Versículos sobre Viúva


Uma viúva tem um duplo desafio para manter a casa. Na antiguidade esta condição era ainda mais delicada.

Muitas ficavam à margem da sociedade. Como as mulheres não podiam trabalhar, muitas viúvas dependiam de esmolas e caridade. Mas diante disso tudo, Deus sempre protegeu as viúvas e os órfãos e nunca os deixou desamparados.

Deus desde o inicio estabeleceu uma direção para cuidar dessas mulheres que passaram por tantas dificuldades. Como igreja, devemos cuidar dos desamparados e espalhar o amor de Deus para aqueles que perderam alguém tão querido.

Viúva na Bíblia

A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.
Tiago 1:27

O Senhor protege o estrangeiro
e sustém o órfão e a viúva,
mas frustra o propósito dos ímpios.
Salmos 146:9

Seus líderes são rebeldes,
amigos de ladrões;
todos eles amam o suborno
e andam atrás de presentes.
Eles não defendem os direitos do órfão,
e não tomam conhecimento
da causa da viúva.
Isaías 1:23

Trate adequadamente as viúvas que são realmente necessitadas. Mas, se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a pôr a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus. A viúva realmente necessitada e desamparada põe sua esperança em Deus e persiste dia e noite em oração e em súplica. Mas a que vive para os prazeres, ainda que esteja viva, está morta. Dê-lhes estas ordens, para que sejam irrepreensíveis.
1 Timóteo 5:3-7

Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o grande Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita suborno. Ele defende a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e roupa.
Deuteronômio 10:17-18

"Não neguem justiça ao estrangeiro e ao órfão, nem tomem como penhor o manto de uma viúva.
Deuteronômio 24:17

A viúva realmente necessitada e desamparada põe sua esperança em Deus e persiste dia e noite em oração e em súplica.
1 Timóteo 5:5

'Maldito quem negar justiça ao estrangeiro, ao órfão ou à viúva'.
Todo o povo dirá: 'Amém!'
Deuteronômio 27:19

Assim diz o Senhor: "Administrem a justiça e o direito: livrem o explorado das mãos do opressor. Não oprimam nem maltratem o estrangeiro, o órfão ou a viúva; nem derramem sangue inocente neste lugar.
Jeremias 22:3

Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: "Afirmo que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros.
Marcos 12:41-43

O Senhor derruba
a casa do orgulhoso,
mas mantém intactos
os limites da propriedade da viúva.
Provérbios 15:25

Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado. Nem tra­mem maldades uns contra os outros".
Zacarias 7:10