Versículos sobre Vinho


O Vinho é o tipo de bebida alcoólica, produzido através da fermentação natural do suco de uva, que aparece com frequência na Bíblia. Quase sempre há uma recomendação/reprovação do consumo descontrolado desta bebida. 

A Bíblia é clara ao advertir que aquele que consome seja equilibrado e que não se deixe dominar (viciar) por ele (Provérbios 20:1). Porque o vinho, bem como as bebidas fortes (alcoólicas), pode levar as pessoas à perdição (perda de controle e domínio próprio, desvarios, alvoroço, provocações, violência, acidentes, vícios, doenças etc.). 

O Vinho também aparece na Bíblia como símbolo da alegria e abundância (Salmos 104:14-15), como um elemento confortante (Provérbios 31:6) e até curativo (1 Timóteo 5:23). Foi um dos elementos utilizados no primeiro sinal milagroso de Jesus (João 2:1-11).

Há outras passagens em que o vinho aparece num sentido figurado, remetendo a outros significados, como por exemplo: o Vinho novo em odres novos, podendo significar a nova Vida, a Palavra de Deus ou o poder da fé que Cristo trouxe, e que devem ser recebidos por "novas criaturas". Ainda outros significados como: "Cálice do vinho da ira de Deus" (Jr. 25:15), "vinho da fúria...(Ap. 14:8), "vinho do furor de Deus" (Ap. 14:10).

A embriaguez por vinho ou qualquer outra bebida é condenada por ser um vício prejudicial para o homem, além disso é considerado uma obra da carne (Gl. 5:19-21) passível de impedir a herança no Reino de Deus.

Veja também: Bebidas alcoólicas e Bebida forte

Referências sobre Vinho na Bíblia

O vinho é zombador
e a bebida fermentada provoca brigas;
não é sábio deixar-se dominar por eles.
Provérbios 20:1

Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,
Efésios 5:18

o vinho, que alegra o coração do homem;
o azeite, que lhe faz brilhar o rosto,
e o pão, que sustenta o seu vigor.
Salmos 104:15

Dê bebida fermentada aos
que estão prestes a morrer,
vinho aos que estão angustiados;
Provérbios 31:6

Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades.
1 Timóteo 5:23

No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava ali; Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". Respondeu Jesus: "Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou". Sua mãe disse aos serviçais: "Façam tudo o que ele mandar". Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabiam entre oitenta e cento e vinte litros. Disse Jesus aos serviçais: "Encham os potes com água". E os encheram até a borda. Então lhes disse: "Agora, levem um pouco ao encarregado da festa".
Eles assim fizeram, e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo e disse: "Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora". Este sinal milagroso, em Caná da Galileia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.
João 2:1-11

E ninguém põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, o vinho rebentará a vasilha, e tanto o vinho quanto a vasilha se estragarão. Ao contrário, põe-se vinho novo em vasilha de couro nova".
Marcos 2:22

Assim me disse o Senhor, o Deus de Israel: "Pegue de minha mão este cálice com o vinho da minha ira e faça com que bebam dele todas as nações a quem eu o envio.
Jeremias 25:15

Um segundo anjo o seguiu, dizendo: "Caiu! Caiu a grande Babilônia que fez todas as nações beberem do vinho da fúria da sua prostituição!"
Apocalipse 14:8

também beberá do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro,
Apocalipse 14:10

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
Gálatas 5:19-21

Não se deixe atrair pelo vinho
quando está vermelho,
quando cintila no copo
e escorre suavemente!
Provérbios 23:31

A grande cidade foi dividida em três partes, e as cidades das nações se desmoronaram. Deus lembrou-se da grande Babilônia e lhe deu o cálice do vinho do furor da sua ira.
Apocalipse 16:19

à prostituição,
ao vinho velho e ao novo,
prejudicando o discernimento
do meu povo.
Oséias 4:11

os seus celeiros
ficarão plenamente cheios,
e os seus barris transbordarão de vinho.
Provérbios 3:10

e lhe disse: "Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho!" Ana respondeu: "Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor.
1 Samuel 1:14-15

Encheste o meu coração de alegria,
alegria maior do que a daqueles
que têm fartura de trigo e de vinho.
Salmos 4:7

Honre o Senhor
com todos os seus recursos
e com os primeiros frutos
de todas as suas plantações; os seus celeiros
ficarão plenamente cheios,
e os seus barris transbordarão de vinho.
Provérbios 3:9-10

Assim me disse o Senhor, o Deus de Israel: "Pegue de minha mão este cálice com o vinho da minha ira e faça com que bebam dele todas as nações a quem eu o envio.
Jeremias 25:15

Veja também o que a Bíblia diz sobre: