A origem da família foi criada por Deus e não pelo homem. Em Gênesis 2:18 lemos que Deus disse que não é bom que o homem esteja só, que era necessário ter alguém que o ajudasse, criando assim a mulher, formando o primeiro casal, a primeira família (Gênesis 2:18-24).

Algumas ideias centrais sobre família como projeto de Deus

  • No Velho Testamento, o Senhor separou famílias para serem bênção e abençoarem a terra, como família de Adão, de Noé e de Abraão.
  • Um dado curioso é o fato que a linhagem familiar de Jesus vem de Davi (Mateus 1:1) e, isto pode representar, entre outras aplicações, a ideia de família comprometida com o Senhor, forte, abençoada e ser um exemplo claro do padrão de Deus para o homem e mulher.
  • Família é projeto de Deus, logo não há nada que o Senhor não possa resolver. Basta que o casal, a família entenda e reconheça Deus como Senhor do lar e das vidas de todos.
  • Jesus mudando a condição da mulher perante a sociedade também é um indicativo da valorização do Senhor pela constituição familiar.

O que é família segundo a Bíblia

É uma instituição divina, criada por Deus, permanente e que não muda. Constitui-se por pai, mãe e filho(s). Dentro desta instituição é necessário estabelecer alguns parâmetros e, segundo a Bíblia, o marido tem a tarefa de liderar a família (Efésios 5:24) com amor e respeito (1 Pedro 3:7; Colossenses 3:18-19).

A esposa submete-se a essa liderança do marido (Efésios 5:22; Colossenses 3:18), mas também apoio e motiva o marido com essa responsabilidade (Tito 2:4) sem nenhum medo (1 Pedro 3:5-6).
Cumprindo com estas responsabilidades a casa é edificada pelo Senhor.

Portanto, o papel do marido, pai, vem com a liderança e provisão da casa, para o bem de todos (1 Timóteo 5:8). A esposa é apoiadora e cuida de sua casa, seu lar (Tito 2:4-5; Provérbios 31:27).

No Velho Testamento podemos encontrar algumas passagens bíblicas sobre família muito interessantes:

  • Provérbios 31:10-12
  • Provérbios 18:22
  • Salmos 128:1-6
  • Salmos 127:3-5
  • Josué 24:15

Portanto, o propósito e projeto de Deus para família é: Crescer, abençoar, povoar, servir ao Senhor.

Recomendações sobre a família segundo a Bíblia

Podemos tirar 3 lições a respeito de formar uma família segundo a Bíblia. Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne (Gênesis 2:24).
- Deixar - Deixar os pais
- Unir-se - Casamento
- Tornar-se - Comunhão íntima do casal (tornar-se uma só carne)

Para o casal, homem e mulher aqui está a recomendação: Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. (Efésios 5:22-24).

Para os pais e filhos, aqui está a recomendação de autoridade, mas que não seja de manipular ou que oprime: Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor (Efésios 6:4).

Para os filhos e pais, a recomendação é obedecer: Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa: "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra (Efésios 6:1-3).

Família no Novo Testamento

Quando falamos de família na época de Jesus, identificamos que o padrão de famílias continuam sendo patriarcais, continuam sendo com casamentos monogâmicos.

Talvez o melhor exemplo de família no Novo Testamento seja a própria família de Jesus. José e Maria, casal e família comum judaica da Palestina. Ele trabalhava com carpintaria (Mateus 13:56; Marcos 6:3) e o sustento da família vinha daqui. José passou seu conhecimento a Jesus (Marcos 6:3). Aqui podemos perceber o cuidado de José em dar seguimento à fonte de renda futura, por isso o partilhar conhecimento, também demonstrando um cuidado de pai.

Outro fator muito interessante é o zelo que José e Maria tiveram com Jesus, nas questões de tradições, ritos e cumprimento da lei. Jesus, ainda criança, já argumentava com os doutores da lei. Isto está registrado em Lucas 2:39-52.

Mais sobre a família na Bíblia: