O Salmo 23 é um poema lindo sobre como Deus se relaciona com quem entrega sua vida a ele. Quando você se sente com medo ou preocupado, o Salmo 23 ajuda a ver que Deus está no controle e não vai falhar. Veja como Deus ama, cuida e protege você, nesse salmo maravilhoso:

Provisão e restauração

O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Salmo 23:1-3

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
Salmos 23:1-3

Deus é como um pastor que cuida de suas ovelhas com todo carinho. E, se você ama Jesus, você é uma das ovelhas. Deus sustenta e ajuda você a encontrar tudo que você precisa para viver. Ele também dá descanso e paz.

A proteção de Deus

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Salmo 23:4

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
Salmos 23:4

Assim como o pastor protege suas ovelhas quando passam por lugares perigosos, Deus cuida de você quando enfrenta situações perigosas. Seus ensinamentos guiam e orientam, protegendo sua vida na hora da dificuldade. Deus nunca lhe abandona.

Fidelidade em todo tempo

Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice. Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver. Salmo 23:5-6

Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.
Salmos 23:5-6

Deus abençoa suas ovelhas! Ele gosta de fazer coisas boas e tem muitas bênçãos especiais preparadas para você. Mas a maior bênção de todas é a presença do amor de Deus em sua vida, que nunca falha.

Salmo 23 completo

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;
refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.
Salmos 23:1-6

A beleza e profundidade do Salmo 23 toca milhares de vidas já há mais de 3 mil anos. A ternura das palavras do salmista Davi traz paz ao coração através da segurança nos cuidados de Deus. Há inúmeras riquezas em cada um dos versículos, como vimos. Confiados que Deus é o nosso Pastor, estaremos sempre seguros!

Deus e o Seu povo: O Pastor e seu rebanho na Bíblia

No Salmo 23, Davi fez uma comparação do Senhor como o seu Pastor pessoal que o sustentava como a uma ovelha indefesa. A analogia de Deus - Pastor e o seu povo como suas ovelhas aparece em muitas outras passagens na Bíblia. Veja alguns versículos:

Como pastor, ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os carregará no colo; as que amamentam ele guiará mansamente.
Isaías 40:11

O meu povo tem sido um rebanho de ovelhas perdidas. Os seus pastores as fizeram andar errantes e deixaram que elas se desviassem para os montes. Andaram de monte em monte e se esqueceram do seu aprisco.
Jeremias 50:6

As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todas as colinas. As minhas ovelhas andam espalhadas por toda a terra, sem haver quem as procure ou quem as busque.
Ezequiel 34:6

Porque assim diz o Soberano Senhor: Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e delas cuidarei.
Assim como o pastor busca as ovelhas dispersas quando está cuidando do rebanho, também tomarei conta de minhas ovelhas. Eu as resgatarei de todos os lugares para onde foram dispersas num dia de nuvens e de trevas.
Ezequiel 34:11-12

Ao ver as multidões, Jesus se compadeceu delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.
Mateus 9:36

Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Mateus 15:24

Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco. Preciso trazer também estas. Elas ouvirão a minha voz e, então, haverá um só rebanho e um só pastor.
João 10:16

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
João 10:11

Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,
assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
João 10:14-15

Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas.
1 Pedro 2:25

E, quando o Supremo Pastor se manifestar, vocês receberão a coroa da glória, que nunca perde o seu brilho.
1 Pedro 5:4

Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos o nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, aperfeiçoe vocês em todo o bem, para que possam fazer a vontade dele. Que ele opere em nós o que é agradável diante dele, por meio de Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!
Hebreus 13:20-21

Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem qualquer outro calor forte,
pois o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.
Apocalipse 7:16-17

O Bom Pastor

Na juventude, Davi fora pastor das ovelhas de seu pai (1 Samuel 16:11). Davi, amava seu rebanho e zelava pelo seu bem-estar (1 Sam. 17:15, 20, 34). Mas ele sabia bem que esses animais não conseguem se orientar, alimentar ou se proteger sozinhos (1 Sam. 17:34-36). Assim também, Davi reconhecia que como ser humano dependente e falho (como qualquer pessoa!), ele precisava da direção de Deus para não vacilar. Toda ovelha precisa de um pastor! 

Davi confiava no cuidado de Deus para tudo em sua vida. Por isso, de um simples pastorzinho, esquecido no campo, ele foi ungido rei de Israel.  Ele confiava no Pastor celestial, que está presente e cuida com amor do seu rebanho.

Jesus Cristo, (descendente da família de Davi) se auto intitulou como o Bom Pastor. Muitíssimo superior a Davi, Ele amou tanto suas ovelhas ao ponto de dar a vida por elas (João 10:11). Ele, é o Supremo Pastor que cuida amavelmente do seu grande rebanho em todo lugar.

Por isso, não importa se você está perdido, ferido ou aflito, o Bom Pastor Jesus Cristo cuida de você! Ele é o Rei dos reis, mas como excelente Pastor, pode lhe restaurar, guiar, suprir suas necessidades e lhe proteger!

Deixe Jesus Cristo ser seu Pastor!

Leia mais: Salmo 23:4 - Atravessando o vale da sombra da morte