Versículos sobre mundano


A palavra "mundano" tem origem no termo latino mundãnus e faz referência ao mundo. Trata-se daquilo que tem relação ou características do mundo. Geralmente, a ideologia mundana é considerada como regra de conduta comum e normal na vida da maioria das pessoas, mas essas práticas não estão de acordo com a ética e os valores cristãos (João 17:16).

Na Bíblia, mundo pode ser compreendido com diferentes sentidos (ver Tema: Mundo) e, por vezes, aparece relacionado ao sistema vigente decaído por causa da atuação maligna e do pecado da humanidade (João 15:18-19). Neste padrão mundano corrompido encontram-se princípios e valores carnais que se opõem a Deus, à Sua vontade e à sua Palavra (1 Coríntios 3:3). As pessoas que abraçam o mundanismo descartam os princípios bíblicos, passando a viver à sua maneira: egoísta, sem amor, autossuficiente, rejeitando ao Senhor.

Infelizmente, o padrão mundano pode se aproximar e até influenciar a vida de crentes por diferentes meios. Por isso, é preciso que os cristãos estejam vigilantes e em constante oração (Mateus 26:41), se lembrem que nem tudo convém (1 Coríntios 10:23) e façam tudo sempre para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31).

Os filhos de Deus precisam se manter firmes e fiéis a Ele e à sua Palavra (1 Coríntios 10:12), desviando-se sempre do que é mau e mundano, com cuidado permanente. O crente em Jesus Cristo está no mundo mas não pertence a esse mundo.

Mundano na Bíblia

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
1 João 2:15-17

Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.
1 Pedro 2:11

Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.
Colossenses 2:8

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
Gálatas 5:19-21

Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.
Gálatas 6:14

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.
Tiago 4:4

Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.
João 17:15

porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?
1 Coríntios 3:3

"Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.
João 15:18-19

"Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica.
1 Coríntios 10:23

"Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm obedecido à tua palavra.
João 17:6

Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.
1 João 2:2

Quando planejei isso, será que o fiz levianamente? Ou será que faço meus planos de modo mundano, dizendo ao mesmo tempo "sim" e "não"?
2 Coríntios 1:17

Pois, quando alguém diz: "Eu sou de Paulo" e outro: "Eu sou de Apolo", não estão sendo mundanos?
1 Coríntios 3:4

Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente,
Tito 2:12

porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?
1 Coríntios 3:3

Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.
1 Pedro 2:16

Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.
1 Coríntios 10:31

"Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica.
1 Coríntios 10:23

"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca."
Mateus 26:41

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!
1 Coríntios 10:12