A arca é levada para o templo (episódio bíblico)

Todas as passagens da Bíblia sobre o episódio "A arca é levada para o templo".

2 Crônicas 5

2 Então Salomão reuniu em Jerusalém as autoridades de Israel e todos os líderes das tribos e os chefes das famílias israelitas, para levarem de Sião, a Cidade de Davi, a arca da aliança do Senhor.

3 E todos os homens de Israel uniram-se ao rei por ocasião da festa, no sétimo mês.

4 Quando todas as autoridades de Israel chegaram, os levitas pegaram a arca

5 e a levaram com a Tenda do Encontro e com todos os seus utensílios sagrados. Foram os sacerdotes levitas que levaram tudo.

6 O rei Salomão e toda a comunidade de Israel que se havia reunido a ele diante da arca sacrificaram tantas ­ovelhas e bois que nem era possível con­tar.

7 Os sacerdotes levaram a arca da aliança do Senhor para o seu lugar no santuário interno do templo, no Lugar Santíssimo, e a colocaram debaixo das asas dos querubins.

8 Os querubins tinham suas asas estendidas sobre o lugar da arca e cobriam a arca e as varas utilizadas para o trans­porte.

9 Es­sas varas eram tão compridas que as suas pontas se estendiam para fora da arca e podiam ser vistas da parte da fren­te do santuário interno, mas não de fora dele; e elas estão lá até hoje.

10 Na arca havia só as duas tábuas que Moisés tinha colocado quando estava em Horebe, onde o Senhor fez uma aliança com os israelitas depois que saíram do Egito.

11 Os sacerdotes saíram do Lugar Santo. Todos eles haviam se consagrado, não importando a divisão a que pertenciam.

12 E todos os levitas que eram músicos - Asafe, Hemã, Jedutum e os filhos e parentes deles - ficaram a leste do altar, vestidos de linho fino, tocando címbalos, harpas e liras, e os acompanhavam cento e vinte sacerdotes tocando cornetas.

13 Os que tocavam cornetas e os cantores, em unís­sono, louvaram e agra­deceram ao Senhor. Ao som de cornetas, címbalos e outros instrumentos, levantaram suas vozes em louvor ao Senhor e cantaram:
"Ele é bom;
o seu amor dura para sempre".
Então uma nuvem encheu o templo do Senhor,

14 de forma que os sacerdotes não podiam desempenhar o seu serviço, pois a glória do Senhor encheu o templo de Deus.

2 Crônicas 6

1 E Salomão exclamou: "O Senhor disse que habitaria numa nuvem escura!

2 Na realidade construí para ti um templo magnífico, um lugar para nele habitares para sempre!"

3 Depois o rei virou-se e abençoou toda a assembleia de Israel, que estava ali em pé.

4 E disse: "Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que por suas mãos cumpriu o que prometeu com sua própria boca a meu pai Davi, quando lhe disse:

5 'Desde o dia em que tirei meu povo do Egito, não escolhi nenhuma cidade das tribos de Israel para nela construir um templo em honra ao meu nome, nem escolhi ninguém para ser o líder de Israel, o meu povo.

6 Mas, agora, escolhi Jerusalém para o meu nome ali estar e escolhi Davi para governar Israel, o meu povo'.

7 "Meu pai, Davi, tinha no coração o propósito de construir um templo em honra ao nome do Senhor, o Deus de Israel.

8 Mas o Senhor lhe disse: 'Você fez bem em ter no coração o plano de cons­truir um templo em honra ao meu nome;

9 no entanto, não será você que o cons­truirá, mas o seu filho, que procederá de você; ele construirá o tem­plo em honra ao meu nome'.

10 "E o Senhor cumpriu a sua promessa. Sou o sucessor de meu pai, Davi, e agora ocupo o trono de Israel, como o ­Senhor tinha prometido, e construí o templo em honra ao nome do Senhor, o Deus de Israel.

11 Coloquei nele a arca, na qual estão as tábuas da aliança do Senhor, aliança que ele fez com os israelitas".

Leia o Capítulo Completo
Quer Receber Mensagens Bíblicas?