A palavra grega para arrependimento é "metanoé", que significa "mudar de opinião, mudar de pensamento, mentalidade; converter-se; arrepender-se, recuar de algo; voltar atrás de algo"¹.

No contexto cristão, o arrependimento é uma mudança de caráter e atitude diante de um erro cometido.

O que é o arrependimento segundo a Bíblia

O arrependimento é um critério necessário para a salvação. O arrependimento anda junto com a fé, ambas ocorrem praticamente ao mesmo tempo na salvação de um indivíduo. Até porque se a pessoa crê no evangelho, consequentemente ela se arrepende dos seus pecados e entrega a vida a Jesus.

Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus.
Atos dos Apóstolos 3:19-20

O arrependimento tem um papel tão importante para a salvação quanto a fé, não existe fé verdadeira sem arrependimento verdadeiro.

O teólogo norte-americano Wayne Grudem define arrependimento da seguinte forma:

"arrependimento é uma sincera tristeza por causa do pecado, é renunciá-lo e comprometer-se sinceramente a abandoná-lo, e prosseguir obedecendo a Cristo"²

Dessa maneira, o arrependimento é um sentimento e um compromisso em mudança de caráter e atitude diante do pecado. É se envergonhar dos pecados cometidos e se comprometer em não cometê-los mais.

Remorso seria apenas a vergonha de suas ações, mas sem transformação de caráter. Dessa forma, existe uma clara diferença entre o arrependimento cristão, e o sentimento de remorso.

Exemplos de arrependimento

Pregação de Pedro

Após a primeira pregação do apóstolo Pedro, sobre toda obra de Jesus Cristo, muitas pessoas se converteram.

Quando ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: "Irmãos, que faremos?"
Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
Atos dos Apóstolos 2:37-38

Nesse texto encontramos o ato que deve ser seguido do arrependimento: o batismo. Quem se arrepende dos seus pecados e entra para a Família de Deus, deve ser batizado no nome de Jesus Cristo.

Veja também Versículos sobre Batismo.

A conversão de Paulo

Vocês ouviram qual foi o meu procedimento no judaísmo, como perseguia com violência a igreja de Deus, procurando destruí-la.
Gálatas 1:13

Essa era a situação de Paulo quando a Igreja surgiu no mundo judaico. Ele perseguia os cristãos, os prendia e concordava com suas mortes. Mas depois de ter um encontro verdadeiro e renovador com Jesus, sua conduta mudou completamente.

Apenas ouviam dizer: "Aquele que antes nos perseguia, agora está anunciando a fé que outrora procurava destruir".
Gálatas 1:23

O filho pródigo

Ainda que seja uma parábola, uma história que Jesus contou para ensinar uma mensagem, é notável a transformação que o filho mais novo teve na sua vida. Após pedir sua parte da herança ao pai que ainda estava vivo, saiu para esbanjar e gastar tudo com prazeres.

Depois de se encontrar em um estado deplorável, ele se arrependeu de tudo que havia feito. Assim que voltou para a casa de seu pai, que o esperava, disse o que marca seu arrependimento:

"O filho lhe disse: 'Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho'.
Lucas 15:21

Acesse versículos sobre arrependimento.

Davi e seu adultério

O rei Davi é autor de um dos salmos mais conhecidos e mostra exatamente o sentimento de alguém que se arrepende.

Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados,
o meu corpo definhava de tanto gemer.

Então reconheci diante de ti o meu pecado
e não encobri as minhas culpas.
Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões",
ao Senhor,
e tu perdoaste a culpa do meu pecado.

Alegrem-se no Senhor e exultem,
vocês que são justos!
Cantem de alegria,
todos vocês que são retos de coração!
Salmo 32:3, 5, 11

Veja que enquanto não se arrependia do seu pecado, Davi sofria diante de Deus a culpa e as consequências de suas ações. O verso 5 demonstra claramente o momento de arrependimento, da mudança de atitude, em que ele confessa seus pecados a Deus.

Por fim, sua mudança completa se dá no versículo 11 em que passa a louvar a Deus, e convida outras pessoas a louvar com ele!

O chamado ao arrependimento

A mensagem de João Batista

Quem primeiro pregou o arrependimento no Novo Testamento foi João Batista. Isso está registrado em:

Naqueles dias, surgiu João Batista, pregando no deserto da Judeia.
Ele dizia: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo".
Mateus 3:1-2

João Batista estava preparando o caminho para a mensagem de Jesus, que viria depois dele. Desde antes do ministério de Cristo, João Batista denunciava a realidade do pecado e batizava nas águas aqueles que se arrependiam.

A ele vinha gente de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a região ao redor do Jordão. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.
Mateus 3:5-6

A mensagem de Jesus Cristo

Assim que Cristo começou seu ministério, sua mensagem era clara:

Daí em diante Jesus começou a pregar: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo".
Mateus 4:17

O Filho de Deus veio para abrir as portas da salvação. Quando o Senhor pregava o arrependimento dos pecados, estava ensinando o caminho para entrar no Reino de Deus.

Jesus também aprofunda os motivos pelos quais as pessoas deveriam se arrepender. No seu famoso Sermão da Montanha, ele melhora o entendimento sobre pecado, mostrando que as intenções do coração eram tão pecado quanto a ação prática em si.

Veja mais sobre o Sermão da Montanha.

A missão da igreja

Lucas deixa bem claro que a igreja possui uma missão: pregar o arrependimento para todas as pessoas.

E lhes disse: "Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia,
e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.
Lucas 24:46-47

O sacrifício de Jesus é a base para a pregação de arrependimento, pois possibilitou o perdão dos pecados. Essa é a missão da igreja, transmitir a obra de Cristo.

Acesse Versículos sobre o Ide.

Obra citada:

¹ Carlo Rusconi, Dicionário do Grego do Novo Testamento. São Paulo: Paulus, 2003. Pag. 305

² Wayne A. Grudem: Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova, 1999. Pag. 592