 Reis 4:7).


3. Filhos: uma herança do Senhor! (Salmos 127:3-5)

Filhos

"Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal. (Salmos 127:3-5)

Não há nada mais precioso para os pais do que os filhos. Os filhos são uma benção de Deus! Quanto mais filhos, mais momentos de alegria e prosperidade. Deus sabe o quanto um filho é precioso. Ele nos entregou o seu único filho para a nossa salvação. 

O salmista compara os filhos as flechas. As flechas são lançadas, mas a direção delas são da responsabilidade de quem as lança. Pais, instrua seus filhos no caminho da Verdade, mire as suas flechas no alvo que é Cristo! Depois de instruídos - lançados - dificilmente sairão da rota (Provérbios 22:6).


4. Josué, sua família e Israel escolheram servirem a Deus! (Josué 24:1-28)

Familia

"Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, esco­lham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor." (Josué 24:15)

Josué quando renovou sua aliança em Siquem fez uma escolha bem clara: ele e sua família serviriam apenas a Deus. Naquele momento o povo de Israel estava começando a cultuar outros deuses, o que estava desagradando a Deus. O exemplo de Josué reconduziu o povo novamente ao Senhor. Não há família mais feliz do que aquela que serve a Deus!

Uma família que serve a Deus, conduzem outras pessoas ao caminho da Verdade. Faça esta escolha como família, busque a Deus. Exerça a sua liderança, seja exemplo para os seus filhos e coloque a sua família diante de Deus. Não é uma tarefa fácil, mas todo esforço é recompensado quando vemos os nossos entes queridos louvando a Deus.


5. Fazemos parte da família de Deus! (Marcos 3:31-35)

Família de Cristo

"Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?", perguntou ele. Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe". (Marcos 3:33-35)

Esta passagem nos revela o quanto Jesus valoriza aquele que segue a Sua palavra. Nesta passagem Jesus não queria menosprezar a sua família, mas queria nos deixar um grande ensinamento: se Deus é nosso Pai e se somos filhos de Deus, nossos verdadeiros irmãos são aqueles que fazem a vontade do Pai.

Ainda que não tenhamos parentes de sangue, ao aceitarmos a Cristo, passamos a fazer parte da família de Deus. Quem aceita a Jesus Cristo nunca estará sozinho. Mesmo com parentes a volta, quem aceita a Cristo tem uma grande família e irmãos espalhados em todo mundo!