A Bíblia diz que podemos emprestar dinheiro, mas devemos evitar a prática de cobrança de juros. Temos que ter cuidado para não infringimos a lei, agiotagem é crime.

"Se fizerem empréstimo a alguém do meu povo, a algum necessitado que viva entre vocês, não cobrem juros dele; não emprestem visando a lucro"
Êxodo 22:25

Vo­cês não poderão exigir dele juros nem emprestar-lhe mantimento visando a algum lucro.
Levítico 25:37  

Não cobrem juros de um israelita, por dinheiro, alimento, ou qualquer outra coisa que possa render juros.
Deuteronômio 23:19 

Fiz uma avaliação de tudo e então repreendi os nobres e os oficiais, dizendo-lhes: "Vocês estão cobrando juros dos seus compatriotas!" Por isso convo­quei uma grande reunião contra eles
Neemias 5:7 

Eu, os meus irmãos e os meus homens de confiança também estamos emprestando dinheiro e trigo ao povo. Mas vamos acabar com a cobrança de juros!
Neemias 5:10 

Devolvam-lhes imediatamente suas terras, suas vinhas, suas oliveiras e suas casas, e também os juros que cobraram deles, a centésima parte do dinhei­ro, do trigo, do vinho e do azeite.
Neemias 5:11 

Quem aumenta sua riqueza
com juros exorbitantes
ajunta para algum outro,
que será bondoso com os pobres.
Provérbios 28:8 

Em seu meio há homens que aceitam suborno para derramar sangue; você empresta a juros, visando a lucro, e obtém ganhos injustos, extorquindo o próximo. E você se esqueceu de mim. Palavra do Soberano, o Senhor.
Ezequiel 22:12 

O rico domina sobre o pobre;
quem toma emprestado
é escravo de quem empresta.
Provérbios 22:7 

Dê a quem pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir algo emprestado.
Mateus 5:42 

Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens".
Lucas 12:15 

Neste trecho de Deuteronômio, Deus diz para os Israelitas não cobrarem juros entre eles. Naquela época não havia banco, então nações e tribos emprestavam valores aos estrangeiros:

Vocês poderão cobrar juros do estrangeiro, mas não do seu irmão israelita, para que o Senhor, o seu Deus, os abençoe em tudo o que vocês fizerem na terra em que estão entrando para dela tomar posse.
Deuteronômio 23:20

Emprestar sem juros, pode?

Sim. A Bíblia dá exemplo de uma pessoa justa que empresta o dinheiro de forma correta:

"Ele não oprime ninguém, antes, devolve o que tomou como garantia num empréstimo. Não comete roubos, antes dá a sua comida aos famintos e fornece roupas para os despidos. Ele não empresta visando a algum lucro nem cobra juros. Ele retém a sua mão para não cometer erro e julga com justiça entre dois homens. Ele age segundo os meus decretos e obedece fielmente às minhas leis. Esse homem é justo; com certeza ele viverá. Palavra do Soberano, o Senhor"
Ezequiel 18:7-9 

Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios. O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele.
Salmos 112:5-6

A Bíblia também exemplifica uma pessoa que empresta seu dinheiro visando apenas o lucro:

"Oprime os pobres e os necessitados. Comete roubos. Não devolve o que tomou como garantia. Volta-se para os ídolos e comete práticas detestáveis. Empresta visando a algum lucro e cobra juros. Deverá viver um homem desses? Não! Por todas essas práticas detestáveis, com certeza será morto, e ele será responsável por sua própria morte"
Ezequiel 18:12-13 

O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.
Provérbios 13:11 

"Mas você não vê nem pensa
noutra coisa
além de lucro desonesto,
derramar sangue inocente,
opressão e extorsão".
Jeremias 22:17

Quem empresta de forma correta é justo:

Ele retém a mão para não pecar e não empresta visando a algum lucro nem cobra juros. Obedece às minhas leis e age segundo os meus decretos. "Ele não morrerá por causa da iniquidade do seu pai; certamente viverá.
Ezequiel 18:17 

Os ímpios tomam emprestado e não devolvem,
mas os justos dão com generosidade;
Salmos 37:21

Cuidado com a ganância e o amor ao dinheiro

Lembre-se, nosso Deus é dono de toda prata e todo ouro. Somos sustentados por Ele e recebemos dele o bem mais precioso: a nossa salvação em Cristo Jesus. Isto nenhum dinheiro pode comprar. 

"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.
Mateus 6:24 

Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.
1 Timóteo 6:9-10 

Cuidado!
Que ninguém o seduza com riquezas;
não se deixe desviar por suborno,
por maior que este seja. Acaso a sua riqueza, ou mesmo
todos os seus grandes esforços,
dariam a você apoio
e alívio da aflição?
Jó 36:18-19

Quem ama o dinheiro
jamais terá o suficiente;
quem ama as riquezas jamais ficará
satisfeito com os seus rendimentos.
Isso também não faz sentido.
Eclesiastes 5:10 

Vendo-o entristecido, Jesus disse: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!
Lucas 18:24

De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.
1 Timóteo 6:6-8 

Inclina o meu coração para os teus estatutos,
e não para a ganância.
Salmos 119:36

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.
Mateus 6:19-21 

Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me".
Mateus 19:21

"Oprimir o pobre é ultrajar o seu Criador, mas tratar com bondade o necessitado é honrar a Deus."
(Provérbios 14:31) 

Melhor é o pouco do justo
do que a riqueza de muitos ímpios;
Salmos 37:16 

De nada vale a riqueza no dia da ira divina,
mas a retidão livra da morte.
Provérbios 11:4 

Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei".
Hebreus 13:5

Não digam, pois, em seu coração: 'A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza'. Mas, lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que dá a vocês a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.
Deuteronômio 8:17-18 

É melhor ter pouco
com o temor do Senhor
do que grande riqueza com inquietação.
Provérbios 15:16 

Investir no banco a juros não é pecado

Jesus tocou nesse assunto na Parábola dos Talentos. Não há pecado algum em receber lucro com juros de um investimento bancário. 

Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros.
Mateus 25:27 

Então, por que não confiou o meu dinheiro ao banco? Assim, quando eu voltasse o receberia com os juros'.
Lucas 19:23