O amor de Deus é o motivo de não sermos destruídos. O que seria de nós sem a misericórdia do Senhor? Na passagem de Lamentações 3:22-23, o profeta Jeremias enfatiza a infindável misericórdia de Deus:

A misericórdia do senhor se renova a cada manhã

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. 

Lamentações 3:22-23 ARA  

Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade!

Lamentações 3:22-23 NVI

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.

Lamentações 3:22-23 ACF 

Qual o significado de misericórdia? 

Ser misericordioso é ser compassivo, benevolente e bondoso. Ao invés de nos condenar, Deus na Sua misericórdia, nos enviou o Seu filho Jesus para não sofrêssemos o castigo eterno. 

O "salário do pecado é a morte", mas a misericórdia de Deus nos proporcionou a oportunidade de sermos redimidos e recebermos a vida eterna. Se Deus não quisesse nos salvar, não teríamos alternativa, senão sofrer as consequências dos nossos atos:

E Deus respondeu: "Diante de você farei passar toda a minha bondade e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericór­dia e terei compaixão de quem eu quiser ter com­paixão".

Êxodo 33:19 NVI 

Leia mais: Versículos sobre a misericórdia de Deus.

Deus é bom!

Sim, Deus é bom e a sua bondade é perfeita! Ele escolheu nos amar. A forma como Deus cuida da nossa vida revela a sua bondade e compaixão. Esse amor que recebemos, deve se reverter em obediência a Deus e atos de misericórdia para com o próximo.

"Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra?

Ou, se pedir peixe, lhe dará uma cobra?

Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles façam a vocês; pois esta é a Lei e os Profetas.

Mateus 7: 9-12 NVI

Quando passamos a ter conhecimento da misericórdia de Deus, nos tornamos mais amáveis. De graça recebemos o amor divino e de graça devemos retribuir. Agir com misericórdia para com o próximo é uma escolha quer rende bons frutos e reflete o amor de Deus. 

Veja também: Versículos sobre o Amor de Deus.