Fugir da aparência do mal é um dos conselhos de sabedoria dadas pelo apóstolo Paulo. Ao escrever sua carta aos tessalonicenses, disse (em NVI):

Afastem-se de toda forma de mal.
- 1 Tessalonicenses 5:22

A versão mais conhecida, que menciona a palavra "aparência", é a da ACF:

Abstende-vos de toda a aparência do mal.
- 1 Tessalonicenses 5:22

Por mais curto que seja esse versículo, ele tem muito a revelar. É também um verso que pouco se conecta ao contexto, porque está em um capítulo de várias instruções breves.

A separação do mal

Destrinchando esse versículo entendemos que a atitude do cristão para com o que é maligno é de afastamento.

Dessa forma, o cristão não deve conviver com o pecado ou com a maldade. Isso nos lembra da sabedoria presente no Salmo 1:

Como é feliz aquele
que não segue o conselho dos ímpios,
não imita a conduta dos pecadores,
nem se assenta na roda dos zombadores!
- Salmo 1:1

Não devemos conviver com o maligno, mas nos afastar dele para que não sejamos seduzidos e acabemos caindo em pecado.

Os cristãos que não se afastam do mal acabam sendo amigos do mundo!

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.
- Tiago 4:4

Toda forma/aparência

Nota-se que há uma diferença entre essas traduções, a ACF traduz a palavra grega eîdos por "aparência", enquanto a NVI por "forma". Essas são duas possibilidades reais para traduzir para o português o que essa palavra quer dizer.

Unificando as opções de tradução da ACF e da NVI, os cristãos devem se afastar de toda forma, aparência, tipo ou classe de mal (todas possibilidades de tradução da palavra grega). Em outras palavras, devemos nos afastar de tudo que é maligno.

Note que o apóstolo Paulo utiliza a palavra "toda". Isso é uma grande exortação para os cristãos hoje, de que não podemos fazer amizade com determinados pecados e tê-los de estimação. Todo mal e pecado devem ser abandonados!

Veja vençam o mal com o bem!

A aparência do mal

Ainda que existam diversas opções para traduzir o que "eîdos" quer dizer, a "aparência" ganha destaque por trazer uma grande sabedoria para a igreja.

É muito sábio fugir da aparência do mal, ainda que não exista mal em si naquilo que se está fazendo. Por exemplo, duas pessoas solteiras trancadas em um quarto. Ainda que eles não façam nada de errado lá dentro, não é isso que parece, e não existiria um álibi que os ajude a comprovar que não estão mentindo.

É importante tomar cuidado com esse princípio, para que sua vida cristã não seja pautada em aparência. A sabedoria é a arte de conseguir aplicar princípios em diversas situações. Da mesma maneira, deve-se ser sábio em diferenciar a aparência do mal (e a fuga dela) de uma vida guiada pelo que os outros vão pensar.

Quais são as formas de mal?

Quando Paulo fala de toda forma de mal, é natural que surja a dúvida de quais são as formas de mal.

A verdade é que o apóstolo não deve ter pensado em categorias específicas nesse texto, mas optou por um termo que generalizasse.

Ainda assim podemos pensar em inúmeros "tipos" de mal. Por exemplo o mal em relacionamentos e amizades, como mostrado no Salmo 1:1 citado acima.

Em outros textos, Paulo faz um tipo de separação de pecados:

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
- Gálatas 5:19-21

A cada ponto e vírgula nesse texto está uma categoria de pecado. Primeiro os pecados de conduta sexual, depois os pecados de idolatria, de sentimentos e ainda outros gerais. São todos males que devemos nos afastar, com certeza.

Pensem nessas coisas

Quando nos tornamos cristãos, passamos por um processo de renovação de mente, hábito e prática. Para isso, devemos largar o jeito antigo de viver e abraçar o novo.

Da mesma maneira que o apóstolo Paulo diz para nos afastarmos de todo mal, em outro texto diz para pensarmos em toda forma de bondade.

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
- Filipenses 4:8

Devemos substituir nas nossas vidas o mal pelo que é excelente e digno de louvor! É dessas coisas que devemos preencher nossos pensamentos, é disso que precisamos nos aproximar.

Confira: