Versículos sobre Despedida


Despedir-se é quase sempre uma atitude difícil, tanto para quem vai quanto para quem fica. A despedida pressupõe a separação, ainda que momentânea, e a ausência daquele que necessitou partir.

Quando nos despedimos, é sempre bom abençoar (Números 6:24-26), desejando coisas boas aos que vão e àqueles que ficam (Josué 22:6), principalmente, desejar que permaneçam na presença de Jesus. A despedida será mais tranquila se considerarmos que Deus pode continuar presente, guardando e abençoando quem partiu r em todos os lugares que for.

As breves ou programadas despedidas são sempre mais leves de se aceitar. Mas quando as pessoas se desligam, se afastando por maior período de tempo ou maior distância, torna-se mais difícil por causa da saudade e da falta do outro.

Diariamente há milhares de pessoas se despedindo de familiares e amigos por muitos e diferentes motivos. 

Há ainda aquela despedida mais dura, aquele momento em que sabemos que não vamos mais encontrar (nesta vida) com aquele que se vai: a morte. Neste triste momento, precisamos encontrar forças e consolo em Deus para conseguirmos nos despedir com esperança daqueles que amamos.

O importante, sabendo que um dia iremos partir (Eclesiastes 7:2), numa ou noutra circunstância, é sempre deixarmos boas recordações do tempo em que estivemos presentes. Pratica o que é bom, e busque viver em paz (Salmos 34:14) com a família, amigos e irmãos na igreja, no trabalho, na escola, enfim, com todas as pessoas que você se relaciona.

 Confira alguns momentos de despedida na Bíblia:

  • A separação de Abraão e Ló (Gênesis 13:11)
  • Despedida de Agar e Ismael, de Abraão (Gênesis 21:14)
  • Despedida de Rebeca, para se casar com Isaque (Gênesis 24:56-62)
  • Despedida de Isaque e Jacó (Gênesis 28:5) 
  • Despedida de Jacó de todos os seus descendentes (Gênesis 49:29-33)
  • Despedida de Noemi e sua nora (Rute 1:14)
  • Despedida de Davi e Jônatas (1 Samuel 20:41)
  • Despedida de Jesus e seus discípulos (João 16:28)
  • Despedida de Paulo da igreja de Éfeso (Atos 20:36-38)

Despedida na Bíblia

Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês.
2 Coríntios 13:11

Tendo passado algum tempo ali, foram despedidos pelos irmãos com a bênção da paz para voltarem aos que os tinham enviado,
Atos dos Apóstolos 15:33

Então Josué os abençoou e os despediu, e eles foram para casa.
Josué 22:6

"O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer
o seu rosto sobre ti
e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto
e te dê paz.
Números 6:24-26

Elas, então, começaram a chorar alto de novo. Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela.
Rute 1:14

Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias. "Deixa-me dar um beijo de despedida em meu pai e minha mãe", disse, "e então irei contigo."
"Vá e volte", respondeu Elias; "lembre-se do que fiz a você." E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, tornando-se o seu auxiliar.
1 Reis 19:20-21

Depois que o menino foi embora, Davi saiu do lado sul da pedra e inclinou-se três vezes perante Jônatas com o rosto em terra. Então despediram-se beijando um ao outro e chorando; Davi chorou ainda mais do que Jônatas.
1 Samuel 20:41

Cessado o tumulto, Paulo mandou chamar os discípulos e, depois de encorajá-los, despediu-se e partiu para a Macedônia.
Atos dos Apóstolos 20:1

Tendo dito isso, ajoelhou-se com todos eles e orou. Todos choraram muito e, abraçando-o, o beijavam. O que mais os entristeceu foi a declaração de que nunca mais veriam a sua face. Então o acompanharam até o navio.
Atos dos Apóstolos 20:36-38

Nós, porém, irmãos, privados da companhia de vocês por breve tempo, em pessoa, mas não no coração, esforçamo-nos ainda mais para vê-los pessoalmente, pela saudade que temos de vocês.
1 Tessalonicenses 2:17

Vo­cê nem sequer me deixou beijar meus netos e minhas filhas para despedir-me deles. Você foi insensa­to.
Gênesis 31:28

Ainda outro disse: "Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e despedir-me da minha família".
Lucas 9:61

Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho,
Mateus 14:23

Uma vez despedidos, os homens desceram para Antioquia, onde reuniram a igreja e entregaram a carta.
Atos dos Apóstolos 15:30

Pedindo eles que ficasse mais tempo, não cedeu. Mas, ao partir, prometeu: "Voltarei, se for da vontade de Deus". Então, embarcando, partiu de Éfeso.
Atos dos Apóstolos 18:20-21

Na verdade, quem sabe o que é bom para o ho­mem, nos poucos dias de sua vida vazia, em que ele passa como uma sombra? Quem poderá contar-lhe o que acontecerá debaixo do sol depois que ele partir?
Eclesiastes 6:12

É melhor ir a uma casa onde há luto
do que a uma casa em festa,
pois a morte é o destino de todos;
os vivos devem levar isso a sério!
Eclesiastes 7:2

"Ó Soberano, como prometeste,
agora podes despedir em paz
o teu servo. Pois os meus olhos já viram
a tua salvação,
Lucas 2:29-30

Mas ele disse: "Não me detenham, agora que o Senhor coroou de êxito a minha missão. Vamos despedir-nos, e voltarei ao meu senhor".
Gênesis 24:56

Na manhã seguinte, Abraão pegou al­guns pães e uma vasilha de couro cheia d'água, entregou-os a Hagar e, tendo-os colocado nos ombros dela, despediu-a com o menino. Ela se pôs a caminho e ficou vagando pelo deserto de Berseba.
Gênesis 21:14

Ló escolheu todo o vale do Jordão e partiu em direção ao leste. Assim os dois se separaram:
Gênesis 13:11

Então Isaque despediu Jacó e este foi a Padã-Arã, a Labão, filho do arameu Betuel, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e Esaú.
Gênesis 28:5

Despedida a congregação, muitos dos judeus e estrangeiros piedosos convertidos ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Estes conversavam com eles, recomendando-lhes que continuassem na graça de Deus.
Atos dos Apóstolos 13:43