Versículos de Beleza


A beleza é uma criação de Deus. Deus criou o mundo para ser bonito, para dar prazer aos nossos olhos. A beleza torna nosso mundo muito mais interessante: ela nos espanta, nos emociona, nos alegra.

Ser bonito não é errado. Várias pessoas na Bíblia eram bonitas e não foram condenadas por isso. A beleza de Ester foi um dos atributos que conquistaram o favor do rei. Na Bíblia tempos de alegria estão associadas a roupa bonita e embelezamento. 

O problema é quando a beleza é usada para o pecado: para vaidade ou sedução. A Bíblia diz que isso é uma deturpação da beleza. Não devemos idolatrar a beleza nem usá-la para o mal. A beleza é passageira, não dura, mas Deus é eterno.

Beleza na Bíblia

Você é toda linda, minha querida;
em você não há defeito algum.
Cânticos 4:7

Como você é linda, minha querida!
Ah, como é linda!
Seus olhos são pombas. Como você é belo, meu amado!
Ah, como é encantador!
Verdejante é o nosso leito.
Cânticos 1:15-16

A beleza dos jovens está na sua força;
a glória dos idosos,
nos seus cabelos brancos.
Provérbios 20:29

A beleza é enganosa,
e a formosura é passageira;
mas a mulher que teme o Senhor
será elogiada.
Provérbios 31:30

Desde Sião, perfeita em beleza,
Deus resplandece.
Salmos 50:2

A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.
1 Pedro 3:3-4

Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que declaram adorar a Deus.
1 Timóteo 2:9-10

Como anel de ouro em focinho de porco,
assim é a mulher bonita,
mas indiscreta.
Provérbios 11:22

O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração".
1 Samuel 16:7

Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,
2 Coríntios 4:16

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície.
Mateus 23:27

Não cobice em seu coração a sua beleza
nem se deixe seduzir por seus olhares,
Provérbios 6:25

Coloquei em você um vestido bordado e sandálias de couro. Eu a vesti de linho fino e a cobri com roupas caras. Adornei-a com joias; pus braceletes em seus braços e uma gargantilha em torno de seu pescoço; dei a você um pendente, pus brincos em suas orelhas e uma linda coroa em sua cabeça. Assim você foi adornada com ouro e prata; suas roupas eram de linho fino, tecido caro e pano bordado. Sua comida era a melhor farinha, mel e azeite de oliva. Você se tornou muito linda e uma rainha. Sua fama espalhou-se entre as nações por sua beleza, porque o esplendor que eu dera a você tornou perfeita a sua formosura. Palavra do Soberano, o Senhor.
Ezequiel 16:10-14

"Mas você confiou em sua beleza e us­ou sua fama para se tornar uma prostituta. Você concedeu os seus favores a todos os que passaram por perto, e a sua beleza se tornou deles. Você usou algumas de suas roupas para adornar altares idólatras, onde levou adian­te a sua prostituição. Coisas assim jamais deveriam acontecer!
Ezequiel 16:15-16

No começo de cada rua você construiu seus santuários elevados e deturpou sua beleza, oferecendo seu corpo com promiscuidade cada vez maior a qualquer um que passasse.
Ezequiel 16:25

Seu coração tornou-se orgulhoso
por causa da sua beleza,
e você corrompeu a sua sabedoria
por causa do seu esplendor.
Por isso eu o atirei à terra;
fiz de você um espetáculo
para os reis.
Ezequiel 28:17

A jovem era muito bonita e vir­gem; nenhum homem tivera relações com ela. Rebeca desceu à fonte, encheu seu cântaro e voltou.
Gênesis 24:16

Mardoqueu tinha uma prima chamada Hadassa, que havia sido criada por ele, por não ter pai nem mãe. Essa moça, também conhecida como Ester, era atraente e muito bonita, e Mardoqueu a havia tomado como filha quando o pai e a mãe dela morreram. Quando a ordem e o decreto do rei foram proclamados, muitas moças foram trazi­das à cidadela de Susã e colocadas sob os cuida­dos de Hegai. Ester também foi trazida ao palácio do rei e confiada a Hegai, encarregado do harém. A moça o agradou e ele a favoreceu. Ele logo lhe providenciou tratamento de beleza e comida especial. Designou-lhe sete moças escolhidas do palácio do rei e transferiu-a, junto com suas jovens, para o melhor lugar do harém.
Ester 2:7-9

Jessé mandou chamá-lo, e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência.
Então o Senhor disse a Samuel: "É este! Levante-se e unja-o".
1 Samuel 16:12