O Todo-poderoso Deus restaura as forças daqueles que esperam n'Ele. Por vezes é difícil seguir no caminho, mas Deus não se cansa nem desiste de nos ajudar. Nas nossas fraquezas, Deus pode revelar a Sua força! Confie e Ele lhe ajudará a prosseguir...

Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças - Isaías 40:31 - Imagem de uma mulher de costas esperando

Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

Isaías 40:31 - ACF

Isaías 40 descreve uma promessa de restauração e alento. O texto fala em consolação, renovo e em anunciar o perdão do Senhor. Provavelmente essa parte do livro de Isaías (40-55) se refira ao período do exílio do povo de Israel na Babilônia. Neste trecho particularmente somos relembrados que Deus não está indiferente à vida de seu povo. Ele conhece e fortalece aos que confiam Nele.

Os que esperam no Senhor

"Esperar" neste contexto é sinônimo de crer, confiar, aguardar com esperança e expectativas no Senhor. Aqueles que assim o fazem têm um grande trunfo: têm o Senhor como a sua força pessoal. Podem experimentar a fraqueza e fragilidade humana, mas não estão sozinhos. A sua fé os conduz para a fonte de renovação e fortalecimento espiritual.

A grande ênfase aqui é dada ao Senhor. O grupo das pessoas, "os que esperam" não estão confiando em si mesmos, nas suas posses, nem em deuses, ídolos, governantes, ou poderosos da terra. A sua fé e confiança têm um destino certo: no Senhor, o eterno Deus, o Senhor dos senhores, Deus criador dos fins da terra (40:28). Crer nele faz toda a diferença em nossas vidas.

Renovarão as suas forças

O versículo 31 faz um contraponto à ideia anterior, do cansaço e fraqueza. Essa imagem pode ser espelhada em alguém que lida com as demandas e dificuldades da vida diariamente. Ao final de um tempo, é natural ficarmos exaustos mental, emocional e fisicamente.

Convém lembrar que Não somos máquinas! Somos humanos e nos cansamos. Por isso, também precisamos "recarregar as baterias", conectados na fonte certa. Dependemos Daquele que nos fez para termos forças novas a cada dia.

Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.
Isaías 40:29

Nos braços do Senhor encontramos alívio e fortalecimento. Na sequência, o profeta revela a mensagem de Deus realçada através de 3 metáforas de superação:

  1. Águia
  2. Corredor
  3. Caminhante 

Subirão com asas como águias

A figura ilustrativa da águia sugere o valor da resiliência. A águia é uma ave de rapina, conhecida por sua grande força, vigor, foco, resiliência, perseverança, coragem e paciência. No Salmo 103:5, a águia também aparece como emblema de renovação: "sua juventude se renova como a águia".

Essas aves, quando atravessam turbulências, rajadas de ar ou tempestades se equilibram e buscam refúgio nas rochas elevadas. Do mesmo modo, os que possuem a força de Deus vivem poderosamente pela fé, buscam se manter estáveis recorrendo ao abrigo do Altíssimo: 

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente
diz ao Senhor : "Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio."
Salmos 91:1-2

O voo da águia é excepcional, dada a potência de suas habilidades aerodinâmicas. As suas enormes asas lhe capacitam a voar em altitude, viajando longas distâncias como poucos animais conseguem. A força e estrutura de suas asas suportam bem o seu peso, o de suas crias ou suas caças.

"Voar bem alto como as águias" remete a algo extraordinário, efetuado por Deus, como quem supera todas as dificuldades e mantém-se firme rumo ao céu.

Correrão, mas não ficarão exaustos

Imagine se alguém pudesse correr incansavelmente, i.é, tendo o seu cansaço anulado? Formidável, não é? Seria ótimo para qualquer amador superar as dificuldades que o cansaço lhe impõe na prática esportiva. 

A figura do corredor está geralmente associada ao atleta. Este é alguém que se prepara para prosseguir com velocidade rumo à sua meta. Contudo, o cansaço e desgaste são os impedimentos naturais, que costumam interromper uma corrida. Para amenizar, os corredores treinam incontáveis vezes, de modo a expandir suas limitações físicas e superarem os desafios do trajeto.

Mas, se em vez da analogia do corredor, refletíssemos sobre a jornada da vida? A promessa torna-se ainda mais impressionante: os que creem em Deus permanecerão ativos, correndo a carreira sem se cansarem ao extremo. 

Esse fortalecimento não advém dum grande esforço pessoal, nem é concedido pelos "doppings" desse mundo, mas nos é dado pelo poder do Espírito de Deus que habita em nós: 

Peço a Deus que, segundo a riqueza da sua glória, conceda a vocês que sejam fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito, no íntimo de cada um.
Efésios 3:16

Caminharão e não se cansarão

Há momentos da vida em que o mais sensato é caminhar e não correr. É importante não parar, um passo de cada vez: sempre a avançar!

Porém, mesmo a prática das caminhadas pode deixar músculos e pernas fadigadas. Tal como na comparação com os corredores, aqueles que caminham grandes percursos também precisam de forças para continuar na rota por eles estipuladas.

Só o poder de Deus pode conceder àqueles que esperam no Senhor a graça de "andarem e não se cansarem". Não há nenhum outro antídoto para o cansaço, fadiga, ou desânimo que não seja o Senhor Jesus! Ele é o alento que todos precisamos na caminhada neste mundo:

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
Mateus 11:28

Espere no Senhor com confiança!

Todos passamos por situações na vida em que ficamos cansados e sem esperança. Por vezes, trocamos a confiança em Deus pela indiferença ou autossuficiência, independência do Pai. Pensamos que sozinhos vamos ter um melhor desempenho na jornada da vida. Grande engano! Precisamos estar ligados a Deus, a nossa fonte de força, alegria e superação para prosseguir...

Esperei com paciência pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
Salmos 40:1

Lembre-se que é durante a espera é que somos fortalecidos, quando nossa fé é testada, a nossa motivação e prioridades são ajustadas. Tudo isso coopera para sermos mais maduros na fé, tendo o nosso caráter moldado e, por fim, termos mais intimidade com o Senhor.

Espere no Senhor, coragem... - Salmos 27:14 - Imagem de um homem alegre com braço estendido

Espere no Senhor. Anime-se, e fortifique-se o seu coração; espere, pois, no Senhor.
Salmos 27:14 - NAA

Sabendo que Deus é todo-poderoso, podemos andar com confiança dia após dia. Toda a força vem de Deus e não de nós mesmos (Isaías 40:26-29). Que isso lhe ajude a confiar plenamente e entregar sua vida a Ele. Deus nunca perdeu o controle e nada passa despercebido aos Seus olhos. Confie de todo coração!

Também pode te interessar: