Domínio próprio significa autocontrole. É o poder de dizer não a seus impulsos quando não são bons. Em um mundo de excessos, a Bíblia lista o domínio próprio como um dos frutos de uma vida orientada pelo Espírito Santo. O domínio próprio afeta várias áreas de sua vida:

1. Domínio da língua

Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato. Provérbios 10:19

A Bíblia diz que a língua é muito perigosa! Difícil de dominar, ela causa muitos problemas. O domínio próprio ajuda a ter sabedoria para manter a boca fechada quando você quer dizer algo que não devia. Muitas brigas podem ser evitadas com um pouco de domínio da língua.

2. Domínio dos desejos

A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. 1 Tessalonicenses 4:3-5

Não somos animais irracionais! Com a ajuda de Jesus, podemos dominar nossos desejos sexuais. Ele nos ajuda a escolher o caminho correto e a encontrar alegria no casamento de maneira saudável. O domínio próprio evita a destruição de nossos corpos e de nossos relacionamentos.

3. Domínio da ira

'Quando vocês ficarem irados, não pequem'. Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha e não deem lugar ao Diabo. Efésios 4:26-27

Dominar a ira é difícil. A ira é um sentimento poderoso, mas com a ajuda de Deus, você pode aprender a controlá-la. O domínio da ira impede de cometer muitos pecados e ajuda a trazer reconciliação.

4. Domínio do apetite

Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos. Provérbios 23:20-21
Desfrutar da comida não é errado mas comer ou beber sem ter limites é. A embriaguez e a glutonaria destroem o corpo mas o domínio próprio ajuda a mantê-lo saudável. O domínio do apetite é desfrutar dos alimentos mantendo a moderação.

Ore a Deus e vai praticando o domínio próprio em sua vida!

Veja aqui mias versículos sobre o domínio próprio.