Versículos sobre Zelo


Zelo é um cuidado e dedicação intensos por alguma coisa ou por alguém. Na Bíblia, essa qualidade de diligência também aparece como um dos atributos de Deus, que preserva a sua santidade e retidão eternamente. Deus é zeloso em toda a Sua obra e no cumprimento da Sua vontade soberana. E, tal como Ele, somos aconselhados a também termos zelo por Suas coisas, obedecendo a Sua vontade.

Zelo também pode ser entendido como um sentimento de alta estima ou de ciúmes por quem se tem afeição. Deus zela assim pelos que são Seus. Ele purifica e cuida do Seu povo, separando-os daqueles que não O reconhecem como Senhor para serem zelosos de boas obras (Tito 2:12-14).

Jesus certa vez, demonstrou zelo pelas coisas de Deus, quando expulsou os cambistas e comerciantes do Templo (João 2:12-17). Os discípulos lembraram-se de Salmos 69:9, onde foi predito que o Messias sentiria extremo zelo pela Casa do Senhor. Fazer da fé e da adoração a Deus um negócio é totalmente reprovável pelo Senhor Jesus. 

A vida cristã deve manifestar-se com todo zelo e uma dedicação intensa ao Senhor Deus e ao Seu Reino. O nosso corpo é Templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19-20), por isso não devemos negociar a nossa fé e amor a Deus com o mundo. Ele é digno de receber toda glória e adoração pura de Seus filhos. 

Zelo na Bíblia

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.
Tito 2:11-14

Seus discípulos lembraram-se que está escrito: "O zelo pela tua casa me consumirá".
João 2:17

pois o zelo pela tua casa me consome,
e os insultos daqueles que te insultam
caem sobre mim.
Salmos 69:9

Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito.
2 Coríntios 7:11

Posso testemunhar que eles têm zelo por Deus, mas o seu zelo não se baseia no conhecimento.
Romanos 10:2

No judaísmo, eu superava a maioria dos judeus da minha idade, e era extremamente zeloso das tradições dos meus antepassados.
Gálatas 1:14

"Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.
Apocalipse 3:19

Olha dos altos céus,
da tua habitação elevada, santa e gloriosa.
Onde estão o teu zelo e o teu poder?
Retiveste a tua bondade
e a tua compaixão;
elas já nos faltam!
Isaías 63:15

Dele e dos seus descendentes será a aliança do sacerdócio perpétuo, porque ele foi zeloso pelo seu Deus e fez propiciação pelos israelitas".
Números 25:13

Judá fez o que o Senhor reprova. Pelos pecados que cometeram, eles despertaram a sua ira zelosa mais do que os seus antepassados o tinham feito.
1 Reis 14:22

e lhe disse: "Venha comigo e veja o meu zelo pelo Senhor". E o levou em seu carro.
2 Reis 10:16

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.
1 Coríntios 6:19-20

De Jerusalém sairão sobreviventes,
e um remanescente do monte Sião.
O zelo do Senhor dos Exércitos
realizará isso'.
Isaías 37:32

"Então a minha ira cessará, diminuirá a minha indignação contra eles, e serei vingado. E, quando tiver esgotado a minha ira sobre eles, saberão que eu, o Senhor, falei segundo o meu zelo.
Ezequiel 5:13

"Por isso, assim diz o Soberano, o Senhor: Agora trarei Jacó de volta do cativeiro e terei compaixão de toda a nação de Israel, e serei zeloso pelo meu santo nome.
Ezequiel 39:25

Assim diz o Senhor dos Exércitos: "Tenho muito ciúme de Sião; estou me consumindo de ciúmes por ela".
Zacarias 8:2

O Senhor é Deus zeloso e vingador!
O Senhor é vingador!
Seu furor é terrível!
O Senhor executa vingança
contra os seus adversários
e manifesta o seu furor
contra os seus inimigos.
Naum 1:2

"Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui instruído rigorosamente por Gamaliel na lei de nossos antepassados, sendo tão zeloso por Deus quanto qualquer de vocês hoje.
Atos dos Apóstolos 22:3

Veja também o que a Bíblia diz sobre: