Deus nem sempre usa as pessoas mais fortes, inteligentes ou famosas para fazer grandes obras. Ao longo da Bíblia vemos vários exemplos de pessoas com falhas e dificuldades sendo usadas grandemente por Deus. Se Deus usou essas pessoas, ele também pode usar você!

1. Calebe

Quem disse que a carreira acaba aos 60? Calebe tinha 85 anos quando entrou na terra prometida e conquistou seu quinhão de terra! Nunca é tarde demais para fazer a obra de Deus.

Por causa de sua fé em Deus, Calebe tinha sobrevivido aos 40 anos no deserto, depois do êxodo do Egito. Aos 85 anos, ele conquistou o território de Hebrom, que ficou para seus descendentes. E mais, ele sentia tanto vigor como quando tinha 40 anos!

2. Eúde

A única coisa que Eúde tinha de especial era o fato de ser canhoto. A Bíblia não fala que ele era muito forte, nem que fazia milagres, nem que tinha algum talento. Mas ele fez uma pequena espada, que escondeu debaixo da roupa e, quando ninguém estava olhando, usou a mão esquerda para matar o líder dos opressores moabitas.

Por vezes parece que não temos nada de especial. Não nos destacamos, por isso sentimos que não podemos fazer nada importante. Mas isso não é impedimento para Deus! Ele pode nos usar do jeito que nós somos.

3. A escrava da esposa de Naamã

Naamã era um general sírio, inimigo dos israelitas. Sua esposa tinha uma escrava que era uma menina israelita capturada. Quando Naamã ficou com lepra, a escrava lhe contou sobre o profeta Eliseu. Naamã visitou Eliseu e foi curado!

Essa menina tinha perdido tudo por causa das tropas de Naamã: sua terra, sua família, sua liberdade... Ela estava no fundo da hierarquia social e não tinha motivo nenhum para ajudar ninguém. Mas ela foi uma bênção! Mesmo quando vivemos na pior situação, podemos ser usados por Deus.

4. Amós

Amós cuidava de gado e trabalhava na colheita de fruta. Ele era um homem do campo, sem instrução especial nem família importante. Ele nem se considerava profeta mas Deus o chamou para proclamar sua mensagem ao povo de Israel.

Amós foi corajoso e denunciou os abusos que aconteciam em Israel. Ele chamou o povo ao arrependimento e à justiça. Ele foi perseguido e desprezado mas não desistiu. Seu livro continua a ser atual hoje. Amós é a prova que não é preciso ter grande instrução nem um cargo importante para fazer a obra de Deus.

5. Tiago, irmão de Jesus

O irmão mais velho de Tiago era Jesus, o Cristo! Que privilégio! Mas, durante o ministério de Jesus, Tiago e seus outros parentes não creram nele. Como poderia o irmão, com quem tinha crescido, ser o Salvador do mundo? Mas depois ele se converteu.

Deus dá segundas oportunidades. Depois que creu, Tiago se tornou um dos líderes principais da igreja de Jerusalém (e da igreja primitiva toda). Ele era muito respeitado e sua opinião era muito influente. Tiago até escreveu um livro do Novo Testamento! Podemos começar mal mas, quando nos voltamos para Jesus, ele pode nos usar de maneira poderosa.

Leia a Bíblia e descubra mais heróis improváveis!