Jesus chamou 12 discípulos para segui-lo, no início da sua trajetória de ensino e milagres na terra. Discípulo é a pessoa que segue os ensinamentos de um mestre. Os 12 discípulos originais de Jesus, também chamados de apóstolos, eram pessoas simples: aprendizes, pescadores, trabalhadores comuns que aceitaram o desafio de seguir ao Senhor. Foram usados extraordinariamente por Deus, para que a mensagem de salvação de Jesus chegasse até nós hoje.

Os 12 apóstolos foram:

Pedro Também chamado de Simão, tinha um temperamento forte, negou a Jesus 3 vezes, mas reconciliou-se; foi autor de 2 livros bíblicos.
João Conhecido como o "discípulo amado", era o irmão de Tiago, autor de 5 livros bíblicos.
Tiago Irmão mais velho do apóstolo João, ambos eram filhos de Zebedeu e Salomé; era pescador. Também chamado de "Tiago, o maior", para diferenciar de outros Tiago.
André Irmão de Simão Pedro, ambos eram pescadores, era discípulo de João Batista antes de Jesus.
Filipe Era galileu de Betsaida, a mesma cidade de Pedro e André; apresentou Jesus para Natanael.
Bartolomeu (Natanael) Natanael, seria o seu nome próprio e Bartolomeu significa "filho de Tolmai".
Tomé Foi o discípulo que duvidou da ressurreição de Jesus, mas converteu-se, a seguir, e creu.
Mateus Também chamado de Levi, era o "publicano", cobrador de impostos antes de ser chamado.
Tiago filho de Alfeu Provavelmente este era o "Tiago menor"; além deste aparecem outros três Tiago no Novo Testamento.
Simão (Zelote) Seu apelido sugere que ele pertencia a um grupo judeu de zelosos pela religião e nação.
Judas Tadeu Filho de Tiago, a história conta que foi martirizado no ano 70 d.C. por sua fé em Cristo.
Judas Iscariotes Foi discípulo que traiu Jesus por 30 moedas de prata. Com remorsos, suicidou-se.

Além desses doze, muitos outros discípulos seguiam Jesus Cristo e deram continuidade a Sua obra. Certa ocasião, pelo menos 70 foram enviados para evangelizar outras cidades (Lucas 10:1). Alguns são igualmente considerados apóstolos, já que foram comissionados diretamente por Cristo, tais como o apóstolo Paulo; Tiago e Judas (estes 2 eram irmãos de Jesus), também autores de livros do Novo Testamento.

Os 12 discípulos de Jesus

Quem foram os 12 apóstolos de Jesus (e suas características)

1. Simão Pedro

Conhecido por sua impulsividade e temperamento sanguíneo, Pedro foi chamado por Jesus para ser "pescador de homens" e passou por uma grande transformação ao longo da sua caminhada com Cristo. Cheio de altos e baixos, Pedro foi aquele que tentou andar sobre as águas, mas afundou por duvidar.

Ele confessou sua fé e negou a Jesus 3 vezes. Mas, se converteu e foi usado como apóstolo, separado para pastorear as ovelhas de Cristo. Pedro desempenhou um papel fundamental na liderança da Igreja primitiva após a ressurreição de Jesus. Ele escreveu 2 cartas do Novo Testamento.

2. Tiago, filho de Zebedeu

Era irmão de João. Tiago foi um dos primeiros discípulos a ser chamado por Jesus. Ele e seu irmão João foram apelidados de 'Boanerges', que significa "Filhos do Trovão" devido a sua natureza enérgica.

Ele e seu irmão, João, fizeram um pedido às escondidas dos outros discípulos, para se assentarem, cada um ao lado do Senhor Jesus no seu Reino. Jesus os repreendeu, ensinando que entre eles não deveria haver nenhum superior aos outros.

Tiago aprendeu que no Reino de Deus maior é o que serve. Ele serviu como apóstolo e anunciou o Evangelho, com fidelidade. Tiago foi morto na perseguição de Herodes, como um dos primeiros mártires cristãos. (Atos 12:2)

3. João, filho de Zebedeu

Irmão de Tiago, João era conhecido como "o discípulo amado". Mas antes de conhecer o Amor, João demonstrou ser intransigente (Marcos 9:38), vingativo (Lucas 9:54), e ambicioso (Mateus 10:35-37). João teve uma relação próxima de Jesus e foi transformado por Ele.

Junto de Pedro e Tiago, João fazia parte do círculo mais íntimo do Senhor. Depois da ressurreição, João foi um dos apóstolos que exerceu papel de liderança na Igreja primitiva ao lado de outros apóstolos. João trabalhou arduamente em defesa da fé em Cristo e pela expansão do Evangelho.

Em nome de Jesus, João operou curas e milagres, foi preso, açoitado e perseguido, até ser exilado na ilha de Patmos. Ali, foi onde ele teve a revelação do livro de Apocalipse e morreu. João foi autor de 5 livros do Novo Testamento, que são: o Evangelho de João, as 3 epístolas de João e o livro de Apocalipse.

4. André

Era irmão de Pedro, André foi um dos primeiros discípulos a seguir Jesus. Ele era originalmente um discípulo de João Batista e passou um dia na casa de Cristo (João 1:35-40). André era conhecido por ser um evangelista e por trazer pessoas a fé em Jesus. Foi ele quem trouxe Pedro a Cristo. Era também uma pessoa disposta a ajudar e servir (João 6:8-9; 12:21-22).

5. Filipe

Filipe foi chamado por Jesus enquanto ainda estava em sua casa em Betsaida, mesma região de Pedro e André. Também atuou como evangelista pessoal, trazendo Natanael para Jesus e levando alguns gregos que queriam conhecer o Senhor (João 1:45 e 12:21-22).

Antes da multiplicação dos pães e peixes, Jesus provou Filipe, perguntando onde comprariam pães para dar a 5 mil homens juntamente com mulheres e crianças (João 6:5). Filipe respondeu que nem com o equivalente a 8 meses de trabalho - 200 denários - se compraria o suficiente para cada um comer. Ele focou na solução financeira, mas depois reconheceu que Cristo pode todas as coisas.

Noutra ocasião Filipe pediu para ver o Pai (João 14:8), revelando que ainda não tinha a compreensão completa da Verdade.

6. Bartolomeu (Natanael)

Bartolomeu foi apresentado a Jesus por Filipe e inicialmente duvidou que algo bom pudesse vir de Nazaré. Foi convidado por Filipe a "vir e ver" o Senhor. Jesus o impressionou com sua onisciência, o que levou Natanael a se tornar um discípulo. Natanael confessou: "Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel!" (João 1:49). De cético, Bartolomeu tornou-se num crente e viu muitos milagres de Jesus.

7. Mateus (Levi)

Um servidor público, cuja função era coletar impostos. Mateus foi chamado por Jesus para segui-lo enquanto estava sentado em sua cabine de cobrança. Publicanos, como Mateus, eram mau vistos pelos judeus e religiosos, mas Jesus quis trazê-lo para Si.

Certo dia, à mesa na casa de Mateus, Jesus foi questionado: por que se assentava com cobradores de impostos e pecadores. Jesus não tinha vindo chamar os que se acham justos, mas os que sabem que são pecadores (Mateus 9:9-13). Mateus não desistiu do seu chamado, perseverou se tornando um dos doze apóstolos. Mateus também foi autor do Evangelho de Mateus.

8. Tomé

Conhecido por sua incredulidade, Tomé como os outros discípulos era lento em compreender o significado das palavras de Jesus. Apesar disso, ele era dedicado, se prontificando a morrer com Cristo (João 11:16).

Tomé estava ausente quando Cristo apareceu ressuscitado para os discípulos. Por isso, duvidou da ressurreição de Jesus, até que pudesse ver e tocar as marcas de seus ferimentos. Porém, Tomé creu no Senhor e se tornou um apóstolo que trabalhou pela fé cristã. Ele é lembrado por sua declaração de fé após ver Jesus ressuscitado: "Senhor meu e Deus meu!" (João 20:25-28).

9. Tiago, filho de Alfeu

Também conhecido como Tiago, o Menor, para distingui-lo de Tiago, filho de Zebedeu e o outro Tiago, irmão de Jesus. Tiago se tornou um dos apóstolos, depois da ressurreição e ascensão de Jesus, passando a trabalhar ao lado dos outros apóstolos para expansão do Evangelho.

10. Tadeu (Judas, filho de Tiago)

Chamado de "Tadeu" ou "Lebeu" para distingui-lo de Judas Iscariotes, o traidor. Tadeu é mencionado nas listas dos doze apóstolos, mas não há muitos detalhes específicos sobre ele nas Escrituras. Judas Tadeu também se tornou um apóstolo e serviu ao Senhor junto dos demais discípulos.

11. Simão, o Zelote

Também conhecido como Simão, o Cananeu, ou Simão, o Zelote, para não confundir com Simão Pedro e outros homens chamados Simão - o leproso, o mágico, o curtidor. Possivelmente, ele terá sido um membro do grupo político-religioso conhecido como Zelotes, antes de se tornar um seguidor de Jesus.

12. Judas Iscariotes

O traidor de Jesus, Judas, foi escolhido para ser um dos doze discípulos mais próximos, mas acabou traindo Jesus por trinta moedas de prata, que serviriam para comprar um campo. Judas traiu seu amigo Jesus com um beijo, no jardim do Getsêmani. Jesus foi preso pelos líderes judeus e sentenciado à morte numa cruz.

Além disso, Judas demonstrou ser ganancioso (Mateus 26:14-15), hipócrita e desonesto (João 12:5-6), traidor e calculista (Marcos 14:10-11). Judas sentiu remorso de sua traição e se suicidou (Mateus 27:3-4).

Como Paulo se tornou apóstolo

Paulo (ou Saulo) de Tarso não foi um discípulo de Jesus, como fora o grupo dos 12. Sua conversão se deu depois da ressurreição e ascensão de Jesus. Paulo era um judeu fariseu, perseguidor, que se converteu a fé em Cristo. Paulo teve um encontro impactante com Jesus, na estrada de Damasco.

A partir daí, recebeu nova vida. Paulo teve uma transformação genuína, se tornando um apóstolo dedicado e servo de Jesus. De perseguidor, Paulo passou a um grande pregador do Evangelho.

Paulo é considerado na Bíblia como o apóstolo (ἀποστέλλω - pessoa enviada) aos gentios (estrangeiros). Sua obra foi vasta e teve forte atuação na igreja do primeiro século. Paulo escreveu 13 cartas da Bíblia e fundou várias igrejas. Apesar disso, Paulo se considerou como o menor dos apóstolos de Cristo. Isso porque antes da sua conversão Paulo perseguia os cristãos (1 Coríntios 15:9).

Ele sofria algum problema sério, o seu "espinho na carne", que talvez fosse uma doença física. Apesar disso, Paulo continuou seu grande trabalho de pregação e ensino. Pela graça, se tornou uma das grandes referências de fé e evangelização do início do cristianismo. Portanto, é consensual no meio cristão que esse homem também esteja integrado ao grupo oficial dos apóstolos de Jesus Cristo.

Quem foi o 13º discípulo que substituiu Judas Iscariotes

Matias foi o discípulo que substituiu Judas Iscariotes. Jesus tinha escolhido 12 homens para serem seus discípulos, contudo Judas Iscariotes o traiu e suicidou-se, rejeitando o seu lugar entre os apóstolos. Após a ressurreição, os 11 apóstolos decidiram preencher o lugar vago, escolhendo Matias. Ele, que também havia acompanhado de perto Jesus, foi escolhido e assumiu o lugar, como décimo segundo apóstolo.

Além deles, outros nomes importantes, como Paulo, Silas, Barnabé, Lucas, Marcos, também Tiago e Judas - irmãos de Jesus, entre outros discípulos, desempenharam também um grande papel na história do cristianismo.

Discípulos de Jesus Cristo hoje

Todos que têm fé na pessoa de Jesus Cristo, que tem e confiança no fato de que Ele morreu pelos seus pecados e que ressuscitou ao terceiro dia para dar vida eterna, são considerados discípulos de Jesus Cristo.

Isso implica em conhecê-lo através da Bíblia e fazê-lo conhecido, seguindo os seus passos, num relacionamento pessoal. Depois da sua ressurreição, Jesus comissionou a todos os seus discípulos:

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos".
- Mateus 28:19-20

Portanto, ainda hoje o convite para seguir a Jesus está disponível. Você também está convidado a seguir Jesus, conforme os ensinos bíblicos. Seja discípulo e faça outros discípulos de Cristo.

Mesmo após 2 mil anos, você também é chamado para ser discípulo - seguidor, aprendiz e mensageiro - de Jesus Cristo. Independentemente da situação em que esteja, Deus te chama para segui-lo. Largue tudo que te impeça e siga a Jesus! Seja você também um discípulo de Jesus Cristo.

Jesus transforma pessoas comuns em discípulos capacitados

Os discípulos eram pessoas simples, vulneráveis e despreparadas como nós. Mas, quando Cristo trabalhou em suas vidas, por meio do Espírito Santo, eles foram capacitados para a grande missão cristã.

Jesus ainda hoje transforma vidas e usa-as para o Seu propósito. Isso significa, que não estamos longe dos planos do Senhor Jesus. Ele também quer que sejamos Seus discípulos!

Se Cristo concedeu graça, viu potencial e transformou vidas no passado, Ele também pode transformar as nossas vidas. Basta aceitar o convite para ser e fazer discípulos. Deus também pode te tornar mais parecido com Cristo. Busque ensinar a outros sobre Jesus. Se prontifique a perseverar na fé, e conduzir almas para o Reino de Deus.

Diferença entre Discípulos e Apóstolos

Numa definição bastante simples: o discípulo é um aprendiz e o apóstolo é um enviado. Jesus preparou, ensinou e treinou seus 12 discípulos. Depois da sua morte e ressurreição, Ele os enviou ao mundo para testemunhar Dele.

Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, que o traiu.
- Mateus 10:1-4

O termo "apóstolo" significa "mensageiro", "enviado" ou "embaixador". Este é o termo técnico usado para os primeiros discípulos de Jesus designados para fundar a igreja no princípio do cristianismo. Esses foram testemunhas oculares de Cristo ressurreto, sendo enviados pessoalmente por Jesus. Num sentido mais geral, apóstolos são todos os discípulos enviados a pregar o Evangelho do Senhor.

Veja mais sobre os discípulos de Jesus: