A Ceia do Senhor é um dos mandamentos dados diretamente por Jesus. Como ministrar, quem pode participar, e quem deve conduzir esse momento são questões muito debatidas.

Por isso, vejamos quais instruções a Bíblia nos dá acerca do assunto. Quando a Bíblia se silencia sobre alguns desses pontos, cada igreja local dá uma resposta. Por isso, é importante que os cristãos sejam respeitosos com outras igrejas com o costume diferente (dentro dos limites bíblicos).

O que é preciso para realizar?

No momento em que Jesus realizou a Ceia, os únicos elementos que utilizou, e são os únicos necessários para celebrarmos hoje, são pão e vinho.

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo". Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.
- Mateus 26:26-28

As igrejas evangélicas têm o costume, porém, de substituir o vinho pelo suco de uva. Isso é para evitar o álcool dentro da igreja, para que assim todos possam participar com consciência limpa. Essa é uma das decisões feitas por cada igreja local.

Como conduzir a Ceia

Esse é um momento memorial, ou seja, devemos lembrar o sacrifício que Jesus fez por nós. Por isso, é muito bom que se leia algum dos relatos da Ceia feita por Jesus. Nesses relatos, Jesus deixa bem claro o que está sendo lembrado, seu sangue e sua carne derramados em nosso favor.

Esses relatos estão em:

  • Mateus 26:26-28
  • Marcos 14:22-25
  • Lucas 22:19-20
  • 1 Coríntios 11:24-28

Convide os irmãos a pegarem os elementos. Quando todos os irmãos estiverem com o pão e o suco em mãos, conduza-os a um momento de reflexão. Faça-os lembrar do sacrifício de Jesus, da salvação que desfrutam, do futuro glorioso que os aguarda, e para que se arrependam de seus pecados, por amor a Deus.

Esse momento de reflexão é para seguir a instrução do apóstolo Paulo:

Examine-se cada um a si mesmo e então coma do pão e beba do cálice.
- 1 Coríntios 11:28

Tempo de Louvor

Agradeça a Deus pelo sacrifício realizado na cruz, no seu lugar. Cante louvores e agradeça pelos milhares de irmãos em todo mundo, que fazem parte do mesmo Corpo unido e sustentado pela graça do Senhor Jesus Cristo. Agradeça pela comunhão, pela compreensão do Evangelho e por vivermos pela fé no Senhor Jesus.

Quem deve realizar a celebração

Essa é outra área em que há uma pluralidade entre as igrejas. Por isso, verifique qual é o costume da sua igreja e o siga.

Há igrejas em que só os pastores e oficiais podem conduzir o momento da Ceia. Em outras, qualquer irmão da igreja pode conduzir, quando convidado.

Quem pode participar

Jesus disse que a Santa Ceia é a celebração da nova aliança, por isso, para participar da Ceia é importante que a pessoa participe da aliança com Cristo. Em outras palavras, a pessoa precisa ser verdadeiramente cristã.

Para se certificar disso, algumas igrejas permitem que apenas seus membros batizados ceiem durante o culto, deixando visitantes e não batizados de fora. Essa é uma medida apenas para se certificar de que quem está participando é quem está em aliança com Cristo.

Outras igrejas podem não por tantas restrições, mas devem deixar claro que a Ceia é para ser realizada por todo crente.

Qual a frequência da celebração da Ceia do Senhor

A Bíblia não menciona quando nem com que frequência a Ceia do Senhor deve ser realizada. Cada igreja já adotou por costume fazê-la com certa regularidade, seja semanalmente, mensalmente, trimestral ou semestralmente. A certeza, porém, é de que essa prática precisa acontecer com alguma regularidade.

Veja também: