Os doze filhos de Jacó, que deram origem às doze tribos de Israel, são:

Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim (Por ordem de nascimento, conforme Gênesis 29:32-35; 30:1-13, 17-24).

Jacó, no final da sua vida, estando já no Egito, "adotou" como seus filhos os filhos de José, Efraim e Manassés (Gênesis 48:5). Com isso, a tribo de José deixou de ser uma tribo, se subdividindo em duas, e temporariamente o povo de Israel permaneceu com 13 tribos. Isso perdurou por mais de 400 anos, até que o povo de Israel saísse do Egito.

Quando o povo de Israel saiu do Egito, antes de entrar em Canaã, Deus ordenou que a tribo de Levi fosse separada para auxiliar o sacerdote Arão e seus filhos no ministério do tabernáculo (Números 1:47-53; 3:5-9). Os levitas foram consagrados a Deus, para o serviço do Senhor, no lugar dos primogênitos (Números 3:11-13; 8:14-19). A partir disso, a tribo de Levi deixou de ser contada como uma tribo e Israel voltou a ter doze tribos.

As tribos que receberam terras, quando o povo de Israel entrou em Canaã, foram as seguintes:

Rúben, Simeão, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, Efraim, Manassés e Benjamim (Josué 13:14-19:51).

Os levitas receberam apenas cidades para habitar, dentre as demais tribos.

Veja: Quem foi Jacó?

O significado dos nomes das tribos

Jacó teve duas esposas, Lia e Raquel, e duas concubinas, Bila (serva de Lia), e Zilpa (serva de Raquel). Com elas Jacó teve doze filhos e uma filha chamada Diná (Gênesis 30:21).

Rúben

Significado: "Eis, um filho".

"Rúben" deriva da palavra hebraica "reê" que significa "ver".

Assim, Lia ficou grávida e deu à luz um filho, a quem deu o nome de Rúben, pois disse: O Senhor viu a minha aflição. Por isso, agora meu marido vai me amar.
Gênesis 29:32

Rúben foi o primeiro filho de Jacó. A Bíblia diz que Jacó amava mais a Raquel do que a Lia (Gênesis 29:30). O Senhor vendo que Lia era desprezada, fez com que ela fosse fecunda. Raquel, porém, era estéril (Gênesis 29:31). Lia, dando à luz ao primeiro filho de Jacó, afirmou que Deus viu a sua aflição.

Simeão

Significado: "Ouvindo".

"Simeão" deriva do radical hebraico "shamá" que significa "ouviu".

Ela ficou grávida outra vez e deu à luz um filho. E disse: O Senhor ouviu que eu era desprezada e me deu mais este filho. E deu-lhe o nome de Simeão.
Gênesis 29:33

Simeão foi o segundo filho de Jacó com Lia. Novamente Lia atribuiu a Deus a sua capacidade de ter filhos e afirmou que Deus ouviu o seu clamor.

Levi

Significado: "Unido".

"Levi" é um termo hebraico derivado de "liva", que significa "ligado".

Lia ficou grávida ainda outra vez e deu à luz um filho. E disse: Agora, desta vez, o meu marido se unirá mais a mim, porque lhe dei à luz três filhos. Por isso lhe deu o nome de Levi.
Gênesis 29:34

Ao dar à luz o terceiro filho de Jacó, Lia acreditou que seu marido se ligaria a ela desta vez.

Judá

Significado: "Louvor".

"Judá" vem do radical hebraico "hodaá", que significa "louvor".

Mais uma vez ela ficou grávida e deu à luz um filho. Então disse: Desta vez louvarei o Senhor . E por isso lhe deu o nome de Judá. E depois disso não teve mais filhos.
Gênesis 29:35

Quando Lia deu à luz a seu quarto filho, desta vez decidiu apenas louvar ao Senhor.

Significado: "Juiz".

Bila ficou grávida e deu à luz um filho a Jacó.
Então Raquel disse: Deus me fez justiça; ouviu a minha voz e me deu um filho. Por isso lhe chamou Dã.
Gênesis 30:5,6

Quando Raquel viu que não conseguia ter filhos, ficou com ciúmes da sua irmã. Então, seguiu o costume da época, pelo qual uma esposa que não pudesse tê-los, entregava ao marido a sua serva, para que os filhos gerados dessa serva fossem considerados seus (Gênesis 30:1-3). Jacó, então, teve relações com Bila, que deu à luz ao seu quinto filho. Raquel acreditou que Deus lhe fez justiça e deu o nome de "Dã" ao menino.

Naftali

Significado: "Lutando".

Outra vez Bila, serva de Raquel, ficou grávida e deu à luz o segundo filho a Jacó.
Raquel disse: Com grandes lutas tenho competido com minha irmã e consegui vencer. Por isso deu ao filho o nome de Naftali.
Gênesis 30:7,8

Bila, serva de Raquel, deu à luz ao sexto filho de Jacó. Raquel, entendendo estar numa competição e numa luta contra a sua irmã, lhe deu o nome de "Naftali".

Gade

Significado: "Fortuna".

Zilpa, serva de Lia, deu a Jacó um filho.
Lia disse: Afortunada! E deu ao filho o nome de Gade.
Gênesis 30:10,11

Quando Lia viu que ela mesma cessara de ter filhos, tomou a mesma decisão da sua irmã e entregou sua serva Zilpa por mulher para Jacó. Zilpa deu à luz ao sétimo filho de Jacó, que recebeu o nome de "Gade". Lia lhe deu esse nome porque se considerou uma mulher afortunada.

Aser

Significado: "Feliz".

Depois, Zilpa, serva de Lia, deu o segundo filho a Jacó.
Então Lia disse: É a minha felicidade! Porque as mulheres dirão que sou feliz. E lhe deu o nome de Aser.
Gênesis 30:12,13

Zilpa, serva de Lia, deu à luz ao oitavo filho de Jacó. Lia acreditou que essa seria a razão da sua felicidade. Por isso lhe chamou "Aser".

Issacar

Significado: "Recompensa".

"Issacar" vem da palavra hebraica "sachar", que significa "recompensa".

Deus ouviu Lia, ela ficou grávida e deu à luz o quinto filho.
Então Lia disse: Deus me recompensou, porque dei a minha serva ao meu marido. E deu ao filho o nome de Issacar.
Gênesis 30:17,18

Lia voltou a conceber e deu à luz a mais um filho, o seu quinto com Jacó (o nono filho de Jacó, incluindo os filhos das servas). Lia entendeu que Deus estava lhe recompensando por isso lhe chamou "Issacar".

Zebulom

Significado: "Morada".

"Zebulom" deriva da palavra hebraica "zevul", que significa "local de moradia".

E Lia engravidou mais uma vez e deu a Jacó o sexto filho.
E disse: Deus me concedeu excelente dádiva. Agora meu marido vai permanecer comigo, porque lhe dei seis filhos. E ela deu ao filho o nome de Zebulom.
Gênesis 30:19,20

Lia engravidou novamente e deu à luz ao seu sexto filho com Jacó (o décimo filho de Jacó, incluindo os filhos das servas). Pelo fato de ter dado à luz a tantos filhos, ela acreditou que agora o lar do seu marido seria com ela.

José

Significado: "Aquele que acrescenta".

Deus lembrou-se de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda.
Ela engravidou e deu à luz um filho. Então disse: Deus tirou de mim o meu vexame.
E deu ao filho o nome de José, dizendo: Que o Senhor me dê ainda outro filho.
Gênesis 30:22-24

Raquel, enfim, concebeu e deu à luz a um filho. O texto bíblico diz que o Senhor lembrou-se de Raquel. Isso mostra uma intervenção direta do Senhor. É o primeiro filho de Raquel, mas, é o décimo primeiro filho de Jacó. Raquel lhe deu o nome de José, na expectativa de que Deus lhe acrescentasse outro filho.

Manassés

Significado: "Que faz esquecer".

Ao primogênito José chamou de Manassés, pois disse: "Deus me fez esquecer todo o meu trabalho e toda a casa de meu pai."
Gênesis 41:51

José, ainda jovem, havia sido vendido pelos seus irmãos como escravo para uma caravana de ismaelitas que iam para o Egito (Gênesis 37:3-28). Manassés nasceu no Egito depois que José foi liberto da prisão e havia se tornado governador do Egito (Gênesis 41:1-50). Manassés é o filho mais velho de José, que, mais tarde, foi "adotado" por Jacó (Gênesis 48:5). José deu esse nome ao seu filho porque Deus lhe fez esquecer a sua aflição.

Efraim

Significado: "Fruto duplo".

Ao segundo deu o nome de Efraim, pois disse: "Deus me fez próspero na terra da minha aflição."
Gênesis 41:52

Efraim é o segundo filho de José no Egito. Ele lhe deu esse nome por ser seu segundo filho e, porque este filho nasceu no período dos sete anos de abundância do Egito. Este período de abundância produziu o bastante para salvar milhares de vidas nos sete anos de fome que se seguiram. Com isso José estava dizendo que Deus lhe fez crescer na terra da sua aflição. Ele acreditou que foi duplamente frutífero.

Veja aqui a história de José do Egito.

Benjamim

Significado: "Filho da minha mão direita".

Partiram de Betel, e, havendo ainda pequena distância para chegar a Efrata, Raquel deu à luz um filho, num parto que foi muito difícil.
Em meio às dores, a parteira disse a Raquel: Não tenha medo, pois você ainda terá este filho.
Ao sair-lhe a alma (porque morreu), deu ao filho o nome de Benoni. Mas seu pai lhe chamou Benjamim.
Gênesis 35:16-18

Raquel morreu ao dar à luz ao seu segundo filho. Antes de morrer lhe deu o nome de Benoni, que significa "filho da minha aflição". Entretanto, Jacó lhe chamou Benjamim ("Filho da mão direita"), simbolizando que este filho estaria à sua destra, em posição de honra, como alguém que era amado por ele.

Veja também:

Quais são as 12 tribos de Israel?