Quando Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida”, afirmou seu poder sobre a morte e garantiu a vida eterna que todos os que nele creem. Todo aquele que aceita Jesus como Senhor e Salvador viverá eternamente, mesmo após a morte física. Esta é a realidade eterna que aguarda todos os que nele creem na Sua palavra.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
- João 11:25
Jesus disse essas palavras quando estava a caminho do túmulo de seu amigo Lázaro, que esteve doente e havia falecido a quatro dias. Como esperado, Marta, uma das irmãs de Lázaro, ficou profundamente triste com a morte do irmão. Ela se aproximou de Jesus, esperando que ele realizasse um milagre e trouxesse Lázaro de volta à vida. E foi isso que aconteceu!
Jesus, sem dúvida, demonstrou seu imenso poder: Lázaro ressuscitou. Foi demonstrado que até a morte está sob o domínio do Deus Todo-Poderoso. Hoje sabemos que Jesus venceu a morte na cruz do Calvário, e é por isso que podemos viver com a esperança da vida eterna que desfrutaremos com Ele.
Eu sou a ressurreição e a vida
Quando Jesus disse “Eu sou a ressurreição e a vida”, Ele estava revelando que n’Ele existe poder sobre a morte e a capacidade de conceder vida eterna.
Ressurreição significa vitória sobre a morte: não apenas trazer alguém de volta à vida física, como fez com Lázaro, mas oferecer esperança de vida após a morte. Já “vida” aponta para algo mais profundo: uma vida plena, em comunhão com Deus, que começa aqui e se prolonga para sempre.
Com essa expressão, Jesus não estava apenas prometendo algo futuro, mas mostrando que Ele mesmo é a fonte da vida verdadeira. Quem confia n’Ele não precisa temer a morte, porque sua existência não termina no túmulo.
Só por meio de Jesus encontramos renovação, esperança e a certeza de uma vida que não acaba. É um convite à fé e confiança pessoal em sua pessoa e obra.
Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá
Quando Jesus disse: “Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”, Ele mostrou que a fé n’Ele ultrapassa os limites da morte. A morte, que para nós parece definitiva, não é o fim para quem confia em Cristo.
A expressão significa que, mesmo que uma pessoa morra fisicamente, sua vida não acaba, porque Jesus garante a ressurreição e a continuidade da existência ao lado de Deus. Ao mesmo tempo, fala também de uma vida espiritual: muitas pessoas vivem afastadas de Deus, como se estivessem mortas por dentro, mas a fé em Jesus traz uma vida nova, cheia de esperança e sentido.
A verdadeira vida não depende apenas do corpo, mas da ligação com Deus, que é eterna. Crer em Jesus, portanto, é receber a certeza de que nem a morte pode separar-nos da vida que Ele oferece.
O poder de Jesus sobre a morte
Jesus já havia realizado muitos milagres de cura e libertação. Seus discípulos e seguidores começavam a entender que o poder de Deus estava sobre ele, e sua fé crescia e se fortalecia. A própria Marta expressou sua fé no poder de Jesus quando falou com ele a caminho do túmulo de Lázaro.
Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi encontrá-lo, mas Maria ficou em casa.
Disse Marta a Jesus: "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires".
Disse-lhe Jesus: "O seu irmão vai ressuscitar".
Marta respondeu: "Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia".
Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?"
- João 11:20-26
Marta conhecia bem Jesus e tinha fé nele e em seu poder. Ela também sabia que a conexão de Jesus com Deus era única e, portanto, tinha certeza de que, se Jesus intercedesse, Lázaro voltaria à vida.
No entanto, Jesus não prometeu imediatamente a ressurreição física de seu irmão. Ele lhe disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.”
Ele falou sobre a vida eterna, não sobre a vida física. Que a vida eterna é obtida pela fé em Jesus; essa é a chave. Sim, Ele pode ressuscitar o corpo. Mas, acima de tudo, o destino eterno daqueles que creem nele está garantido, e isso é mais importante. Eles viverão para a eternidade.
Sabemos que Jesus ressuscitou Lázaro dos mortos, como lemos em João 11:38-44. Depois de agradecer a Deus Pai por ouvi-lo, Jesus clamou em alta voz: “Lázaro, sai para fora!” e Lázaro saiu vivo do túmulo.
Jesus restaurou Lázaro à vida física, mas a realidade é que todos os que creem nele como Senhor e Salvador passam da morte espiritual para a vida e podem ter a certeza de que, quando chegar o fim dos tempos, na ressurreição dos mortos, desfrutarão da vida eterna com Jesus.
A morte física não é o fim para aqueles que creem em Jesus. A morte já foi vencida por Jesus na cruz do Calvário e, portanto, podemos viver com a esperança da vida eterna que desfrutaremos com ele.
Veja também: