Dragões, monstros marinhos e algumas criaturas muito bizarras a Bíblia tem muitos animais fantásticos! Algumas das criaturas na lista são apenas metáforas para coisas espirituais mas outras poderão ser mesmo reais. Uma coisa é certa: esses animais vão desafiar sua imaginação!

1. O Dragão

Dragão

Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.

- Apocalipse 12:7-9

Não, não existem dragões de verdade voando pelos ares! Apocalipse é um livro simbólico, que usa muitas imagens para representar coisas espirituais. Na Bíblia, o dragão representa Satanás. Esse dragão tem uma forma parecida com uma serpente e tem grande poder destrutivo.

No livro de Apocalipse, Satanás se apresenta como um dragão de sete cabeças e dez chifres que persegue os seguidores de Jesus e tenta destruí-los. Há uma guerra nos céus e o dragão é lançado à terra, onde procura causar muita destruição, porque sabe que seu fim está próximo. Quando Jesus volta, o dragão é preso e depois lançado no lago de fogo por toda a eternidade.

2. A Besta

Besta

Vi uma besta que saía do mar. Tinha dez chifres e sete cabeças, com dez coroas, uma sobre cada chifre, e em cada cabeça um nome de blasfêmia. A besta que vi era semelhante a um leopardo, mas tinha pés como os de urso e boca como a de leão. O dragão deu à besta o seu poder, o seu trono e grande autoridade.

- Apocalipse 13:1-2

Normalmente associada ao Anticristo, a besta é mais uma criatura simbólica do livro de Apocalipse. Ela sobe do mar, recebe seu poder do dragão (o diabo) e sai para conquistar o mundo. A besta tem sete cabeças, dez chifres e é uma mistura de um leopardo com um urso e um leão (animais que representam poder, força e agilidade).

O livro de Apocalipse fala ainda sobre uma segunda besta, que sai da terra e serve como falso profeta, levando as pessoas a adorar a primeira besta. Essas bestas representam a adoração a deuses falsos, que é na verdade adoração ao Diabo.

3. Os Gafanhotos do Abismo

Gafanhoto

Quando ela abriu o Abismo, subiu dele fumaça como a de uma gigantesca fornalha. O sol e o céu escureceram com a fumaça que saía do Abismo. Da fumaça saíram gafanhotos que vieram sobre a terra, e lhes foi dado poder como o dos escorpiões da terra.

- Apocalipse 9:2-3

Estes são ainda outros animais fantásticos do livro de Apocalipse, que representam o castigo de quem vive no pecado. Nos tempos do fim, os gafanhotos saem do Abismo e atormentam quem não segue Jesus. Não matam mas causam tanto sofrimento que as pessoas desejam morrer.

Na descrição em Apocalipse, esses gafanhotos parecem cavalos de guerra, têm cara de homens, com cabelos compridos e coroas nas cabeças. São criaturas assustadoras, com dentes de leão, couraças duras, asas poderosas e caudas como escorpiões, que dão picadas. De gafanhoto têm pouco!

4. O Leviatã

Leviatã

Ele faz as profundezas se agitarem como caldeirão fervente e revolve o mar como pote de unguento. Deixa atrás de si um rastro cintilante, como se fossem os cabelos brancos do abismo. Nada na terra se equipara a ele: criatura destemida!

- Jó 41:31-33

O Leviatã é um monstro marinho descrito em detalhe no livro de Jó. Gigante, indomável e muito forte, esse animal fantástico tem escamas como escudos, agita o mar por onde passa e deita fogo pela boca. Ninguém brinca com ele!

Algumas versões traduzem o Leviatã como crocodilo mas esse bicho não cabe muito bem na descrição do livro de Jó. Dragão marinho? Talvez. Agora, se é uma criatura real ou uma metáfora é assunto de muito debate. Há muitas criaturas marinhas fantásticas lá em baixo

5. O Beemote

Beemote

Veja o Beemote que criei quando criei você e que come capim como o boi. Que força ele tem em seus lombos! Que poder nos músculos do seu ventre! Sua cauda balança como o cedro; os nervos de suas coxas são firmemente entrelaçados.

- Jó 40:15-17

Mencionado apenas uma vez na Bíblia, no livro de Jó, o Beemote é um animal herbívoro muito grande e poderoso que vive junto do rio. Ele é tão grande que até uma corrente forte do rio não o incomoda mas o Beemote não tem por hábito atacar outros animais. Mesmo assim, atacar um Beemote não é boa ideia, porque é um animal poderoso

Beemote poderá ser o nome antigo para um animal conhecido com características parecidas, como o hipopótamo ou o elefante. Algumas pessoas pensam que poderá ser um dinossauro. Provavelmente nunca vamos saber ao certo o que significa, mas é mais uma prova da força criativa de Deus, que criou tantos animais fantásticos.