Versículos sobre generosidade


A generosidade é a qualidade de quem ama dar. A pessoa generosa quer ajudar outras pessoas com seu dinheiro, seus recursos, seu tempo e seus talentos. Ser generoso é ajudar quem está necessitado, se preocupando com a pessoa.

Deus abençoa quem é generoso. O cristão não pode ser egoísta, ignorando os problemas dos outros. A pessoa generosa reflete o amor de Deus, que nos dá bênçãos com generosidade. 

Generosidade na Bíblia

Quem é generoso será abençoado,
pois reparte o seu pão com o pobre.
Provérbios 22:9

Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'Há maior felicidade em dar do que em receber' ".
Atos dos Apóstolos 20:35

Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
2 Coríntios 9:6-7

O generoso prosperará;
quem dá alívio aos outros,
alívio receberá.
Provérbios 11:25

E, se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu asseguro que não perderá a sua recompensa".
Mateus 10:42

Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.
2 Coríntios 8:1-2

Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir. Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.
1 Timóteo 6:17-19

Há quem dê generosamente,
e vê aumentar suas riquezas;
outros retêm o que deveriam dar,
e caem na pobreza.
Provérbios 11:24

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.
1 João 3:16-18

"Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados. Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês".
Lucas 6:37-38

Mas, lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que dá a vocês a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.
Deuteronômio 8:18

Quem trata bem os pobres
empresta ao Senhor,
e ele o recompensará.
Provérbios 19:17

Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais".
Lucas 19:8

Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas. Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre. E disse: "Afirmo que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros. Todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver".
Lucas 21:1-4

Vendam o que têm e deem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói.
Lucas 12:33

Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.
Mateus 6:21

Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
Atos dos Apóstolos 2:45

Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.
2 Coríntios 9:11

Feliz é o homem
que empresta com generosidade
e que com honestidade conduz os seus negócios.
Salmos 112:5

Já fui jovem e agora sou velho,
mas nunca vi o justo desamparado
nem seus filhos mendigando o pão. Ele é sempre generoso
e empresta com boa vontade;
seus filhos serão abençoados.
Salmos 37:25-26