Quando você precisa confiar em Deus, sem conseguir ver o plano que ele tem para você, onde você encontra coragem para dar o passo de fé? Como você pode ter a certeza que Deus está no controle? A Bíblia mostra que a solução é lembrar de tudo que Deus já fez:

Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: 'Até aqui o Senhor nos ajudou. 1 Samuel 7:12

Samuel era um profeta com uma missão muito difícil: liderar o povo de Israel, que estava desanimado e com medo depois de uma derrota humilhante às mãos dos seus inimigos. Em uma batalha com os filisteus, os israelitas tinham levado a Arca da Aliança, acreditando que Deus iria lhes dar a vitória. Mas a batalha terminou em um massacre e a Arca da Aliança tinha sido capturada pelos filisteus. O símbolo da presença de Deus em Israel tinha sido levado!

Depois de algum tempo a Arca da Aliança foi devolvida aos israelitas mas eles ainda tinham suas dúvidas. Será que Deus estava mesmo com eles? Podiam confiar no seu Deus, ou seria melhor adorar outros deuses pagãos? Os filisteus tinham voltado para lutar outra vez e o povo estava com medo.

Debaixo da orientação de Samuel, os israelitas decidiram colocar toda sua confiança em Deus, largando a idolatria. No seu medo, buscaram a ajuda de Deus. Samuel clamou a Deus e o Senhor lançou o exército inimigo em confusão. A vitória foi completa: os israelitas puseram seus inimigos em fuga, recuperaram o território que os filisteus tinham ocupado e não voltaram a perder outra batalha durante a vida de Samuel.

Para celebrar essa grande vitória, Samuel levantou uma pedra e lhe deu o nome de Ebenézer, que significa pedra de ajuda. Essa pedra serviria como memorial do dia em Deus derrotou os inimigos de Israel. Toda pessoa que passasse por essa pedra seria lembrada do poder e da fidelidade de Deus com seu povo.

Deus é nossa rocha

Os israelitas desmoralizados não tinham chance de ganhar a batalha contra os filisteus. O inimigo já tinha provado ser mais forte. Mas a vitória não dependia deles. Sua vitória estava na pedra de ajuda: Deus.

Deus é nossa rocha. Quando estamos fracos, ele é forte e tem poder para fazer o impossível. Podemos sempre recorrer a ele quando precisamos de ajuda.

A história de Samuel é um de muitos exemplos na Bíblia de como Deus cuida de seu povo. Ele sempre foi fiel e ajudou quem decidiu confiar nele de todo coração. Nada é difícil demais para Deus.

Vitórias passadas, esperança futura

Se até aqui o Senhor nos ajudou, ele vai continuar nos ajudando! Samuel levantou a pedra memorial Ebenézer para lembrar de tudo quanto Deus já tinha feito. Da mesma forma, nós devemos nos lembrar das coisas que Deus já fez nas nossas vidas e nas vidas de outras pessoas. Quando olhamos para trás, vemos como Deus é fiel e poderoso. As maravilha de Deus no passado nos dão esperança para o futuro.

A Bíblia diz que Deus não muda. O mesmo Deus que derrotou os filisteus quando Samuel clamou é o Deus que está com você hoje! Assim como os israelitas, você pode pôr sua confiança em Deus, porque ele não falhará. Deus cuida de quem tem sua vida dedicada a ele.

Qual é o desafio que você enfrenta? Parece impossível? Entregue tudo nas mãos de Deus e confie nele e você poderá dizer como Samuel: até aqui o Senhor me ajudou!