Judá, um dos filhos de Jacó, teve 5 filhos: Er, Onã, Selá, Perez e Zerá. A partir desses 5 descendentes, a Tribo de Judá cresceu e exerceu um papel importante na história bíblica. A história da descendência de Judá está registrada no Antigo Testamento da Bíblia, nos livros de Gênesis (capítulos 29 a 49) e nalgumas seções dos livros de Êxodo, Levítico, Números e 1 Crônicas.

Judá teve 5 filhos, mas dois deles, Er e Onã, morreram sem ter gerado filhos. Os descendentes de Pérez exerceram liderança na família e no fortalecimento da Tribo de Judá.

1. Er

Er foi o primogênito de Judá, nascido de sua união com uma cananeia, filha de Suá. Er se casou com Tamar, mas era um homem perverso aos olhos do Senhor, e por isso, Deus tirou sua vida (Gênesis 38:7).

2. Onã

Onã foi o segundo filho de Judá com a cananéia. Após a morte de Er, seguindo o costume do "casamento levirato", Onã deveria casar-se com Tamar para gerar descendentes para seu irmão. Contudo, também agiu mau, recusando-se a cumprir seu dever, por isso foi castigado e também morreu (Gênesis 38:8-10).

3. Selá

Selá foi o terceiro filho de Judá com a cananéia. Quando seu irmão Onã morreu, Judá prometeu a Tamar que ela se casaria com Selá, assim que ele atingisse a idade adequada. No entanto, Judá não cumpriu essa promessa por medo de perder outro filho. Selá não teve mais nenhuma menção significativa, além dessa na narrativa bíblica (Gênesis 38:11, 26)

4. Perez

Perez foi um dos gêmeos nascidos de Tamar, após seu plano astuto de se passar por uma prostituta e seduzir Judá. Este foi o quarto filho de Judá, e o primeiro com a sua nora Tamar. Recordando a história do seu avô Jacó, Perez também aproveitou-se da abertura feita pelo irmão no nascimento e saiu primeiro. Perez tornou-se um ancestral direto de importantes personagens bíblicos, incluindo o rei Davi e Jesus Cristo (Rute 4:18-22, Mateus 1:3).

5. Zerá

Zerá foi o irmão gêmeo de Perez, filho de Tamar. Durante o parto, Zerá estendeu inicialmente a mão para fora, e a parteira amarrou um fio escarlate nele, mas Perez, seu irmão, acabou nascendo primeiro. Embora Zerá não seja tão destacado como Perez, ele também teve seus descendentes que também fizeram parte da Tribo de Judá (Gênesis 38:27-30).

A Tribo de Judá e sua descendência

A Tribo de Judá é uma das doze tribos de Israel, composta pelos descendentes de Judá, o quarto filho de Jacó e Lia. Essa tribo desempenhou um papel significativo na narrativa bíblica e na história de Israel.

Era uma tribo populosa e por isso, após a conquista da Terra Prometida, a Tribo de Judá recebeu um território extenso na região Sul de Israel. Mais tarde, juntamente com a Tribo de Benjamim (e Simeão), formaram o Reino de Judá ou reino do Sul, durante o reinado de Roboão, filho de Salomão.

A Tribo de Judá é particularmente conhecida por ser a tribo do rei Davi, o rei mais conhecido de Israel, e seu filho Salomão, que construiu o Primeiro Templo em Jerusalém. A dinastia davídica é uma linha de reis que governou Israel e Judá, com a promessa de Deus de que a linhagem de Davi duraria para sempre.

Esta era a expectativa central presente nas profecias bíblicas, acerca do Messias, que nasceria da linhagem de Davi. Jesus Cristo, "o Leão da Tribo de Judá" cumpriu essas profecias, do reino eterno do "Filho de Davi", que reinará para sempre.

Leia a história de Roboão.

Passagens sobre a descendência de Judá

Crônicas 2 - Descendentes de Judá

1 Estes foram os filhos de Israel: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom,

2 Dã, José, Benjamim, Naftali, Gade e Aser.

3 Estes foram os filhos de Judá: Er, Onã e Selá. Ele teve esses três filhos com uma mulher cananeia, a filha de Suá. Mas o Senhor reprovou a conduta perversa de Er, filho mais velho de Judá, e por isso o matou.

4 Tamar, nora de Judá, deu-lhe os filhos Perez e Zerá. A Judá nasceram ao todo cinco filhos.

5 Estes foram os filhos de Perez: Hezrom e Hamul.

6 Estes foram os filhos de Zerá: Zinri, Etã, Hemã, Calcol e Darda. Foram cinco ao todo.

7 O filho de Carmi foi Acar. Ele causou desgraça a Israel ao violar a proibição de se apossar das coisas consagradas.

8 Este foi o filho de Etã: Azarias.

9 Os filhos que nasceram a Hezrom foram Jerameel, Rão e Calebe.

10 Rão gerou Aminadabe, e Aminadabe gerou Naassom, o líder da tribo de Judá.

11 Naassom gerou Salmom, Salmom gerou Boaz,

12 Boaz gerou Obede, e Obede gerou Jessé.

13 Jessé gerou Eliabe, o seu filho mais velho; o segundo foi Abinadabe; o terceiro, Simeia;

14 o quarto, Natanael; o quinto, Radai;

15 o sexto, Ozém; e o sétimo, Davi.

16 As irmãs deles foram Zeruia e Abigail. Os três filhos de Zeruia foram Abisai, Joabe e Asael.

17 Abigail deu à luz Amasa, filho do ismaelita Jéter.

18 Calebe, filho de Hezrom, teve, com sua mulher Azuba, uma filha chamada Jeriote. Estes foram os filhos de Azuba: Jeser, Sobabe e Ardom.

19 Quando Azuba morreu, Calebe tomou por mulher Efrate, com quem teve Hur.

20 Hur gerou Uri, e Uri gerou Bezalel.

21 Depois disso, Hezrom, aos sessenta anos, tomou por mulher a filha de Maquir, pai de Gileade, e ela deu-lhe um filho chamado Segube.

22 Segube gerou Jair, que governou vinte e três cidades em Gileade.

23 Gesur e Arã conquistaram Havote-Jair, bem como Quenate e os povoados ao redor; ao todo sessenta cidades. Todos esses foram descendentes de Maquir, pai de Gileade.

24 Depois que Hezrom morreu em Calebe-Efrata, Abia, mulher de Hezrom, deu-lhe Asur, fundador de Tecoa.
25 Estes foram os filhos de Jerameel, o filho mais velho de Hezrom: Rão, o mais velho, Buna, Orém, Ozém e Aías.

26 Jerameel teve outra mulher, chamada Atara, que foi a mãe de Onã.

27 Estes foram os filhos de Rão, o filho mais velho de Jerameel: Maaz, Jamim e Equer.

28 Estes foram os filhos de Onã: Samai e Jada. Estes foram os filhos de Samai: Nadabe e Abisur.

29 O nome da mulher de Abisur era Abiail. Ela deu-lhe dois filhos: Abã e Molide.

30 Estes foram os filhos de Nadabe: Selede e Apaim. Selede morreu sem filhos.

31 O filho de Apaim foi Isi, pai de Sesã, pai de Alai.

32 Estes foram os filhos de Jada, irmão de Samai:Jéter e Jônatas. Jéter morreu sem filhos.

33 Estes foram os filhos de Jônatas: Pelete e Zaza. Foram esses os descendentes de Jerameel.

34 Sesã não teve filhos, apenas filhas. Tinha ele um escravo egípcio chamado Jará,

35 a quem deu uma de suas filhas por mulher. E ela deu-lhe um filho chamado Atai.

36 Atai gerou Natã, Natã gerou Zabade,

37 Zabade gerou Eflal, Eflal gerou Obede,

38 Obede gerou Jeú, Jeú gerou Azarias,

39 Azarias gerou Helez, Helez gerou Eleasa,

40 Eleasa gerou Sismai, Sismai gerou Salum,

41 Salum gerou Jecamias, e Jecamias gerou Elisama.

- 1 Crônicas 1:41

Gênesis 38 - Judá e Tamar

1 Aconteceu, por esse tempo, que Judá se afastou de seus irmãos e se hospedou na casa de um adulamita, chamado Hira.2 Ali Judá viu a filha de um cananeu, chamado Sua; ele a tomou por mulher e teve relações com ela.3 A mulher ficou grávida e deu à luz um filho, e Judá lhe deu o nome de Er.4 Ela ficou grávida outra vez e deu à luz um filho, a quem ela deu o nome de Onã.5 Mais uma vez ela ficou grávida e deu à luz outro filho, a quem ela chamou de Selá. Ela estava em Quezibe quando o teve.

6 Judá tomou uma esposa para Er, o seu primogênito; o nome dela era Tamar.7 No entanto, Er, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, e por isso o Senhor fez com que ele morresse.8 Então Judá disse a Onã:

— Tenha relações com a mulher do seu irmão, cumpra a obrigação de cunhado e dê uma descendência ao seu irmão.

9 Mas Onã sabia que o filho não seria considerado seu. Por isso, todas as vezes que tinha relações com a mulher de seu irmão deixava o sêmen cair na terra, para não dar descendência a seu irmão.10 Isso, porém, que fazia, era mau aos olhos do Senhor, e por isso fez com que também este morresse.11 Então Judá disse a Tamar, sua nora:

— Continue viúva na casa de seu pai, até que Selá, meu filho, cresça.

Pois Judá pensava assim: "É para que não morra também este, como os seus irmãos." Assim, Tamar se foi, passando a morar na casa do pai dela.

12 Algum tempo depois morreu a mulher de Judá, que era filha de Sua. Quando terminou o período de luto, Judá foi até onde estavam os tosquiadores de suas ovelhas, em Timna, ele e seu amigo Hira, o adulamita.13 E alguém foi dizer a Tamar:

— Eis que o seu sogro está a caminho de Timna, para tosquiar as ovelhas.

14 Então ela tirou as suas roupas de viúva, e, cobrindo-se com um véu, se disfarçou e se sentou à entrada de Enaim, no caminho de Timna. Porque ela sabia que Selá já era homem, e ela não lhe havia sido dada por mulher.15 Quando Judá a viu, pensou que se tratava de uma prostituta, pois ela havia coberto o rosto.16 Então se dirigiu a ela no caminho e lhe disse:

— Venha, quero ter relações com você!

Acontece que ele não sabia que ela era a sua nora. Ela respondeu:

— O que você me dá para ter relações comigo?

17 Ele respondeu:

— Eu mando para você um cabrito do meu rebanho.

Ela perguntou:

— Você deixa comigo alguma garantia até mandar o cabrito?

18 Ele respondeu:

— Que garantia posso deixar com você?

Ela disse:

— O seu selo, o seu cordão e o cajado que você tem na mão.

Ele lhe deu os objetos, teve relações com ela, e ela ficou grávida dele.19 Tamar se levantou e foi embora. Tirou o véu e pôs outra vez as suas roupas de viúva.

20 Judá enviou o cabrito, por meio do adulamita, seu amigo, para reaver a garantia que tinha deixado com a mulher, mas ele não a encontrou.21 Então o amigo de Judá perguntou aos homens daquele lugar:

— Onde está a prostituta cultual que costumava ficar junto ao caminho de Enaim?

Responderam:

— Aqui não havia nenhuma prostituta cultual.

22 Ele voltou a Judá e disse:

— Não encontrei a mulher. E além disso os homens do lugar me disseram que lá nunca houve nenhuma prostituta cultual.

23 Judá respondeu:

— Que ela fique com aquelas coisas para si, para que não venhamos a passar vergonha. Eis que mandei o cabrito, mas você não encontrou a mulher.

24 Passados quase três meses, foram dizer a Judá:

— A sua nora Tamar se prostituiu, pois está grávida.

Ao que Judá respondeu:

— Tragam-na para fora para que seja queimada.

25 Quando a estavam trazendo para fora, ela mandou dizer ao sogro:

— Eu estou grávida do homem a quem pertencem estas coisas.

E disse mais:

— Veja se reconhece de quem é este selo, este cordão e este cajado.

26 Judá os reconheceu e disse:

— Ela é mais justa do que eu, porque não a dei a Selá, meu filho.

E nunca mais teve relações com ela.

27 E aconteceu que, estando ela para dar à luz, havia gêmeos no seu ventre.28 Ao nascerem, um pôs a mão para fora, e a parteira, tomando-a, amarrou nela um fio vermelho, dizendo:

— Este saiu primeiro.

29 Mas, recolhendo ele a mão, o outro nasceu primeiro. E a parteira disse:

— Como você rompeu a saída?

E lhe deram o nome de Perez.

30 Depois nasceu o irmão, em cuja mão estava o fio vermelho. E lhe deram o nome de Zera.

Gênesis 38:1-30

Lucas 3 - A genealogia de Jesus Cristo

23 Ora, Jesus tinha cerca de trinta anos quando começou o seu ministério. Era, conforme se pensava, filho de José, filho de Eli,

24 filho de Matate, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de José,

25 filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai,

26 filho de Maate, filho de Matatias, filho de Semei, filho de José, filho de Jodá,

27 filho de Joanã, filho de Resa, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri,

28 filho de Melqui, filho de Adi, filho de Cosã, filho de Elmadã, filho de Er,

29 filho de Josué, filho de Eliézer, filho de Jorim, filho de Matate, filho de Levi,

30 filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonã, filho de Eliaquim,

31 filho de Meleá, filho de Mená, filho de Matatá, filho de Natã, filho de Davi,

32 filho de Jessé, filho de Obede, filho de Boaz, filho de Salá, filho de Naassom,

33 filho de Aminadabe, filho de Admim, filho de Arni, filho de Esrom, filho de Perez, filho de Judá,

34 filho de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, filho de Tera, filho de Naor,

35 filho de Serugue, filho de Ragaú, filho de Faleque, filho de Éber, filho de Salá,

36 filho de Cainã, filho de Arfaxade, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lameque,

37 filho de Metusalém, filho de Enoque, filho de Jarede, filho de Maalalel, filho de Cainã,

38 filho de Enos, filho de Sete, filho de Adão, filho de Deus.

- Lucas 3:23-30

Veja também: