Pregação ao ar livre na Bíblia


A pregação ao ar livre é uma das estratégias de proclamação do Evangelho utilizada desde os tempos bíblicos até os dias atuais. Profetas do Antigo Testamento anunciavam os oráculos de Deus percorrendo as ruas das aldeias e cidades para que a mensagem alcançasse o maior número de pessoas possível. No Novo Testamento, a proclamação das boas novas fora das quatro paredes foi utilizada no ministério de João Batista, de Jesus Cristo, do apóstolo Paulo e muitos outros que transmitiam aos Seus discípulos e demais ouvintes a mensagem do Reino de Deus. Jesus ensinava com autoridade, ousadia e graça no templo, nas casas mas também ao ar livre: no monte, à beira mar, nas ruas ou onde quer que fosse procurado pelas pessoas.

Atualmente, o anúncio do Evangelho ao ar livre é realizado por evangelistas individuais ou grupos de determinadas igrejas que procuram praças, parques ou lugares onde há um grande fluxo de pessoas para partilharem a fé. Como qualquer tipo de tática ou estratégia pode ter maior ou menor impacto positivo na vida das pessoas já que, dependendo do lugar, as distrações concorrem e podem prejudicar a recepção da mensagem pelos ouvintes. Contudo, o mais importante é que Jesus Cristo seja anunciado às pessoas, independentemente se dentro ou fora dos habituais locais de pregação, fazendo-se cumprir o mandamento do próprio Senhor de irmos por todo o mundo e anunciar o Evangelho a toda criatura (Marcos 16:15).

Versículos sobre pregação ao ar livre

O Senhor me disse: "Proclame todas estas palavras nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém: Ouçam os termos desta aliança e cumpram-nos.
Jeremias 11:6

Depois disso Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas-novas do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens. Reunindo-se uma grande multidão e vindo a Jesus gente de várias cidades, ele contou esta parábola: "O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Parte dela caiu sobre pedras e, quando germinou, as plantas secaram, porque não havia umidade. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram com ela e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra. Cresceu e deu boa colheita, a cem por um".
Tendo dito isso, exclamou: "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!"
Lucas 8:1-8

pois refutava vigorosamente os judeus em debate público, provando pelas Escrituras que Jesus é o Cristo.
Atos dos Apóstolos 18:28

Então, eles saíram e foram pelos povoados, pregando o evangelho e fazendo curas por toda parte.
Lucas 9:6

Mas, quando entrarem numa cidade e não forem bem recebidos, saiam por suas ruas e digam: Até o pó da sua cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vocês. Fiquem certos disto: o Reino de Deus está próximo.
Lucas 10:10-11

Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: "Daqui a quarenta dias Nínive será destruída".
Jonas 3:4

Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: "Daqui a quarenta dias Nínive será destruída". Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco.
Jonas 3:4-5

"Aquele que dá ouvidos a vocês está me dando ouvidos; aquele que os rejeita está me rejeitando; mas aquele que me rejeita está rejeitando aquele que me enviou".
Lucas 10:16

Vão às esquinas e convidem para o banquete todos os que vocês encontrarem'. Então os servos saíram para as ruas e reuniram todas as pessoas que puderam encontrar, gente boa e gente má, e a sala do banquete de casamento ficou cheia de convidados.
Mateus 22:9-10

E é necessário que antes o evangelho seja pregado a todas as nações.
Marcos 13:10

O que eu digo a vocês na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados.
Mateus 10:27

Filipe, porém, apareceu em Azoto e, indo para Cesareia, pregava o evangelho em todas as cidades pelas quais passava.
Atos dos Apóstolos 8:40

Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem. Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o Cristo.
Atos dos Apóstolos 8:4-5

Vocês sabem que não deixei de pregar a vocês nada que fosse proveitoso, mas ensinei tudo publicamente e de casa em casa. Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus.
Atos dos Apóstolos 20:20-21

Eles estavam muito perturbados porque os apóstolos estavam ensinando o povo e proclamando em Jesus a ressurreição dos mortos.
Atos dos Apóstolos 4:2

Então, aquele homem se foi e começou a anunciar em Decápolis o quanto Jesus tinha feito por ele. Todos ficavam admirados.
Marcos 5:20

Jesus lhe disse: "Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus".
Lucas 9:60

Eles saíram e pregaram ao povo que se arrependesse.
Marcos 6:12

Naqueles dias, surgiu João Batista, pregando no deserto da Judeia.
Mateus 3:1

Jesus respondeu: "Vamos para outro lugar, para os povoados vizinhos, para que também lá eu pregue. Foi para isso que eu vim".
Marcos 1:38

Quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo e vi que o Senhor me havia aberto uma porta,
2 Coríntios 2:12

Ele percorreu toda a região próxima ao Jordão, pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.
Lucas 3:3

Paulo e Barnabé permaneceram em Antioquia, onde, com muitos outros, ensinavam e pregavam a palavra do Senhor.
Atos dos Apóstolos 15:35

E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Mateus 24:14

Veja também o que a Bíblia diz sobre: