Palavra do Dia

Diariamente uma Palavra Bíblica para inspirar e melhorar o seu dia.

Palavra de Hoje

Alegrem-se: vocês têm a ajuda do Senhor

Sábado, 27 de dezembro de 2025

O Senhor é a minha força e o meu escudo;
nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda.
Meu coração exulta de alegria,
e com o meu cântico lhe darei graças.
- Salmo 28:7

É possível que, ao acordar todas as manhãs, você pense em tudo o que o aguarda: os desafios, os imprevistos, as decisões e as lutas que o dia poderá trazer. É verdade que antecipar essas coisas ajuda a se preparar, mas também é possível que isso cause desânimo ou preocupação. Talvez uma maneira mais sábia — e mais cheia de fé — de começar o dia seja declarando a verdade que lemos neste Salmo. O Senhor, o Deus Todo-Poderoso, é a sua força, o seu escudo e o seu auxílio constante. Você pode confiar plenamente nele. Encare o dia com alegria: o Senhor está com você!

Louve a Deus e permaneça atento à Sua ajuda e bênção em todos os momentos. Ele nunca o deixa sozinho. Em cada situação que surge, você tem o Espírito Santo que habita em você. Ele o instrui, o fortalece e o guia para que você ande na Verdade e faça o que é certo a cada passo. Sob a Sua orientação, você não só pode enfrentar os desafios, mas também superá-los para a glória de Deus.

Mas, quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e anunciará a vocês o que está por vir.
- João 16:13

Quando os desafios da vida parecerem insuperáveis, lembre-se de que você não caminha com suas próprias forças. O Espírito Santo vai à sua frente, preparando-o, dando-lhe discernimento e lembrando-o das promessas de Deus. Ele é o seu consolador e o seu fiel auxílio. Nos momentos de fraqueza, Ele o renovará e o lembrará de que o poder de Deus se aperfeiçoa justamente na sua fragilidade.

Portanto, não tema o que o dia possa trazer, nem se preocupe com o que ainda não aconteceu. O mesmo Espírito que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em você. Essa é a sua garantia, a sua força e a sua paz. Confie na Sua orientação, descanse na Sua presença e siga em frente com coragem. Deus está agindo em seu favor, e o Seu Espírito estará com você a cada passo do caminho.

Veja também: Estudo bíblico sobre o Espírito Santo

🤲 Deus quer falar com você
📲 Receba a Palavra do Senhor no seu WhatsApp

Palavra de Ontem

O que você guarda no seu coração

O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração.
- Lucas 6:45

Costumamos ir ao médico periodicamente para exames de rotina, a fim de garantir que tudo esteja bem. Mas e o nosso espírito? Ele também precisa que examinemos o que influencia o nosso coração. Um bom coração é um coração cheio de amor, alegria, paz, paciência e bondade. É um coração entregue ao controle do Espírito Santo, que produz frutos, abençoa os outros e glorifica a Deus.

Contudo, um coração que abriga ressentimento, ódio, inveja, ciúme, raiva, contenda e ira é dominado pelas obras da carne. As palavras que brotam de dentro revelam que ele precisa ser curado e renovado pela unção do Espírito Santo. Somente sendo cheios do Senhor podemos vencer os desejos da carne.

Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.
Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.
- Gálatas 5:16-17

Portanto, é necessário parar e nos perguntar honestamente: o que estamos guardando em nossos corações? O Espírito Santo deseja examinar cada recanto do nosso ser e nos transformar. Quando lhe damos permissão para purificar o que está contaminado e fortalecer o que está fraco, Ele opera uma mudança real e profunda em nós.

Ser cheio do Espírito Santo é uma decisão diária. É escolher entregar nossos pensamentos, palavras e ações à Sua orientação. É permitir que Sua presença governe nossas reações e motive nossas decisões. Um coração cheio do Espírito falará palavras de vida, agirá com justiça e refletirá a paz de Cristo, mesmo em meio a tempos difíceis e provações.

Peçamos ao Senhor hoje que renove nossos corações, que arranque toda raiz que O desagrada e que nos encha com o Seu Espírito. Que frutos de amor, justiça e paz brotem de dentro de nós, para que nossas vidas sejam um testemunho vivo da Sua graça e uma bênção para todos ao nosso redor.

Veja também: Os Frutos da Carne e os Frutos do Espírito (Estudo Bíblico)

Compre o livro de devocionais do Bíbliaon:
Encontro com Deus - 365 devocionais para fortalecer sua fé

Palavra de Anteontem

PD Deus acima de tudo

Amar a Deus acima de tudo é ter a mentalidade correta e o agir correto, juntos, segundo a Bíblia. Por ser um tema tão importante, a Bíblia também nos ensina de que maneira podemos amá-lo.

Jesus, o Filho de Deus, uma vez foi perguntado sobre o maior mandamento na Bíblia. Essa pergunta foi feita para por Jesus a prova, porque esperavam que ele fosse responder algo errado.

O que eles não esperavam é que o próprio Deus estava diante deles e lhes deu a melhor resposta possível.

"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?"
Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'.
- Mateus 22:36-37

A razão que Jesus dá para colocar este como o maior mandamento, e amar o próximo como a si mesmo como o segundo, é que toda a Lei e os Profetas de Israel se baseavam nesse princípio.

A grande surpresa para nós é que o maior mandamento não é um mandamento negativo (como "não faça isso"), mas ao contrário, o maior mandamento nos diz justamente o que devemos fazer. Jesus está citando Deuteronômio 6:5.

O problema é que amar a Deus de todo coração, alma e entendimento pode parecer muito subjetivo para muitas pessoas.

Direcione seus pensamentos para Deus

Para entendermos bem o amor de Deus, e o maior motivo que temos para amá-lo, devemos nos atentar a sua obra.

Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
- 1 João 4:10

O maior motivador que temos para amar a Deus está no fato de que ele nos amou primeiro, e desse amor veio Jesus Cristo e seu sacrifício na Cruz em nosso lugar. Jesus Cristo é o próprio Deus, a segunda pessoa da Trindade, que se despiu de sua forma divina e incorporou a forma humana.

Jesus encarnou como homem, igual todos nós. Passou e venceu as tentações carnais e foi morto injustamente. Deus fez de Jesus propiciação pelo pecado da humanidade, e agora somos aceitos diante de Deus e entramos para a vida eterna!

Uma vez que entendemos a dimensão desse sacrifício, podemos confiar de que podemos amar livremente esse Deus. A partir disso, devemos encher nossos pensamentos das coisas do alto (como diz Paulo em Colossenses 3:1) e nutrirmos amor por Deus em nossos sentimentos.

Aja segundo a vontade de Deus

A mentalidade correta precede o amor sincero por Deus. Mas o agir correto vem depois de amarmos a Deus, isso porque Jesus disse que:

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
- João 14:15

Dessa forma podemos entender que para agirmos corretamente no Reino de Deus, devemos amá-lo acima de todas as coisas.

Uma vez que amamos a Deus, poderemos cumprir seus mandamentos de maneira mais leve e pura, e menos de uma maneira religiosa e robótica.

É por isso que Jesus colocou o amor a Deus como maior mandamento, porque ele é a base para cumprirmos todos os outros.

Veja também:

Veja também: