A restauração de Israel, segundo a Bíblia, é o cumprimento das promessas de Deus de reunir o povo judeu após sua dispersão, renovar sua terra e restaurar sua comunhão com Ele. Esse tema aparece em várias profecias do Antigo Testamento, especialmente em Isaías, Jeremias, Ezequiel e Amós. A restauração não se limita ao retorno físico à terra de Israel, mas inclui uma renovação espiritual profunda, onde o povo volta a reconhecer o Senhor como seu Deus.
Deus prometeu que, mesmo depois do exílio e da destruição, Israel não seria esquecido. Isaías 49 anuncia que o Senhor trará de volta os dispersos e fará de Israel uma luz para as nações. Jeremias 31 fala de uma nova aliança, escrita no coração, e Amós 9 descreve o tempo em que a tenda de Davi será restaurada e a terra florescerá novamente.
A restauração de Israel é tanto um ato de misericórdia de Deus quanto um sinal do plano redentor, que culmina em Cristo e na esperança do reino eterno com Ele.
Isaías 49: Restauração e renovação de Israel
Em Isaías 49, o profeta apresenta o Servo do Senhor como aquele que não apenas restauraria Israel, mas também seria luz para os não-judeus. A restauração aqui vai além do retorno físico à terra; trata-se de uma renovação espiritual e missionária.
Deus promete não esquecer de Sião e declara que seus filhos voltarão, multiplicando-se novamente na terra prometida. Essa profecia aponta para o cumprimento messiânico em Cristo e para o futuro reagrupamento do povo de Deus.
Isaías 49: A restauração de Israel
Assim diz o Senhor: No tempo favorável eu responderei a você e no dia da salvação eu o ajudarei; eu o guardarei e farei que você seja uma aliança para o povo, para restaurar a terra e distribuir suas propriedades abandonadas, para dizer aos cativos: Saiam, e àqueles que estão nas trevas: Apareçam! Eles se apascentarão junto aos caminhos e acharão pastagem em toda colina estéril.
Não terão fome nem sede; o calor do deserto e o sol não os atingirão. Aquele que tem compaixão deles os guiará e os conduzirá às fontes de água. Transformarei todos os meus montes em estradas, e os meus caminhos serão erguidos.
Veja, eles virão de bem longe; alguns do norte, alguns do oeste, alguns de Assuã.
Gritem de alegria, ó céus, regozije-se, ó terra; irrompam em canção, ó montes! Pois o Senhor consola o seu povo e terá compaixão de seus afligidos.
Sião, porém, disse: O Senhor me abandonou, o Senhor me desamparou.
Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo, eu não me esquecerei de você!
Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos; seus muros estão sempre diante de mim.
Seus filhos apressam-se em voltar, e aqueles que a despojaram afastam-se de você.
Erga os olhos e olhe ao redor; todos os seus filhos se ajuntam e vêm até você. Juro pela minha vida que você se vestirá deles todos como ornamento; você se vestirá deles como uma noiva, declara o Senhor.
Apesar de você ter sido arruinada e abandonada e apesar de sua terra ter sido arrasada, agora você será pequena demais para o seu povo, e aqueles que a devoraram estarão bem distantes.
Os filhos nascidos durante seu luto ainda dirão ao alcance dos seus ouvidos: Este lugar é pequeno demais para nós; dê-nos mais espaço para nele vivermos.
Então você dirá em seu coração: Quem me gerou estes filhos? Eu estava enlutada e estéril; estava exilada e rejeitada. Quem os criou? Fui deixada totalmente só, mas estes... de onde vieram?
Assim diz o Soberano, o Senhor: Veja, eu acenarei para os gentios, erguerei minha bandeira para os povos; eles trarão nos braços os seus filhos e carregarão nos ombros as suas filhas.
Reis serão os seus padrastos, e suas rainhas serão as suas amas de leite. Eles se inclinarão diante de você, com o rosto em terra; lamberão o pó dos seus pés. Então você saberá que eu sou o Senhor; aqueles que esperam em mim não ficarão decepcionados.
Será que se pode tirar o despojo dos guerreiros, ou será que os prisioneiros podem ser resgatados do poder dos violentos?
Assim, porém, diz o Senhor: Sim, prisioneiros serão tirados de guerreiros, e despojo será retomado dos violentos; brigarei com os que brigam com você, e seus filhos, eu os salvarei. Farei seus opressores comerem sua própria carne; ficarão bêbados com seu próprio sangue, como com vinho. Então todo mundo saberá que eu, o Senhor, sou o seu Salvador, seu Redentor, o Poderoso de Jacó.
- Isaías 49:8-26
Conheça mais sobre o profeta Isaías.
Jeremias 30: Tempo de angústia e esperança
Jeremias 30 fala de um período de grande aflição, o “tempo de angústia para Jacó”, mas garante que Israel será salvo.
O Senhor promete restaurar as cidades destruídas e curar as feridas de Seu povo. Essa restauração simboliza tanto o retorno pós-exílio babilônico quanto a redenção final no fim dos tempos.
Jeremias 30: A restauração de Israel
Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Escreva num livro todas as palavras que eu falei a você.
Certamente vêm os dias, diz o Senhor, em que mudarei a sorte do meu povo, Israel e Judá, e os farei retornar à terra que dei aos seus antepassados, e eles a possuirão, declara o Senhor.
Estas são as palavras que o Senhor falou acerca de Israel e de Judá:
Assim diz o Senhor: Ouvem-se gritos de pânico, de pavor e não de paz.
Pergunte e veja: Pode um homem dar à luz? Por que vejo, então, todos os homens com as mãos no estômago, como uma mulher em trabalho de parto? Por que estão pálidos todos os rostos?
Como será terrível aquele dia! Sem comparação! Será tempo de angústia para Jacó; mas ele será salvo.
Naquele dia, declara o Senhor dos Exércitos, quebrarei o jugo que está sobre o pescoço deles e arrebentarei as suas correntes; não mais serão escravizados pelos estrangeiros.
Servirão ao Senhor, ao seu Deus, e a Davi, seu rei, que darei a eles.
Por isso, não tema, Jacó, meu servo! Não fique assustado, ó Israel!, declara o Senhor. Eu o salvarei de um lugar distante, e os seus descendentes, da terra do seu exílio. Jacó voltará e ficará em paz e em segurança; ninguém o inquietará.
Porque eu estou com você e o salvarei, diz o Senhor. Destruirei completamente todas as nações entre as quais eu o dispersei; mas a você não destruirei completamente. Eu o disciplinarei, como você merece. Não o deixarei impune.
Assim diz o Senhor: Seu ferimento é grave, sua ferida, incurável. Não há quem defenda a sua causa; não há remédio para a sua ferida, que não cicatriza.
Todos os seus amantes esqueceram-se de você; eles não se importam com você. Eu a golpeei como faz um inimigo; dei a você um castigo cruel, porque é grande a sua iniquidade e numerosos são os seus pecados.
Por que você grita por causa do seu ferimento, por sua ferida incurável? Fiz essas coisas a você porque é grande a sua iniquidade e numerosos são os seus pecados.
Mas todos os que a devoram serão devorados; todos os seus adversários irão para o exílio. Aqueles que a saqueiam serão saqueados; eu despojarei todos os que a despojam.
Farei cicatrizar o seu ferimento e curarei as suas feridas, declara o Senhor, porque a você, Sião, chamam de rejeitada, aquela por quem ninguém se importa.
Assim diz o Senhor: Mudarei a sorte das tendas de Jacó e terei compaixão das suas moradas. A cidade será reconstruída sobre as suas ruínas e o palácio no seu devido lugar.
Deles virão ações de graça e o som de regozijo. Eu os farei aumentar e eles não diminuirão; eu os honrarei e eles não serão desprezados.
Seus filhos serão como nos dias do passado, e a sua comunidade será firmada diante de mim; castigarei todos aqueles que os oprimem.
Seu líder será um entre eles; seu governante virá do meio deles. Eu o trarei para perto e ele se aproximará de mim; pois quem se arriscaria a aproximar-se de mim?, pergunta o Senhor.
Por isso vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Vejam, a tempestade do Senhor! Sua fúria está à solta! Um vendaval vem sobre a cabeça dos ímpios. A ira do Senhor não se afastará até que ele tenha completado os seus propósitos. Em dias vindouros vocês compreenderão isso.
- Jeremias 30:1-24
Jeremias 31: Uma nova aliança
Neste capítulo, Deus anuncia uma nova aliança escrita no coração, não em tábuas de pedra. Além da restauração territorial, há uma renovação espiritual: o povo conhecerá o Senhor intimamente. É uma promessa que se cumpre parcialmente no retorno do exílio e plenamente em Cristo, mediador da nova aliança.
Jeremias 31: A restauração de Israel
Naquele tempo, diz o Senhor, serei o Deus de todas as famílias de Israel, e eles serão o meu povo.
Assim diz o Senhor: O povo que escapou da morte achou favor no deserto. Quando Israel buscava descanso, o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atraí.
Eu a edificarei mais uma vez, ó virgem, Israel! Você será reconstruída! Mais uma vez você se enfeitará com guizos e sairá dançando com os que se alegram.
De novo você plantará videiras nas colinas de Samaria; videiras antes profanadas pelos lavradores que as tinham plantado.
Porque vai chegando o dia em que os sentinelas gritarão nas colinas de Efraim: Venham e subamos a Sião, à presença do Senhor, do nosso Deus .
Assim diz o Senhor: Cantem de alegria por causa de Jacó; gritem, exaltando a principal das nações! Proclamem e deem louvores, dizendo: O Senhor salvou o seu povo, o remanescente de Israel.
Vejam, eu os trarei da terra do norte e os reunirei dos confins da terra. Entre eles estarão o cego e o aleijado, mulheres grávidas e em trabalho de parto; uma grande multidão voltará.
Voltarão com choro, mas eu os conduzirei em meio a consolações. Eu os conduzirei às correntes de água
por um caminho plano, onde não tropeçarão, porque sou pai para Israel e Efraim é o meu filho mais velho.Ouçam a palavra do Senhor, ó nações, e proclamem nas ilhas distantes: Aquele que dispersou Israel o reunirá e, como pastor, vigiará o seu rebanho.
O Senhor resgatou Jacó e o libertou das mãos do que é mais forte do que ele.
Eles virão e cantarão de alegria nos altos de Sião; ficarão radiantes de alegria pelos muitos bens dados pelo Senhor: o cereal, o vinho novo, o azeite puro, as crias das ovelhas e das vacas. Serão como um jardim bem regado, e não mais se entristecerão.
Então as moças dançarão de alegria, como também os jovens e os velhos. Transformarei o lamento deles
em júbilo; eu lhes darei consolo e alegria em vez de tristeza.Satisfarei os sacerdotes com fartura; e o meu povo será saciado pela minha bondade, declara o Senhor.
Assim diz o Senhor: Ouve-se uma voz em Ramá, lamentação e amargo choro; é Raquel, que chora por seus filhos e recusa ser consolada, porque os seus filhos já não existem.
Assim diz o Senhor: Contenha o seu choro e as suas lágrimas, pois o seu sofrimento será recompensado,
declara o Senhor. Eles voltarão da terra do inimigo.Por isso há esperança para o seu futuro, declara o Senhor. Seus filhos voltarão para a sua pátria.
Ouvi claramente Efraim lamentando-se: Tu me disciplinaste como a um bezerro indomado, e fui disciplinado. Traze-me de volta, e voltarei, porque tu és o Senhor, o meu Deus.
De fato, depois de desviar-me, eu me arrependi; depois que entendi, bati no meu peito. Estou envergonhado e humilhado porque trago sobre mim a desgraça da minha juventude.
Não é Efraim o meu filho querido? O filho em quem tenho prazer? Cada vez que eu falo sobre Efraim, mais intensamente me lembro dele. Por isso, com ansiedade o tenho em meu coração; tenho por ele grande compaixão, declara o Senhor.
Coloque marcos e ponha sinais nas estradas, preste atenção no caminho que você trilhou. Volte, ó virgem, Israel! Volte para as suas cidades.
Até quando você vagará, ó filha rebelde? O Senhor criou algo novo nesta terra: uma mulher abraça um guerreiro.
Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Quando eu os trouxer de volta do cativeiro, o povo de Judá e de suas cidades dirá novamente: O Senhor a abençoe, ó morada justa, ó monte sagrado.
O povo viverá em Judá e em todas as suas cidades, tanto os lavradores como os que conduzem os rebanhos. Restaurarei o exausto e saciarei o enfraquecido. Então acordei e olhei em redor. Meu sono tinha sido agradável.
Virão dias, diz o Senhor, em que semearei na comunidade de Israel e na comunidade de Judá homens e animais.
Assim como os vigiei para arrancar e despedaçar, para derrubar, destruir e trazer a desgraça, também os vigiarei para edificar e plantar, declara o Senhor.
Naqueles dias não se dirá mais: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram.
Ao contrário, cada um morrerá por causa do seu próprio pecado. Os dentes de todo aquele que comer uvas verdes se embotarão.
Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá.
Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles, diz o Senhor.
Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias, declara o Senhor: Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.
Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: Conheça ao Senhor, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior, diz o Senhor. Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados.
Assim diz o Senhor, aquele que designou o sol para brilhar de dia, que decretou que a lua e as estrelas brilhem de noite, que agita o mar para que as suas ondas rujam; o seu nome é o Senhor dos Exércitos:
Somente se esses decretos desaparecerem de diante de mim, declara o Senhor, deixarão os descendentes de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre.
Assim diz o Senhor: Se os céus em cima puderem ser medidos, e os alicerces da terra embaixo puderem ser sondados, então eu rejeitarei os descendentes de Israel, por tudo o que eles têm feito, diz o Senhor.
Estão chegando os dias, declara o Senhor, em que esta cidade será reconstruída para o Senhor, desde a torre de Hananeel até a porta da Esquina. A corda de medir será estendida diretamente até a colina de Garebe, indo na direção de Goa.
Todo o vale, onde cadáveres e cinzas são jogados, e todos os terraços que dão para o vale do Cedrom a leste, até a esquina da porta dos Cavalos, serão consagrados ao Senhor. A cidade nunca mais será arrasada ou destruída.
- Jeremias 31:1-40
Conheça mais sobre o profeta Jeremias.
Amós 9: Deus reconstruirá o que foi destruído
Amós 9 encerra com uma visão gloriosa: Deus levantará a tenda caída de Davi e reconstruirá o que foi destruído. O povo habitará novamente sua terra, e haverá abundância e paz.
Essa profecia se cumpre historicamente no retorno de Israel, mas aponta também para o reino messiânico, quando Deus restaurará plenamente Seu povo e habitará entre eles para sempre.
Amós 9
Naquele dia, levantarei a tenda caída de Davi. Consertarei o que estiver quebrado, e restaurarei as suas ruínas. Eu a reerguerei, para que seja como era no passado, para que o meu povo conquiste o remanescente de Edom e todas as nações que me pertencem, declara o Senhor, que realizará essas coisas.
Dias virão, declara o Senhor, em que a ceifa continuará até o tempo de arar, e o pisar das uvas até o tempo de semear. Vinho novo gotejará dos montes e fluirá de todas as colinas.
Trarei de volta Israel, o meu povo exilado, eles reconstruirão as cidades em ruínas e nelas viverão. Plantarão vinhas e beberão do seu vinho; cultivarão pomares e comerão do seu fruto.
Plantarei Israel em sua própria terra, para nunca mais ser desarraigado da terra que lhe dei, diz o Senhor, o seu Deus.
- Amós 9:11-15
Veja também: