Versículos de Anátema


A palavra anátema tem origem no idioma grego e no contexto bíblico é usada para descrever uma condenação ou destruição eterna e total. Frequentemente era usada para se referir a uma pessoa que sofreu excomunhão, ou seja, que foi afastada da igreja.

Na Bíblia, a palavra anátema aparece 6 vezes, no entanto, em muitas versões ele é traduzida como "maldição". No seu sentido original, "anátema" indicava alguma coisa consagrada ou oferecida a Deus.

Em alguns casos, a palavra anátema também podia descrever o ato de fazer um voto, podendo ser também designar uma conspiração.

Anátema na Bíblia

Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça,
Romanos 9:3

Mas, ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que pregamos a vocês, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém anuncia a vocês um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!
Gálatas 1:8-9

Na manhã seguinte os judeus tramaram uma conspiração e juraram solenemente que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem Paulo.
Atos dos Apóstolos 23:12

Se alguém não ama o Senhor, seja amaldiçoado. Vem, Senhor!
1 Coríntios 16:22

Então Israel fez este voto ao Senhor: "Se entregares este povo em nossas mãos, destruiremos totalmente as suas cidades". O Senhor ouviu o pedido de Israel e lhes entregou os cananeus. Israel os destruiu completamente, a eles e às suas cidades; de modo que o lugar foi chamado Hormá.
Números 21:2-3

A cidade, com tudo o que nela existe, será consagrada ao Senhor para destruição. Somente a prostituta Raabe e todos os que estão com ela em sua casa serão poupados, pois ela escondeu os espiões que enviamos.
Josué 6:17

quando a terra for liberada no Jubileu, será santa, consagrada ao Senhor, e se tornará pro­priedade dos sacerdotes.
Levítico 27:21