Todo crente tem a responsabilidade de partilhar o Evangelho com outras pessoas, quando a oportunidade aparece. Mas não existe nenhuma fórmula mágica de como evangelizar. Cada pessoa é única.

A Bíblia nos dá orientações que nos ajudam como proclamarmos o Evangelho. Ainda assim, o cristão deve estar em comunhão com Deus, para ser um instrumento dele. Proclame o Evangelho, seja na rua, num culto evangelístico ou mesmo no trabalho. Não deixe a chama se apagar!

1. Não sinta vergonha de evangelizar

romanos 1 16

Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

Romanos 1:16

Todos precisam ouvir o evangelho, porque só há salvação em Jesus. O trabalho de evangelizar é muito importante! Não sinta vergonha de evangelizar, o sucesso não depende de você. É Deus quem convence o ser humano através do Espírito Santo. Apenas proclame a palavra de Salvação e deixe Deus agir. 

2. Prepare-se para evangelizar

'Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.' 2 Timóteo 3:16-17

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

2 Timóteo 3:16-17

A Bíblia ajuda-lhe a se preparar. Ela é a Palavra de Deus e tem tudo que você precisa saber. Lendo a Bíblia e aprofundando o seu relacionamento com Deus, você aprenderá a ouvir melhor a voz de Deus e a seguir as suas instruções para alcançar outras pessoas. A boca fala o que o nosso coração está cheio, alimente-se da Palavra de Deus.

3. Peça ajuda para evangelizar

'Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho (...). Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer.' Efésios 6:19-20

Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer.

Efésios 6:19-20

Oração é essencial para evangelização. A oração tem grande poder e lança os alicerces. Não estamos sozinhos, todos os irmãos em Cristo estão na mesma missão: proclamar o Evangelho.

Compartilhe as suas dificuldades, peça que orem por você. Deus colocará as palavras certas na sua boca. Ore por outras pessoas que estão evangelizando, quando todos estão na mesma batalha, todos crescem.

4. Esteja sempre pronto a evangelizar

'Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência.' 1 Pedro 3:15-16

Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.

1 Pedro 3:15-16


Evangelizar é aproveitar a oportunidade para falar de Jesus. Não precisa ser uma apresentação teológica muito refinada. Basta falar sobre como Jesus afeta a sua vida e usar isso para explicar a verdade da Bíblia. Como em qualquer outra conversa, é importante manter a calma e o respeito pela outra pessoa.

5. Ame as pessoas servindo o Evangelho

'Sentindo, assim, tanta afeição, decidimos dar a vocês não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós.' 1 Tessalonicenses 2:8

Sentindo, assim, tanta afeição, decidimos dar a vocês não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós. 

1 Tessalonicenses 2:8

Ações falam mais alto que palavras. A sua atitude pode levar a muitas pessoas a Jesus. Quando você ama e serve as pessoas à sua volta, você reflete o amor e o serviço de Jesus por todos nós. Muitas vezes a forma como você trata as pessoas é aquilo que realmente fará a diferença. 

6. O evangelismo é uma missão a ser cumprida

Versículo de evangelismo

E lhes disse: "Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

Lucas 24:46-47

O evangelismo é um instrumento importante para levar as pessoas a Cristo. Através da pregação em público, podemos levar as pessoas ao arrependimento e ao perdão. Começou por Jerusalém e hoje continuamos a proclamar o nome de Jesus, o autor e consumador da nossa fé! Aceite o desafio de evangelizar! 

7. O Evangelho é simples!

Evangelismo João 3:16

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16

Sim, o Evangelho é simples! Não é necessário complicar para falar de Jesus. Fale do amor de Deus, do sacrifício de Jesus e o que Ele já fez na sua vida. Use o testemunho da sua vida como instrumento de evangelização. Se Deus já fez grandes coisas na sua vida, não guarde para si, compartilhe.

Saiba como explicar os principais versículos bíblicos. Veja: Os 20 versículos mais conhecidos da Bíblia (e o que significam).