Versículos sobre Batismo no Espírito Santo


O Batismo no Espírito Santo é a confirmação ou selo da promessa de Deus. Ele prometeu que derramaria do Seu Espírito sobre o Seu povo (Joel 2:27-28). A promessa da vinda do Espírito Santo é descrita em várias passagens do Antigo Testamento (Isaías 44:3; Ezequiel 39:29, Zacarias 12:10). Essas profecias declaram que o Espírito Santo seria dado para restauração, comunhão e consolo do povo de Deus.

O derramar do Espírito Santo era aguardado pelo povo judeu juntamente com a chegada do Messias. A esperança de que Deus através do Seu Espírito habitaria para sempre no meio dos Seus.

Nos Evangelhos também encontramos referências acerca dessa promessa. João Batista profetizou que o Messias, Jesus, batizaria com o Espírito Santo e com fogo (Mateus 3:11-12).

O próprio Senhor Jesus prometeu aos Seus discípulos que quando fosse para o Pai, não deixaria órfãos os seus seguidores. Ele enviaria o outro Consolador (João 14:16-17) para estar com a Sua Igreja e prepará-la para estar eternamente consigo mesmo.

Depois de ter ressuscitado, em Atos dos Apóstolos, Jesus advertiu aos Seus discípulos para que ficassem em Jerusalém até que recebessem a promessa de Deus Pai (Atos 1:4-5).

Quando os que creram fossem batizados com o Espírito Santo receberiam a capacitação de Deus para testemunhar sobre Jesus Cristo ao mundo. Antes de ascender aos Céus, Jesus prometeu que os discípulos receberiam este poder do Espírito Santo para dar testemunho Dele por onde fossem.

Assim, o dia de Pentecostes, foi o marco inicial da união e caminhada da Igreja junto da presença do Espírito Santo de Deus. Pedro, na sua pregação, transmitiu ao povo (peregrinos e judeus devotos) o que recebeu de Jesus sobre a promessa do Espírito (Atos 2:38-40).

O Espírito Santo passou a habitar dentro daqueles que creem no Senhor Jesus Cristo e O recebem em seu coração. O Consolador intercede e trabalha no interior do crente, promovendo fé, arrependimento, regeneração e santificação. A Bíblia diz que é pela atuação do Espírito Santo que o homem é convencido do pecado, do juízo e da justiça de Deus (João 16:8). Também é por Sua ação que o crente passa a produzir o Seu fruto (Gálatas 5:22-23).

Assim, Jesus, o Messias, cumpriu a promessa de batizar com Espírito Santo a todo aquele que crê Nele e se arrepende dos seus pecados. Todo cristão, pela fé, tem consigo a presença Dele e é guiado pelo Espírito de Deus (João 16:7-14).  

Batismo no Espírito Santo na Bíblia

Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
Atos dos Apóstolos 2:38

Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo".
Atos dos Apóstolos 1:5

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra".
Atos dos Apóstolos 1:8

Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.
Atos dos Apóstolos 4:31

Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar.
Atos dos Apóstolos 19:6

"Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós!" Então ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Depois pediram a Pedro que ficasse com eles alguns dias.
Atos dos Apóstolos 10:47-48

Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
1 Coríntios 12:13

Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!"
Lucas 11:13