Sua vida está sem esperança? Já se esgotaram todas as possibilidades? A Bíblia tem esperança para você! Deus é o Deus do impossível, que pode transformar até as situações mais difíceis. Veja esse estudo bíblico sobre o Vale de Ossos Secos e renove sua esperança em Deus hoje mesmo…

A visão do vale de ossos secos

Ezequiel era um profeta judeu que morava na Babilônia. Certo dia, ele teve uma visão na qual Deus o levou a um vale cheio de ossos muito secos. Então, Deus lhe perguntou se era possível aqueles ossos voltarem à vida. Ezequiel não sabia a resposta, mas Deus ordenou que ele profetizasse vida sobre os ossos.

Então ele me disse: "Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Soberano, o Senhor, a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor."

- Ezequiel 37:4-6

Obediente, Ezequiel profetizou sobre os ossos e uma coisa incrível aconteceu. Os ossos se juntaram, e os músculos, os tendões e a pele voltaram a aparecer sobre eles! Já não era só um monte de ossos. Eram corpos humanos, inteiros e restaurados.

Só havia um problema: não estavam vivos. Então, Deus mandou Ezequiel profetizar outra vez sobre eles. Ezequiel obedeceu e os corpos receberam espírito e ficaram vivos. Agora, à sua frente, havia um grande exército de pé! O impossível havia acontecido. O milagre estava completo.

Os ossos secos - a nação de Israel

Deus explicou a Ezequiel que os ossos secos representavam a nação de Israel. Depois de muitos anos de desobediência, Deus havia castigado os israelitas, entregando-os nas mãos de seus inimigos. A cidade de Jerusalém havia sido arrasada, o templo estava em ruínas e o povo tinha sido deportado para a Babilônia.

Tudo isso era fruto do pecado. O povo de Israel havia abandonado a Deus para seguir falsos deuses, e tinha se dedicado a praticar coisas que eram erradas. Como não se arrependeram, nem mudaram de vida, receberam o castigo que mereciam. Agora, diante da devastação, eles reconheceram seus erros, mas perderam a esperança. A escravidão era sua nova realidade e eles se sentiam mortos, como ossos secos. Era o fim.

A promessa de restauração

Entretanto, a visão que Deus deu a Ezequiel era uma mensagem de esperança. Os israelitas haviam pecado, mas agora tinham se arrependido e voltado seus corações para Deus. E Deus teve compaixão de seu povo.

A esperança dos israelitas havia secado, mas Deus mostrou que Ele tinha o poder para lhes devolver a vida. Ele prometeu restaurar o povo de Israel com seu Espírito e levá-los de volta para sua terra. A morte e a devastação iriam ser transformadas em vida e bênção!

Porei o meu Espírito em vocês e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei e fiz. Palavra do Senhor. Ezequiel 37:14

Esperança quando tudo parece perdido.

Por vezes, nós nos encontramos em situações semelhantes. Sem esperança, por causa dos nossos pecados, ou pelas circunstâncias da vida. Nessas horas, parece que a única coisa que podemos fazer é desistir e morrer, porque não há outra saída. Mas Deus nos oferece esperança.

Deus faz o impossível acontecer! Quando nos arrependemos de nossos pecados e nos voltamos para Ele, crendo que Jesus é nosso Salvador, Deus nos dá nova esperança. Ele tem poder para nos restaurar e transformar a maldição em benção, a morte em vida. Nem sempre é imediato (os israelitas tiveram de esperar muitos anos pelo cumprimento da profecia), mas Deus é sempre fiel.

Coloque sua esperança em Deus e veja como Ele vai restaurar você!

Leia aqui: Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança