Versículos sobre espada


A Espada do Espírito é a Palavra de Deus. É viva e eficaz, mais poderosa que qualquer espada (Hebreus 4:12). Essa espada é operante em todos que buscam conhecer e obedecer as Sagradas Escrituras.

A palavra espada aparece na Bíblia em contextos de batalha, força e guerra. Em seu sentido denotativo, aparece em histórias como de Davi e Golias (1 Samuel 17:51) e de Pedro e o servo do sumo sacerdote (Mateus 26:51-52). Nesta acepção, tanto num como noutro caso, não foi através desse instrumento de metal que tiveram êxito. 

Em todas as guerras quem dá a vitória ao Seu povo é o Senhor (1 Samuel 17:47). É na Sua força e não na nossa que nos movemos e venceremos.

Figuradamente, espada aparece com a conotação da atuação viva e poderosa do Espírito Santo de Deus por meio da Sua Palavra (Zacarias 4:6). O sopro ou fôlego da boca de Deus também aparecem como sinônimos da poderosa Palavra do Senhor (Isaias 11:4) (2 Tessalonicenses 2:8).

O Senhor tem essa espada afiada de dois gumes (Apocalipse 2:12), que corta em todas as direções. Não poupa o pecado, nem é conivente com maus pensamentos, fábulas humanas e motivações egoístas. Ela corta o mal, aponta o erro para nosso arrependimento e fé na graça do Senhor (Apocalipse 2:16).

E espada do Senhor está empunhada contra todos os Seus inimigos. Serão todos destruídos e punidos na vinda do Senhor Jesus Cristo (Apocalipse 19:15 ).

Espada na Bíblia

Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Efésios 6:17

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.
Hebreus 4:12

Davi correu, pôs os pés sobre ele, e, desembainhando a espada do filisteu, acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça com ela.
Quando os filisteus viram que o seu guerreiro estava morto, recuaram e fugiram.
1 Samuel 17:51

"Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: 'Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito', diz o Senhor dos Exércitos.
Zacarias 4:6

mas com retidão julgará os necessitados,
com justiça tomará decisões
em favor dos pobres.
Com suas palavras,
como se fossem um cajado,
ferirá a terra;
com o sopro de sua boca
matará os ímpios.
Isaías 11:4

Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda.
2 Tessalonicenses 2:8

"Ao anjo da igreja em Pérgamo escreva: Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes."
Apocalipse 2:12

Portanto, arrependa-se! Se não, virei em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca.
Apocalipse 2:16

De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. "Ele as governará com cetro de ferro." Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso.
Apocalipse 19:15

Todos os que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos".
1 Samuel 17:47

Um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou a espada e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha. Disse-lhe Jesus: "Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão.
Mateus 26:51-52

Tinha em sua mão direita sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes. Sua face era como o sol quando brilha em todo o seu fulgor.
Apocalipse 1:16

quando eu afiar
a minha espada refulgente
e a minha mão empunhá-la para julgar,
eu me vingarei dos meus adversários
e retribuirei àqueles que me odeiam.
Deuteronômio 32:41

Estando Josué já perto de Jericó, olhou para cima e viu um homem em pé, empunhando uma espada. Aproximou-se dele e perguntou-lhe: "Você é por nós, ou por nossos inimigos?" "Nem uma coisa nem outra", respondeu ele. "Venho na qualidade de comandante do exército do ­Senhor." Então Josué prostrou-se com o rosto em terra, em sinal de respeito, e lhe perguntou: "Que mensagem o meu senhor tem para o seu servo?" O comandante do exército do ­Senhor respondeu: "Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é santo". E Josué as tirou.
Josué 5:13-15

Gideão e os cem homens que o acompanhavam chegaram aos postos avançados do acampamento pouco depois da meia-noite, assim que foram trocadas as sentinelas. Então tocaram as suas trombetas e quebraram os jarros que tinham nas mãos; as três companhias tocaram as trombetas e despedaçaram os jarros. Empunhando as tochas com a mão esquerda e as trombetas com a direita, gritaram: "À espada, pelo Senhor e por Gideão!"
Juízes 7:19-20

Gade foi a Davi e lhe disse: "Assim diz o Senhor: 'Escolha entre três anos de fome; três meses fugindo de seus adversários, perseguido pela espada deles; ou três dias da espada do Senhor, isto é, três dias de praga, com o anjo do Senhor assolando todas as regiões de Israel'. Decida agora como devo responder àquele que me enviou".
1 Crônicas 21:11-12

Prende a espada à cintura, ó poderoso!
Cobre-te de esplendor e majestade.
Salmos 45:3

A espada do Senhor está
banhada em sangue,
está coberta de gordura,
sangue de cordeiros e de bodes,
gordura dos rins de carneiros.
Pois o Senhor exige sacrifício em Bozra
e grande matança em Edom.
Isaías 34:6

Pois com fogo e com a espada
o Senhor executará julgamento
sobre todos os homens,
e muitos serão os mortos pela mão do Senhor.
Isaías 66:16

Destruidores vieram
sobre todas
as planícies do deserto,
pois a espada do Senhor
devora esta terra
de uma extremidade à outra;
ninguém está seguro.
Jeremias 12:12

" 'Ah, espada do Senhor,
quando você descansará?
Volte à sua bainha,
acalme-se e repouse.'
Jeremias 47:6