Rute foi uma jovem estrangeira e viúva que, generosamente, deixou a sua terra para cuidar da sua sogra, Noemi. A história de Rute é narrada no livro bíblico de mesmo nome, o oitavo do Antigo Testamento.

Rute decidiu abraçar a fé em Deus, abandonando os antigos deuses moabitas. Sua decisão revelou amor ao Senhor e por Noemi. Ambas viúvas, enfrentaram a dor da perda, mas mantiveram-se unidas pela afeição mais do que pelo parentesco. Juntas, Rute e Noemi lutaram pela sobrevivência, e com a graça de Deus, voltaram a sentir alegria de viver.

Quem foi Rute na Bíblia

A história de Rute diz que ela era uma moça da região de Moabe, que se casou com Malom, um judeu de Belém de Judá, filho de Noemi e Elimeleque.

Depois de 10 anos de casados, o seu marido Malom morreu, deixando-a numa situação vulnerável junto de sua sogra e cunhada, também viúvas. Naquele tempo, as três viúvas enfrentariam grandes dificuldades na sociedade, devido a sua condição social de: mulher, viúva, estrangeira, sem filhos, sem maridos ou pais que as sustentassem.

A luta por sobrevivência numa terra estrangeira, não impediu Rute de manter sua palavra e integridade. O seu valor, afeto e amizade por Noemi, permaneciam intactos. Trabalhadora, Rute pediu permissão à Noemi para ir trabalhar no campo, recolhendo os restos da colheita. Era uma prática comum entre os mais desprovidos da sociedade naquela época.

Imagem de uma mulher colhendo espigas de trigo num campo
Rute colhendo os restos da colheita

Mal sabia ela que Deus providenciaria favor e graça através de Boaz. Este homem muito rico, era dono do campo onde Rute trabalhou, e seria o seu resgatador, pois pertencia à família de Noemi. Resgatador era um parente próximo que interviria em favor de um membro da família, vivo ou morto. Neste caso, Boaz desposou a esposa do falecido Malom, restabelecendo a situação de Noemi e de Rute, lhe dando uma posteridade.

Finalmente, essa família voltou a sentir alegria de viver. Rute e Boaz tiveram um filho, chamado Obede. Este foi motivo de alegria para seus pais e para a avó que agora, reconhecia apesar da dor, a bondade de Deus está sempre presente. Obede foi pai de Jessé e avô do rei Davi.

Rute e Noemi: o valor da fidelidade

Rute surpreende-nos pela sua escolha deliberada e desinteressada de acompanhar Noemi em seu regresso a Israel. Ela não ganharia nada com isso, pelo contrário, iria ser estrangeira numa terra desconhecida, e ter no seu encargo a responsabilidade de uma mulher idosa. Mas Rute não pensou nisto. Ela, com amizade e altruísmo, prontamente cuidou de Noemi como se fosse sua própria mãe, mostrando bondade e amor genuíno por sua sogra.

Rute e sua sogra Noemi são exemplos de mulheres que superaram a dor da perda e, por fim, voltaram a sentir alegria de viver. Depois de todo sofrimento pelo qual passaram, a fidelidade e afeição dessas mulheres nos encorajam a ter uma vida altruísta, pautada no amor e na amizade verdadeira.

Introdução ao livro de Rute

O livro de Rute trata da vida de pessoas simples, não de nobres ou poderosos. As personagens principais são viúvas, agricultores, estrangeiros, imigrantes fugindo da fome e pobreza, enfim, pessoas marginalizadas socialmente, mas que não foram abandonadas por Deus. Apesar da sua origem simples, Rute foi bisavó do rei Davi, foi também uma antepassada do Senhor Jesus Cristo.

Visão panorâmica do livro de Rute
Gênero: Narrativa histórica
Autor: Desconhecido
Data: Não sabemos quando foi escrito, alguns sugerem a época de Samuel, ou o início do reinado de Davi, ou o de Salomão, o tempo de Ezequias, ou posterior.
Propósitos: Refletir a Graça de Deus; o acolhimento de estrangeiros à fé; tanto judeus como gentios (anteriormente inimigos de Deus) podem ser resgatados para fazerem parte da sua grande família. A providência divina no surgimento da linhagem do Salvador Jesus Cristo. Deus é Deus do mundo todo.
Mensagem: A fidelidade de Deus. O Senhor na sua soberania, age e se relaciona com aqueles que o amam e buscam em 1º lugar. Moabe era um povo hostil a Deus e aos israelitas, apesar disso, a moabita Rute foi adotada pela bondade e amor de Deus, para fazer parte do seu povo. O Salvador de Israel não abandonou o seu povo (em todo o mundo). Ele mostra o seu amor, resgatando e trazendo uma esperança de redenção futura.

Esboço do livro

  1. Uma tragédia na família de Rute e Noemi em Moabe - (Rt. 1:1-5)
  2. Rute está determinada a voltar com Noemi para Israel (Rt. 1:6-18)
  3. Rute e Noemi chegam a Belém (Rt. 1:19-22)
  4. Rute vai colher espigas no campo (Rt. 2:1-7)
  5. Rute encontra-se com Boaz (Rt. 2:8-23)
  6. O conselho de Noemi - reivindicação da proteção do resgatador (Rt. 3:1-5)
  7. Boaz compromete-se com Rute (Rt. 3:6-18)
  8. Boaz prepara-se para assumir o direito de resgatador (Rt. 4:1-12)
  9. Boaz casa-se com Rute, posteriormente têm um filho, Obede (Rt. 4:13-17)
  10. Nota sobre genealogia de Davi (Rt. 4:17-22)

Estudo bíblico sobre Rute

Rute é o nome do oitavo livro da Bíblia, de autoria desconhecida, que conta a trajetória de uma mulher forte, generosa que amou e serviu ao próximo sem esperar receber nada em troca. Este livro conta como a estrangeira Rute foi abençoada quando passou a pertencer ao povo de Israel, mostrando fidelidade a Deus e à sua família.

Versículo-chave:

Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!"
Rute 1:16

A história narrada aconteceu no período dos Juízes, governadores temporários do povo de Israel, antes que existisse um rei sobre a nação. Eram tempos difíceis e a família de Noemi migrou para Moabe fugindo da terrível seca que assolava Israel.

Significado dos nomes

  • Belém - Casa do pão
  • Elimeleque - Deus ("El") é rei, meu Deus é Rei
  • Rute - companheira, amiga
  • Noemi - minha agradável, feliz
  • Mara - amarga, amargurada
  • Malom - fraqueza, enfermidade
  • Quiliom - definhando, desperdício
  • Orfa - nuca, teimosia, rebeldia
  • Boaz - préstimo, força.

Interessante a migração desastrosa, a família sai de Belém, "casa do pão", devido à fome. Essa história se repete em várias outras, de muitos que buscam saciar as suas necessidades pessoais noutros lugares.

Apesar da tragédia que aconteceu em Moabe, Deus não esqueceu do seu povo. Ele é fiel à sua aliança. Ele conduziu todos os acontecimentos da história para que o seu propósito fosse cumprido.

Rute conheceu a Deus através da sua nova família. Ela demonstrou ser fiel à aliança que fez, cuidando da sua sogra. Rute foi reconhecida como uma mulher virtuosa, trabalhadora, altruísta, amorosa, constante, piedosa, obediente e dedicada. Ela cuidou e obedeceu Noemi como uma boa filha o faria.

Resiliência era outro valor de Rute. Apesar das aflições da vida, ela permaneceu firme. Passou pela dor: perdeu o marido, sogro, cunhado, provavelmente os bens que possuíam em Moabe, mas permaneceu apoiada na força Daquele que nunca se abala, Deus. Ela encorajou a sua sogra sem fraquejar.

O que aprender com a história de Rute?

Há muitas lições que podemos aprender com a história de Rute na Bíblia, mas talvez a principal seja: Deus não abandonou o seu povo. Apesar das aflições, Ele continua no controle.

Rute demonstra que Deus é soberano nas coisas rotineiras da vida de mulheres e homens simples que confiam Nele. O Senhor continua cumprindo o Seu plano eterno de salvação do seu povo por todo mundo.

Outras lições:

  • Deus dá força em tempos de fraqueza;
  • todos podem conhecer Esperança de Israel;
  • a humanidade tem necessidade de um resgatador - todos precisamos de um Salvador;
  • há decisões que mudam toda uma vida (muitas dessas decisões são inadiáveis);
  • é importante ter a consciência que também somos "resgatadores" - tratar os outros (marginalizados) com bondade e dignidade que eles necessitam;
  • Deus abre portas e oportunidades em situações que parecem casuais, constate a mão de Deus;
  • importante dar prioridade ao amor a Deus e fidelidade à família;
  • o cuidado com os mais velhos e mais necessitados reflete a bondade de Deus.

Veja aqui mais versículos sobre a providência de Deus.

Também pode lhe interessar: