Tudo ocorre no tempo certo, segundo a vontade de Deus, e nada foge do Seu olhar.

Você provavelmente já passou pela experiência de ter se atrasado para algo muito importante, seja entregar um documento, ou chegar em algum lugar. Seu sentimento pode ter sido de derrota, afinal era sua obrigação fazer aquilo no tempo certo.

A sensação que sentimos quando estamos lutando contra o tempo é de cansaço, como se literalmente corrêssemos uma maratona. Isso é algo universal, todos lutam contra o tempo.

Mas não é porque isso ocorre com todos nós, que a mesma coisa acontece com Deus. Ele nunca está correndo atrás do prejuízo, nem fazendo Suas obras olhando para o relógio.

O livro de Eclesiastes é conhecido por sua sabedoria refinada, e nele encontramos as seguintes afirmações:

Para tudo há uma ocasião certa;
há um tempo certo para cada propósito
debaixo do céu:

Tempo de nascer e tempo de morrer,
tempo de plantar
e tempo de arrancar o que se plantou,
Eclesiastes 3:1-2

Além disso, no final desse discurso ele conclui:

Ele fez tudo apropriado ao seu tempo.
Eclesiastes 3:11a

Deus está em uma realidade diferente da nossa, Ele não está debaixo do efeito do tempo, mas é soberano sobre o tempo. Nada escapa aos Seus olhos, Ele faz tudo na hora certa.

Diante de diversas frustrações que podemos ter nas nossas vidas, é de se questionar essas afirmações. Aquela oferta de emprego que não apareceu quando deveria, aquela pessoa amada que se foi cedo demais, e assim por diante.

Confira Estudo sobre Eclesiastes 3.

Continua sendo verdade que Deus tem um tempo para cada coisa, mas também é verdade que Ele tem um propósito para cada coisa que acontece, como revela o versículo 1 citado acima.

A maneira como devemos praticar isso nas nossas vidas é tendo fé de que Deus está no controle. Assim como Ele está a par de tudo que acontece com você, Ele também sabe de tudo que acontecerá!

Veja a orientação do apóstolo Paulo:

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.
Gálatas 6:9

Ele aconselha que as pessoas confiem em Deus, porque Ele fará justiça e retribuirá a todos pelo bem que fizeram.

E se você está buscando algo de Deus, mas não sabe quando acontecerá, o salmista diz:

Espere no Senhor.
Seja forte! Coragem!
Espere no Senhor.
Salmos 27:14

Esperar a resposta de Deus pode ser a ação mais difícil nas nossas vidas. Não temos controle sobre tudo, muito menos sobre quando Deus decidirá agir, mas sabemos que Ele agirá na hora certa!

Veja também Buscai ao Senhor enquanto há tempo!