Jesus é a verdade, o caminho e a vida. Ele veio libertar o pecador da escravidão do pecado. Quando Jesus é o centro da vida de alguém esta pessoa é realmente livre e o pecado já não tem domínio sobre ela.

João 8:32 ARC

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:32 ARC

João 8:32 NVI

E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
João 8:32 NVI

João 8:32 NVT

Então conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
João 8:32 NVT

Conhecereis a verdade

Muitas pessoas andam em busca da verdade, em busca de algo que faça sentido em suas vidas. Durante a história, muitos tentaram descobrir o que, de fato, era a verdade. Até o próprio Pilatos questionou isso em João 18:38.

Jesus é a Verdade revelada de Deus. Quando Jesus fala ao Pai em João 17:17 dizendo: "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade", Ele não apresenta a verdade como algo que não se pode alcançar, ou até mesmo algo ilusório. Logo, Jesus estava falando de algo revelado, concreto, absoluto e eterno.

Hoje nós temos acesso à Bíblia, pelo celular, computador ou tablet. Também temos acesso à Bíblia tradicional, impressa em papel. Ou seja, felizmente, temos acesso à verdade da Palavra de Deus.

Cabe a nós, escolhermos como reagiremos à revelação do Senhor. Podemos aceitar e crer ou rejeitá-la.

Portanto, "conhecereis a verdade (Cristo)", é a mensagem viva do Senhor. Por meio Dele somos, efetivamente, livres do pecado, das garras do maligno e temos, verdadeiramente, vida. (João 10:10).

Veja alguns versículos em que percebemos a evidência desta verdade:

  • "Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo." (João 8:26)
  • "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna." (João 6:47)
  • "Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido." (João 8:40)
  • "Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus." (João 8:45-47)
  • "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:31-32)

E a verdade vos libertará

Ao lermos João 8:32 "e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" entendemos que Jesus destaca a verdade e a consequência para quem a conhece: a libertação. Quando conhecemos esta verdade, somos libertos da escravidão do pecado, por meio de Cristo.

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
João 8:34-36

A mensagem central de "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" basicamente evidencia Jesus como a chave da vida, como a verdade revelada pelo Senhor. Veja estes versículos: 

  • "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8:12)
  • "Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." (Gálatas 5:1)
  • "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (João 8:36)
  • "Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz." (João 18:37)
  • "Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado." (Colossenses 1:13)

Portanto, a verdade é Jesus! Não está em filosofias, paz interior ou misturas religiosas. Jesus é a verdade que foi enviada ao mundo, esteve entre nós, se revelou a nós e nos dá acesso ao Pai.

Vivamos nesta esperança, nas palavras de Cristo: conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Jesus é a chave que nos liberta de todo mal. Ele pagou um alto preço para nos resgatar do domínio das trevas e somente Jesus pode nos dar uma vida transformada e livre.

Saiba mais sobre Jesus como o caminho, a verdade e a vida.