Sua vida tem alegria? Em um mundo de problemas, sofrimento e estresse, essa é uma pergunta difícil. Como você pode ter uma vida alegre quando tudo está desmoronando? Mas a Bíblia oferece uma alegria forte, que supera as tristezas da vida.

E Neemias acrescentou: 'Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá. Neemias 8:10

Os israelitas estavam tristes. Todo o povo tinha se reunido para ouvir as Escrituras e os sacerdotes tinham explicado tudo que estava escrito na palavra de Deus. Agora, eles estavam plenamente conscientes de seus pecados e estavam tristes por tudo que tinham feito. O pecado tinha levado à destruição de Jerusalém e ao exílio dos israelitas na Babilônia.

Mas Neemias, líder do povo, tinha outra perspectiva. Deus tinha trazido seu povo de volta a Israel e agora estavam reconstruindo a cidade de Jerusalém. Tinham recebido uma segunda oportunidade. Deus estava transformando a situação, construindo um povo dedicado a ele, que conhecia sua palavra. Esse não era um dia de tristeza pelo passado mas alegria pelo futuro!

As circunstâncias da vida podem ser difíceis, sem esperança em vista, mas Deus está no controle. Para quem ama Jesus, há sempre esperança para o futuro. A verdadeira alegria está em Deus.

O tempo para largar a tristeza

Os israelitas tinham muitas razões para estarem tristes mas chegou uma hora quando deveriam deixar a tristeza para trás. O dia em que ouviram a palavra de Deus foi um dia de bênção, não de maldição, por isso podiam se alegrar. A alegria da salvação supera a tristeza pelo pecado.

Todos passamos por tempos de tristeza e dor. Mas, em Jesus, esses tempos não duram para sempre. Chega uma hora quando temos de decidir voltar nossos olhos para Jesus. Quando fazemos isso, encontramos a alegria de Deus, que é mais poderosa que todas as circunstâncias da vida!

Quando comparamos os problemas de nossa vida com aquilo que Jesus fez por nós, descobrimos que a alegria da salvação e da vida eterna supera toda a tristeza. Mesmo quando estamos tristes, podemos ter a confiança que a alegria de Deus vai voltar para nossos corações e vai nos fortalecer. E ninguém poderá permanentemente tirar essa alegria de nós.

Alegria partilhada

A alegria do Senhor não apenas nos fortalece, mas também nos une. Essa é uma alegria que não pode ser guardada só para nós. Precisa ser partilhada!

Assim como os israelitas foram instruídos a festejar e a partilhar o que tinham uns com os outros, nós também podemos espalhar a alegria de Deus entre as pessoas que conhecemos. A alegria do Senhor nos desafia a amar nosso próximo e a levar o evangelho a mais pessoas. Quando somos motivados por um coração alegre em Jesus, somos fortes e temos o poder para multiplicar a alegria em nossa comunidade.

Olhe para Jesus e encontre a alegria forte que pode mudar seu mundo!