Quem ama a Deus deseja agradá-lo. A Bíblia nos ensina como podemos agradar a Deus em nossas vidas por meio de nossas atitudes. Deus não exige grandes feitos heroicos, sacrifícios dolorosos ou rituais complexos. As coisas que agradam a Deus são simples:

1. Ter fé em Deus

A fé é a certeza de que Deus existe e a convicção de que Ele abençoa aqueles que O buscam. Quando temos fé, temos confiança total no Senhor e na Sua bondade por nós. É importante manter a fé viva, inclusive nos momentos mais difíceis da vida. A fé também nos motiva ao amor e ao respeito por Deus e pela Sua Palavra.

A fé agrada a Deus porque pela fé em Jesus podemos ser salvos. Deus nos ama e quer nos salvar. Quando confiamos em Deus mostramos que não rejeitamos Seu amor.

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam.
-
Hebreus 11:6

O Senhor se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.
- Salmos 147:11

O Senhor se agrada dos que o temem, dos que depositam sua esperança no seu amor leal. Salmos 147:10-11

2. Arrependimento dos erros cometidos

Arrepender-se é mais que sentir remorso. Arrependimento é uma mudança de atitude, reconhecendo que o pecado é errado e, por isso, tomar a decisão de mudar. Quando pecamos, é como se falhássemos um alvo importante, por fazer coisas com a motivação errada.

É certo que não somos perfeitos. Todos falhamos numa ou noutra área, mas o mais importante na caminhada com Deus é viver buscando acertar, e fazer a vontade do Pai celestial. E quando falharmos, devemos voltar-nos para Ele, arrependidos e pedir perdão. Lembre-se: o pecado insulta a Deus. Isso deve nos contristar e nos levar a não mais entristecer ao Senhor. Quando nos arrependemos e pedimos perdão, ficamos reconciliados com Deus.

Sacrifício agradável a Deus é o espírito quebrantado;
coração quebrantado e contrito, não o desprezarás, ó Deus.
- Salmos 51:17

Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. Salmos 51:17

3. Obedecer a Deus e a Sua Palavra

A Bíblia ensina que é melhor obedecer, do que tentar agradar a Deus com presentes ou ofertas. Deus prefere um coração obediente do que uma vida cheia de esforço e estresse, tentando agradá-lo. Lembre-se: a obediência promove bênçãos! Mas se não praticarmos o que Deus nos orienta nas Escrituras, estaremos em desobediência contra Ele.

A obediência à Palavra de Deus agrada ao Senhor. Quando ouvimos e cumprimos aquilo que o Espírito Santo nos orienta e ensina, passamos a agradar ao Senhor. Se amamos a Deus acima de todas as coisas, também O obedeceremos com prazer! Várias vezes será desafiador, seremos testados, mas a obediência é a melhor coisa a se fazer!

— Será que o Senhor tem mais prazer em holocaustos e sacrifícios do que no obedecer à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o ouvir é melhor do que a gordura de carneiros.
- 1 Samuel 15:22b

4. Ser sincero e íntegro de coração

Deus ama a sinceridade. E por isso, precisamos ter vidas verdadeiras, tanto em nosso interior, como na vida prática, nos relacionamentos e afazeres diários. Lembre-se que Jesus é a verdade, Ele se agrada de pessoas honestas, inteiras e fieis que se apresentam sem máscaras.

Deus não pode ser manipulado nem é convencido por atitudes fingidas. Ele sabe de todas as coisas e ninguém poderá enganá-lo com segundas intenções, parcialidade ou falsidade. Fale, ore e viva em sinceridade. Seja verdadeiro, com Deus e com as pessoas, isso honrará ao Senhor.

Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade. Tudo o que dei foi espontaneamente e com integridade de coração. E agora vi com alegria com quanta disposição o teu povo, que aqui está, tem contribuído.
- 1 Crônicas 29:17

5. Fazer o bem ao próximo

Ter um coração bondoso e generoso espelha a bondade e amor do Senhor. Por isso, é tão importante ter a sensibilidade pela dor do outro, buscando maneiras de a aliviar. Olhe à sua volta, e considere como importante as necessidades dos outros, não somente as nossas.

É precioso que os filhos de Deus demonstrem amor, sendo gentis, cordiais e bondosos uns com os outros. Fazer o bem não é uma teoria, mas revela-se em atitudes práticas. Quando fazemos o bem e ajudamos aos outros, mostramos o amor de Deus. Deus é glorificado quando fazemos o que é certo. Deus fica feliz com nosso bem e dos outros que ajudamos.

Não se esqueçam da prática do bem e da mútua cooperação, pois de tais sacrifícios Deus se agrada.
- Hebreus 13:16

Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada. Hebreus 13:16

Como você vai agradar a Deus hoje?

Assista este devocional e saiba como pode agradar a Deus

Veja também: