Versículos sobre a Inspiração da Escritura


Quem é cristão acredita que a Bíblia foi escrita por inspiração divina. Isso significa que Deus guiou as pessoas que escreveram os diferentes livros da Bíblia, para transmitir Sua mensagem ao mundo. Foram pessoas de carne e osso que escreveram a Bíblia, mas Deus lhes deu as palavras.

A Bíblia é a palavra de Deus. Em várias partes da Bíblia, as palavras são um registo do que Deus disse diretamente para quem estava escrevendo e também há várias profecias e visões que vieram de Deus. Além disso, muito do que a Bíblia predisse aconteceu e muitas vidas foram mudadas pelas suas palavras. Quem mais poderia criar um livro assim, senão Deus?

Inspiração da Escritura na Bíblia

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
2 Timóteo 3:16-17

Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.
2 Pedro 1:20-21

Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.
1 Coríntios 2:12-13

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.
Hebreus 4:12

Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.
Hebreus 1:1-2

Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram, procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando predisse a vocês os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos. A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes são anunciadas por meio daqueles que pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado dos céus; coisas que até os anjos anseiam observar.
1 Pedro 1:10-12

Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João, que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo. Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.
Apocalipse 1:1-3

Disse o Senhor a Moisés: "Escreva essas palavras; porque é de acordo com elas que faço aliança com você e com Israel".
Êxodo 34:27

Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Escreva num livro todas as palavras que eu falei a você.
Jeremias 30:1-2

E o anjo me disse: "Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro!" E acrescentou: "Estas são as palavras verdadeiras de Deus".
Apocalipse 19:9

"O Espírito do Senhor
falou por meu intermédio;
sua palavra esteve em minha língua.
2 Samuel 23:2

E a palavra do Senhor veio a Salomão dizendo:
1 Reis 6:11

Então a palavra do Senhor veio a Elias:
1 Reis 17:8

A terra será completamente arrasada
e totalmente saqueada.
Quem falou esta palavra
foi o Senhor.
Isaías 24:3

Então a palavra do Senhor veio a Isaías:
Isaías 38:4

A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
Jeremias 1:4

A palavra do Senhor veio ao sacerdote Ezequiel, filho de Buzi, junto ao rio Quebar, na terra dos caldeus. Ali a mão do Senhor esteve sobre ele.
Ezequiel 1:3

Mas eu, o Senhor, falarei o que eu quiser, e isso se cumprirá sem demora. Pois em seus dias, ó nação rebelde, cumprirei tudo o que eu disser. Palavra do Soberano, o Senhor".
Ezequiel 12:25

Palavra do Senhor que veio a Oseias, filho de Beeri, durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e de Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel.
Oséias 1:1

A palavra do Senhor que veio a Joel, filho de Petuel.
Joel 1:1

Por isso, a palavra do Senhor veio novamente por meio do profeta Ageu:
Ageu 1:3

No oitavo mês do segundo ano do reinado de Dario, a palavra do Senhor veio ao profeta Zacarias, filho de Berequias e neto de Ido:
Zacarias 1:1

Veja também o que a Bíblia diz sobre: