Versículos sobre Falsos Irmãos


Nosso Deus é verdadeiro e não se compraz com o quem é falso. Falso é aquilo que é contrário à verdade. Um irmão que falta com a verdade age de modo falso.

Todo Cristão deve ser amável, mas também deve estar atento as "meias verdades" quando proferidas. Tais palavras aparentam-se suaves, mas, no fundo, não são verdadeiras. 

A Bíblia é a fonte da Verdade. Ela é a referência para discernirmos as falsas palavras e os falsos irmãos. Através da Bíblia, percebemos "o que é joio e o que é trigo", os irmãos de verdade e os falsos irmãos.
 

Falsos irmãos na Bíblia

Essa questão foi levantada porque alguns falsos irmãos infiltraram-se em nosso meio para espionar a liberdade que temos em Cristo Jesus e nos reduzir à escravidão.
Gálatas 2:4

Mas, ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que pregamos a vocês, que seja amaldiçoado!
Gálatas 1:8

Recomendo, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e põem obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos.
Romanos 16:17-18

"Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
Êxodo 20:16

Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
Gálatas 6:3

O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada
1 Timóteo 4:1-2

Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.
Efésios 4:25

Ele pode fingir e esconder o seu ódio,
mas a sua maldade será exposta em público.
Provérbios 26:26

"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?
Mateus 7:15-16

Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos. Por isso, fiquem atentos: avisei-os de tudo antecipadamente.
Marcos 13:22-23

"Não jurem falsamente pelo meu no­me, profanando assim o nome do seu Deus. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:12

Os justos odeiam o que é falso,
mas os ímpios
trazem vergonha e desgraça.
Provérbios 13:5

Guarde a sua língua do mal
e os seus lábios da falsidade.
Salmos 34:13

"Mas talvez vocês se perguntem: 'Como saberemos se uma mensagem não vem do Senhor?' Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor. Aquele profeta falou com presunção. Não tenham medo dele.
Deuteronômio 18:21-22

pois o teu amor está sempre diante de mim,
e continuamente sigo a tua verdade. Não me associo com homens falsos
nem ando com hipócritas;
Salmos 26:3-4

Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos". "Quais?", perguntou ele.
Jesus respondeu: " 'Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe' e 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo'".
Mateus 19:17-19

Os juízes investigarão o caso e, se ficar provado que a testemunha mentiu e deu falso testemunho contra o seu próximo, deem-lhe a punição que ele planejava para o seu irmão. Eliminem o mal do meio de vocês.
Deuteronômio 19:18-19

Os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio estavam procurando um depoimento falso contra Jesus, para que pudessem condená-lo à morte.
Mateus 26:59

Há seis coisas que o Senhor odeia,
sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa,
mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos,
pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras
e aquele que provoca discórdia
entre irmãos.
Provérbios 6:16-19

A integridade dos justos os guia,
mas a falsidade dos infiéis os destrói.
Provérbios 11:3

Deixem que cresçam juntos até a colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro' ".
Mateus 13:30

Melhor é não ser ninguém
e, ainda assim, ter quem o sirva,
do que fingir ser alguém
e não ter comida.
Provérbios 12:9

Veja também o que a Bíblia diz sobre: