A expressão "o meu povo perece por falta de conhecimento" encontra-se na passagem no livro de Oséias 4:6 no Antigo Testamento. Nesta passagem, Deus repreende o povo de Israel através da boca do profeta Oséias. Veja o versículo completo: 

Oséias 4:6

Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.

Oséias 4:6 NVI

Neste versículo de Oséias, a "falta de conhecimento" está ligada ao desprezo do povo de Israel as coisas de Deus. O povo deixou de buscar a Deus e passou a introduzir práticas da idolatria a deuses pagãos.

Como indica a passagem de Oséias 4, este não era um problema só do povo. O próprio reino rejeitou o Senhor e até os sacerdotes - que deviam guiar a nação ao conhecimento de Deus - se corromperam.  

A falta de conhecimento era consequência da rejeição do povo aos caminhos do Senhor. Naquela época, Deus estava acessível através dos seus líderes e sacerdotes, mas até eles se afastaram de Deus.

A falta de entendimento nos leva a ignorância. O endurecimento do nosso coração - quando rejeitamos o conhecimento de Deus - nos leva ainda mais sofrimento. Assim como profetizado em Oséias 4:6, quanto mais nos afastamos de Deus, mais estamos sujeitos a destruição.

Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração.
Efésios 4:18 

Uma das consequências da falta de conhecimento é o engano. Isso também pode ser observado no Novo Testamento, em Mateus capítulo 22, quando os fariseus e saduceus discutiam com Jesus a respeito das Escrituras.

Jesus respondeu: "Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! 

Mateus 22:29  

Os questionamentos dos religiosos eram reflexo do engano, pois não reconheciam a Cristo e nem a sua Palavra. A dureza dos seus corações os impediam de reconhecer Jesus como o Filho de Deus.

Conhecendo a Deus

Buscar a Deus nos permite conhecê-lo um pouco mais. Ele já se revelou na Sua Palavra. Cabe a nós como verdadeiros adoradores, buscá-lo em espírito e em verdade (João 4:23). Deus é a fonte de toda a sabedoria, peça-lhee será concedido:

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Tiago 1:5 

Conhecer a Deus é crescer no amor de Cristo. Quanto mais o conhecemos, mais o amamos, pois, passamos a entender o que Ele já fez por nós. O amor em nós é sinal de que estamos no caminho do Senhor: 

Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.

1 João 4:16 

Conheça verdadeiramente a Deus, busque-o. Busque a verdade e a verdade te libertará!

Veja: 5 razões para ler a Bíblia.