Todos queremos ter bons relacionamentos, um casamento feliz, uma família unida e boas amizades. Mas existem algumas mentiras que estragam nossos relacionamentos. A Bíblia nos ajuda a reconhecer a verdade e a construir bons relacionamentos.

Se você quer ter bons relacionamentos, tenha cuidado com as mentiras:

Romanos 12:10

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês. Romanos 12:10

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. (Romanos 12:10)

Não há lugar para egoísmo em um bom relacionamento. Você não pode pensar apenas no que você vai ganhar quando busca um envolvimento sadio. É muito importante querer o bem da outra pessoa. Deseje fazer feliz em vez de buscar sempre suas realizações individuais, em detrimento das do outro.

Salmos 139:14

Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. Salmos 139:14

Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. (Salmos 139:14)

Você é sempre muito especial para Deus. Ele criou você e lhe ama. Seu valor não depende de outras pessoas. Num bom relacionamento, o outro pode afirmar seu valor, mas você não fica dependente dessa pessoa para compreender o quanto você é precioso. Você precisa saber que tem muito valor, antes de entrar num relacionamento.

1 Coríntios 12:14

O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. 1 Coríntios 12:14

O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. (1 Coríntios 12:14)

Deus lhe criou para ter relacionamentos. Você não precisa de outras pessoas para se sentir valorizado, mas ainda assim você precisa de ter relacionamentos. Não é bom se isolar. Você precisa de outras pessoas com quem possa se abrir, conversar, crescer, partilhar experiências...

Eclesiastes 7:20

Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque. Eclesiastes 7:20

Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque. (Eclesiastes 7:20)

Ninguém é perfeito. Para ter bons relacionamentos, você precisa entender que você vai cometer erros e os outros também vão. A única pessoa que faz tudo certo é Deus. O bom relacionamento permanecerá vivo se ambas as partes souberem pedir desculpas, dando e oferecendo perdão.

1 Coríntios 7:16

Você, mulher, como sabe se salvará seu marido? Ou você, marido, como sabe se salvará sua mulher? 1 Coríntios 7:16

Você, mulher, como sabe se salvará seu marido? Ou você, marido, como sabe se salvará sua mulher? (1 Coríntios 7:16)

Todo relacionamento tem dois lados. Um dos envolvidos pode ter muito amor, perdão e compreensão, mas se o outro não se esforçar também, o relacionamento não vai funcionar. Não é tudo culpa sua. Apenas Deus pode transformar o coração do outro. Procure corrigir seus próprios erros, mas não se culpe pelos erros dos outros.

A Bíblia diz para ajudar nos relacionamentos, veja também: