Sua vida tem rumo? Jesus veio para nos mostrar o caminho para o Pai, que dá sentido à vida. E mais: Jesus disse que ele é o caminho. Descubra nesse estudo bíblico o significado de um dos versículos mais conhecidos da Bíblia:

Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6

Na sua última noite com seus discípulos antes de ser crucificado, Jesus organizou um jantar especial. Reunidos à mesa, os apóstolos recebem algumas instruções finais, que seriam muito importantes para o resto de suas vidas: sobre o Espírito Santo, servir uns aos outros e viver em união. E, no meio disto tudo, Jesus lhes disse que ele estava voltando para o Pai.

Jesus explicou que ele iria preparar um lugar para seus seguidores. E, um dia, ele iria voltar para levá-los para a casa do Pai. Os discípulos já sabiam o caminho para onde ele ia. Mas Tomé ficou confuso. O que Jesus queria dizer? Para onde Jesus estava indo? Qual era o caminho? Foi então que Jesus disse que ele é o caminho, a verdade e a vida.

O único caminho para o Pai

Por causa do pecado, todos nós ficamos separados de Deus, longe de sua presença. Sem Deus, não estamos completos e passamos a vida procurando um caminho que nos leve à satisfação. No fundo, procuramos um caminho de volta para Deus.

Na busca para completar nossas vidas, existem muitos caminhos que podemos seguir. Religiões, filosofias, estudos, carreiras, prazeres, aventuras, enfim, todas essas coisas podem afetar o rumo de nossas vidas, mas nenhuma leva a Deus. Só existe um Caminho.

Jesus é o caminho para o Pai. Sem Jesus, ninguém chega a Deus. Nada neste mundo consegue preencher o vazio deixado pela falta de Deus e nenhuma boa ação que fazemos pode preencher o abismo entre nós e Deus, criado pelo pecado. Somente Jesus consegue fazer a ligação. E somente a fé em Jesus nos leva por esse caminho.

A verdade que liberta

Será que existe uma verdade objetiva? E podemos conhecê-la? Jesus disse que sim. E mais: ele disse que a verdade nos liberta. Mas, o que é a verdade? Jesus é a verdade.

Toda a realidade foi criada através de Jesus. Ele é perfeito, justo e nunca muda. Ele é a luz que afasta a escuridão da mentira e da ignorância da salvação. Jesus não apenas fala a verdade. Ele é a verdade.

Caminhos diferentes oferecem verdades diferentes, mas nenhuma é perfeita. Somente em Jesus encontramos a verdade perfeita, que nos liberta da escuridão do pecado. O diabo é o pai da mentira, mas Jesus é a verdade. O diabo procura nos prender em mentiras, mas Jesus nos liberta, mostrando-nos a verdade do pecado, da justiça de Deus, do arrependimento e da salvação através da fé no seu sacrifício na cruz.

Leia mais sobre João 8:32 (conhecereis a verdade e a verdade vos libertará).

A fonte da vida

Deus é a fonte de toda a vida. É ele que dá vida a cada criatura no mundo. Quando ficamos afastados de Deus, por causa do pecado, perdemos nossa ligação com a fonte da vida e ficamos sujeitos à morte (física e espiritual).

Ao dizer que ele é a vida, Jesus estava dizendo que ele é Deus. Somente através da fé em Jesus podemos voltar a ter vida espiritual, nascendo de novo. Ele nos une novamente a Deus e recebemos a promessa da ressurreição e da vida eterna.

Nenhum outro caminho consegue dar vida, por mais que prometa. Mas Jesus provou que ele é a vida ao ressuscitar dos mortos. O autor da vida não podia continuar morto! E, se Jesus ressuscitou, nós também podemos ter a certeza da ressurreição. Jesus é nossa vida.

Qual é o caminho que você tem seguido?

Todos temos uma escolha: qual é o caminho que vamos seguir para dar rumo à nossa vida? Existem muitos caminhos diferentes, mas só um nos leva a Deus e à vida eterna. Não existe outro caminho para a salvação.

Seguir Jesus nem sempre é fácil. Jesus disse que o caminho para a vida é apertado, mas vale a pena. Crer em Jesus é muito mais que uma oração feita um dia. É toda uma mudança de vida, para viver de acordo com a vontade de Deus, com a ajuda de Jesus. Ele nos dá uma vida nova, um rumo e um fundamento firme, na verdade.

Essa escolha é sua e sua somente. Ninguém pode escolher no seu lugar. Você vai seguir Jesus?

Veja mais estudos bíblicos