Versículos sobre Línguas de Fogo


O fogo na Bíblia está associado ao poder da presença de Deus. O fogo purifica e consome tudo o que é impuro. Em muitas passagens do Antigo Testamento, Deus se manifestou em meio a chamas e línguas de fogo.

Já no Novo Testamento, a passagem mais conhecida relacionada a "línguas de fogo" encontra-se em Atos 2. No dia de Pentecostes, os discípulos de Jesus foram batizados pelo Espírito Santo, assim como foi profetizado (Lucas 3:16). 

A língua de fogo citada em Atos, está relacionada ao avivamento e a capacitação dos discípulos através do poder de Deus. O poder do Senhor nos purifica de todo o pecado e aviva o nosso espírito.

Línguas de Fogo na Bíblia

Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.
Atos dos Apóstolos 2:1-4

É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação, e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá dos céus, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes.
2 Tessalonicenses 1:6-7

João respondeu a todos: "Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.
Lucas 3:16

Vejam! De longe vem
o Nome do Senhor,
com sua ira em chamas
e densas nuvens de fumaça;
seus lábios estão cheios de ira,
e sua língua é fogo consumidor.
Isaías 30:27

Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, não era consumida pelo fogo.
Êxodo 3:2

"Então voltei e desci do monte, enquanto este ardia em chamas. E as duas tábuas da aliança estavam em minhas mãos.
Deuteronômio 9:15

O monte Sinai estava coberto de fumaça, pois o Senhor tinha desci­do sobre ele em chamas de fogo. Dele subia fumaça como que de uma fornalha; todo o mon­te tremia violentamente,
Êxodo 19:18

Vocês se aproximaram e ficaram ao pé do monte. O monte ardia em chamas que subiam até o céu, e estava envolvido por uma nuvem escura e densa.
Deuteronômio 4:11

pois o nosso "Deus é fogo consumidor!"
Hebreus 12:29

Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite.
Êxodo 13:21