Todos nós temos muitos conhecidos, alguns colegas, mas amigos são poucos e devem ser valorizados. Uma amizade de verdade é baseada na lealdade, no amor e na vontade mútua de um ajudar ao outro.

Um bom amigo é aquele que chama a atenção no momento certo, te afasta do perigo, edifica a sua vida e faz você crescer espiritualmente. Neste artigo selecionamos 12 versículos que falam sobre da importância da verdadeira amizade.

1. Amigos mais chegados que irmãos

Amizade
"Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão." (Provérbios 18:24)

Quando o nosso critério de amizade não está baseado em valores da Palavra de Deus, a chance de nos decepcionarmos é grande. Um 'amigo mais chegado do que um irmão' é um confidente, ora pela sua vida e sempre está disposto a te edificar espiritualmente. Tenha Jesus como o elo de uma grande amizade!

2. O amigo é um irmão na adversidade

Amigo na adversidade
"O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade." (Provérbios 17:17)

Um amigo de verdade está sempre junto nos momentos bons, mas está contigo também nos momentos difíceis. Na verdade, são nos momentos difíceis que sabemos realmente quem são os nossos verdadeiros amigos. Um amigo que te ama, te ama em todos os momentos assim como Cristo!

3. O amigo pode ajudá-lo a levantar-se

Um amigo ajuda
"Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!" (Eclesiastes 4:10)

Uma amizade de verdade resiste as tribulações. É nas dificuldades em que um amigo é importante, se um caí, o outro pode ajudar levantá-lo. Além dos atos, esta ajuda pode ser feita através da oração e do aconselhamento. 

4. A sinceridade é a base de uma boa amizade

Amigo aconselha
"Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade." (Provérbios 27:9)

Um bom amigo não é aquele que somente dá elogios, mas aquele que te alerta nos pequenos erros e contribuí para o seu crescimento. Uma amizade sincera é na sua essência verdadeira. Elogios sempre é bom, mas quando a verdade é omissa esses elogios pode nos atrapalhar. Um amigo sincero nos ajuda a saber quem nós somos.

5. Jesus, o nosso melhor amigo

Já não chamo de servos mas de amigos!
"Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês." (João 15:15)

Jesus é o nosso verdadeiro amigo e já provou isto! Além de entregar a sua própria vida por nós, nos redimiu do pecado e nos libertou das correntes da morte. Cristo nos revelou o plano da Salvação e nos deixou o Espírito Santo como o nosso auxiliador. Através de Jesus nos tornamos filhos e amigos de Deus!

6. Ele morreu por você

Ele morreu por você!
"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos." (João 15:13)

Não há amigo maior que este, que se entregá no seu lugar. Um amigo de verdade não é egoísta, não te troca por "moedas" e não pensa em si mesmo. Jesus é um grande exemplo de fidelidade. Tudo que suportou foi por amor a nós. Sim, Ele entregou a própria vida por você! Jesus te ama!

7. Você escolhe as suas amizades

Cuidado com o mau humor
"Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal." (Provérbios 22:24-25)

Nós escolhemos as nossas amizades. Dessa forma, devemos ter cuidado com quem nos associamos. Assim como podemos fazer novas amizades, devemos nos afastar de "amizades" que nos levem a pecar e a desonrar a Deus. Pessoas mal-humoradas e desonestas podem nos influenciar ao longo do convívio, por isso é melhor se afastar deste tipo de amizade.

8. Cuidado com as falsas amizades

Cuidado com suas amizades
Não se deixem enganar: "As más companhias corrompem os bons costumes". (1 Coríntios 15:33)

Como vivemos em um mundo corrompido pelo pecado, devemos ter cuidado com as pessoas que têm a nossa confiança. Amigos falsos podem nos prejudicar e nos afastar de Deus. Caso perceba que está envolvido em um círculo de amizade tóxica, afaste-se, melhor perder um "amigo" do que se afastar de Deus. 

9. Amor fraternal

Amizade fraternal
"Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês." (Romanos 12:10) 

O amor fraternal é um sentimento de ternura, carinho e cuidado. A palavra de Deus nos aconselha a agirmos dessa forma com nossos amigos e irmãos. Esta é a melhor forma de conduzir uma boa amizade. Honre o seu amigo, trate-o com carinho e honestidade. 

10. Amizade vencedora

amizade vencedora
"Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro." (Provérbios 27:17)

Há um crescimento mútuo numa amizade saudável. Ambos se ajudam e crescem, esse é o real sentido da amizade. Não há nada mais prazeroso que ver um grande amigo crescendo em fé e graça. Se esforce em edificar a vida do seu amigo, que certamente ele estará se esforçando em edificar a sua vida!

11. Juntos fazendo o que é certo

Certo
"Pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens." (2 Coríntios 8:21)

Uma amizade fundamentada na Palavra de Deus gera frutos e dá bom testemunho de Cristo. Juntos somos mais fortes! Façamos o que é certo, justo, dê bom testemunho e certamente outras pessoas serão atraídas para Jesus.

12. Amigos de Jesus

Escolhi
"Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai conceda a vocês o que pedirem em meu nome." (João 15:16)