A Bíblia ensina que a mulher deve ser submissa ao seu marido. Mas o que isso significa? A mulher deve se sujeitar a todo tipo de abuso sem reclamar? O marido tem de fazer tudo sozinho? Não! A Bíblia mostra o caminho para um casamento saudável, em que os dois trabalham em equipe, cuidando um do outro.

A mulher cristã é chamada a respeitar a função do marido como líder da família. Isso quer dizer que a esposa submissa reconhece o cuidado e liderança do seu esposo, não porque ela seja inferior, mas por lealdade a Deus. Ao respeitar o seu marido, a mulher reflete a mesma postura de submissão que a Igreja expressa a Cristo.

Isso, não significa desvalorização nem fraqueza da mulher, pelo contrário, realça as diferentes funções e responsabilidades no casamento. E aqui, a responsabilidade do marido é amar! Ele deve ser semelhante a Cristo, amando a sua esposa incondicionalmente, a ponto de dar a sua vida por ela. A mulher cuidada e amada pelo esposo, sujeita-se a Deus e a ele, por amor.

Passagens bíblias explicadas sobre submissão da mulher no casamento

Sujeitem-se uns aos outros no temor de Cristo.
Esposas, que cada uma de vocês se sujeite a seu próprio marido, como ao Senhor;
Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,
para a apresentar a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
- Efésios 5:21-22, 25-27

Igualmente vocês, esposas, estejam sujeitas, cada uma a seu próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho sem palavra alguma, por meio da conduta de sua esposa, ao observar o comportamento honesto e cheio de temor que vocês têm.

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.
- 1 Pedro 3:1-2, 7

Submissão mútua

O versículo que inicia a passagem sobre submissão nos relacionamentos familiares em Efésios, declara: "Sujeitem-se uns aos outros por temor a Cristo" (Efésios 5:21). Aqui, a indicação é que todos devemos ser submissos uns aos outros. Ou seja, os relacionamentos cristãos se apoiam na ideia de colocar a outra pessoa e suas necessidades acima de nós mesmos. Assim, a submissão, na verdade, deve ser recíproca e, não para benefício próprio, mas sempre baseada no amor de Cristo.

Todos os cristãos, independentemente do gênero ou posição social, são chamados a moldarem os seus relacionamentos, tendo como base a humildade e generosidade de Cristo. Nesse sentido, não deve haver espaço para competições, abusos e desrespeito.

Tendo isso em consideração, que tanto homens como mulheres devem se sujeitar uns aos outros, o apóstolo Paulo começa a realçar as instruções sobre submissão e autoridade nos relacionamentos específicos:

Submissão da mulher ao marido

Apesar de muitos interpretarem mal, algumas passagens bíblicas que ensinam acerca da submissão no relacionamento conjugal, Deus estabeleceu este princípio como base e até o compara ao relacionamento entre Cristo e a Igreja.

Para algumas mulheres, obedecer a essa orientação pode ser algo leve, mas para outras, a submissão no casamento pode ser uma forma de sacrifício. E tudo dependerá, primeiro, da nossa obediência a Deus.

Todo casamento exige sacrifício para funcionar, de ambos lados. Para a mulher, talvez o grande sacrifício seja aceitar a liderança do marido.

Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Efésios 5:22-23

Os versículo 22 e 23, mostram o princípio que compreende a aceitação da responsabilidade de liderança dos maridos por parte das esposas.

Deus colocou o marido como o líder no casamento. Essa é uma posição de grande responsabilidade, que não é fácil. Se sujeitar ao marido significa ter respeito por ele e tratá-lo com honra, ajudando-o a ser um bom líder. Quando há discordância, a discussão do problema deve ser respeitosa, sem rebelião.

Uma esposa que respeita o marido pode ajudá-lo a liderar melhor. O marido, quando sabe que a esposa não está lutando contra ele, ouvirá mais os conselhos dela. Isso ajuda a tomar decisões melhores, em equipe.

Do mesmo modo que a Igreja é liderada por Jesus, assim a mulher cristã deve se submeter à liderança do marido. Não há competição nem inveja neste aspecto - tal como a Igreja, a mulher deve ser humilde, ativa e relevante no desempenho de suas funções. Contudo, é Cristo quem exerce a liderança sobre marido e mulher.

A submissão NÃO significa

A submissão não é oportunidade para manipular e oprimir o outro. Observe que, a mulher não deve obedecer cegamente ao seu marido, quando isso significar desonrar a Deus, ou manter-se numa situação abusiva. Nada na Bíblia orienta que a mulher se submeta (ou aos seus filhos) a maus tratos, violência ou desamor.

Quando os líderes humanos descumprem a lei do Senhor, devemos nos manter fiéis em primeiro lugar a Deus e não aos homens. Portanto, em muitas situações de abuso e desrespeito, a submissão tem de ser condicionada. Qualquer pessoa que esteja sofrendo uma situação abusiva deve buscar ajuda e a segurança pessoal em primeiro lugar.

O amor sacrificial do homem - uma forma de submissão

Existem muitos tipos de líderes, mas o melhor é aquele que se sacrifica. Para o homem, sacrificar-se por sua mulher é se submeter à autoridade de Deus.

Nos versículos 25 a 27 de Efésios 5, os maridos são chamados a exercer autoridade no relacionamento conjugal, não como dominadores e controladores, mas tendo a sua responsabilidade principal de amar suas esposas.

Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Efésios 5:25-27

Deus ordena que o marido ponha o cuidado de sua mulher acima de seus próprios interesses. Isso é verdadeira liderança. Não há espaço para egoísmo no casamento! O marido deve procurar fazer o melhor para sua esposa. Isso implica, muitas vezes, ser altruísta e renunciar a seus próprios desejos.

Quando a esposa se sente protegida e vê que o marido se preocupa com ela, ela aceita melhor sua liderança. O amor que faz sacrifícios dá à esposa bons motivos para respeitar o marido, por seu caráter, honra e fidelidade. Assim, os dois caminham mais unidos, na mesma direção.

A submissão e o amor sacrificial são os dois princípios que ajudam a viver um amor altruísta e unido no matrimônio. Quando cada um faz sua parte e os dois procuram agradar a Deus, o casamento é muito mais feliz!

A Bíblia tem palavras importantes para casais, veja também: