Gabriel é um anjo divino mencionado na Bíblia. A palavra "anjo" significa mensageiro e o nome Gabriel significa "valente de Deus".

Este ser sobrenatural foi criado e enviado por Deus em, pelo menos, 3 ocasiões importantes nos tempos bíblicos, para comunicar a mensagem divina. Gabriel está sempre na presença de Deus.

Gabriel, assim como todos os anjos, não existe desde sempre. Ele fora criado no princípio da criação, quando o universo estava sendo formado por Deus. Os céus e todos os seres celestiais, seres visíveis e invisíveis foram feitos, por Cristo, para o louvor da glória de Deus (Colossenses 1:16).

O Anjo Gabriel é, portanto, uma criatura de Deus, como nós. Porém, é muito maior que os seres humanos, em força, inteligência e discernimento moral e espiritual. Tal como todos os seres angelicais, Gabriel é um espírito ministrador, enviado por Deus, em favor daqueles que vão herdar a salvação (Hebreus 1:14).

Assim, não possuindo corpo físico, Gabriel, normalmente não pode ser visto nas suas atividades. Mas, em 3 momentos especiais, Deus permitiu que Gabriel fosse visto por algumas pessoas. A Bíblia relata que Gabriel comunicou-se diretamente com Daniel, Zacarias e com Maria.

Aparições de Gabriel na Bíblia

1. Mensagem a Daniel

No período do exílio de Israel (no Antigo Testamento), o anjo Gabriel trouxe uma mensagem de Deus ao profeta Daniel. Israel atravessava um período difícil da sua história. Daniel teve algumas visões, mas muitas coisas estavam acima da compreensão humana. Então Deus enviou o anjo Gabriel para lhe explicar a visão.

A força e o esplendor de Gabriel são extraordinários, mas também estarrecedores! Só de Gabriel ter se aproximado de Daniel, fez com que ele ficasse aterrorizado e caísse prostrado no chão. E, quando Gabriel começou a explicar que, o significado da visão remetia a acontecimentos futuros, Daniel caiu sem sentidos no chão.

Dotado de uma elevada inteligência e sabedoria, Gabriel levantou-o do chão e deu a explicação da visão de Daniel (Daniel 8:16-17).

2. Anúncio a Zacarias

No tempo do rei Herodes, Gabriel apareceu ao sacerdote Zacarias. Este era marido de Isabel (parente de Maria), e ambos eram de idade avançada. Eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril.

Certo dia, quando estava de serviço no Templo, oferecendo incenso no santuário, Zacarias teve a visão do anjo Gabriel. Ele havia sido enviado para dar-lhe a mensagem que Isabel ficaria grávida de um menino, que deveria ser chamado João.

Mas Zacarias, com medo, teve dúvidas de como isso aconteceria, já que eram velhos e Isabel era estéril. Gabriel lhe disse que tinha sido enviado para transmitir essa boa notícia, mas que agora Zacarias ficaria mudo até o dia que tudo se cumprisse, por não ter acreditado nas suas palavras (Lucas 1:13,18-20).

3. Visita a Maria

Por fim, o Anjo Gabriel apareceu à jovem Maria. Sem dúvidas, essa foi a mensagem mais excelente que o anjo Gabriel enviou na história bíblica. A fecundação divina no útero de uma virgem foi o milagre mais maravilhoso e jamais visto, em toda a história. Mas já havia sido profetizado por Isaías (Isaías 7:14).

Por meio desse acontecimento incrível, Deus, na pessoa do Filho, viria ao mundo extraordinariamente. Era o Deus presente, o Messias prometido, que viria em forma humana, para salvar o Seu povo. E para isso, usaria uma simples jovem de fé: Maria.

Diferentemente do sacerdote Zacarias, Maria não duvidou, mas teve curiosidade de saber como isso aconteceria, porque ainda não era casada. Gabriel lhe explicou, dizendo que “para Deus não há nada impossível" (Lucas 1:37). Maria creu na mensagem e se submeteu à vontade do Senhor.

A chegada do Salvador era uma mensagem incrível, depois de tantos anos de espera. Gabriel tornou essa mensagem de esperança e salvação conhecida à Maria e também ao mundo todo. E assim aconteceu, conforme a palavra de Deus, dada através do anjo Gabriel à Maria.

O que aprendemos com o anjo Gabriel

Nas suas aparições, Gabriel serviu fielmente ao Senhor Criador, estando sempre em Sua presença, comunicando o que Deus determinou, e assim lhe dando glória. A lição mais importante que aprendemos nessa história é que Gabriel serve, ama e glorifica ao Senhor.

O foco não está no anjo Gabriel nem nos respectivos destinatários, mas sim em Deus e na sua mensagem maravilhosa de esperança e salvação (ver Hebreus 1 e 2).

Devemos ser gratos a Deus por suas "Boas notícias" transformadoras, pela sua bondade e proteção, louvando-O e obedecendo-O sempre, juntamente com Gabriel e todos os Seus anjos poderosos.

Siga o exemplo de Gabriel e permaneça sempre na presença do Senhor.

Veja também: