Provérbios 3:5-6 nos exorta a confiarmos em Deus em todo momento, pois Ele sabe o que é melhor para nós. Nossa própria inteligência e nosso bom senso podem ser influenciados por pessoas, nossas emoções ou circunstâncias e por isso devemos ser cautelosos. Mas podemos confiar plenamente em Deus. Ele nos ama, ele é a fonte da sabedoria e o que Deus coloca em nosso caminho é para o nosso bem.
No capítulo 3 de Provérbios, Salomão dá conselhos ao seu filho e o exorta à obediência. Embora Salomão seja considerado um dos homens mais sábios que já viveu, ele reconhecia que nossa confiança deve estar em Deus. Nosso intelecto pode falhar, mas Deus nunca falhará conosco. Por isso devemos buscar a vontade dele para o nosso caminho, pois a senda que ele nos traça sempre será a melhor.
Deus conhece tudo, o presente, o passado e o futuro, e por isso Ele sabe com exatidão o que resultará para o nosso bem eterno. Quando escolhemos confiar totalmente em Deus, abrimos a porta para receber sua direção e suas bênçãos.
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
- Provérbios 3:5-6
Explicação dos principais temas de Provérbios 3:5-6
Confia no Senhor de todo o teu coração
Confiar em Deus de todo o coração significa colocar nele nossa esperança total e plena. Não pela metade, nem apenas quando nos convém, mas de forma plena e total. Para confiar em Deus dessa maneira, precisamos conhecê-lo. Ao desenvolvermos nosso relacionamento com Deus, experimentamos sua bondade e seu amor e começamos a perceber que ele é digno de nossa confiança.
Quem confia em Deus de todo o coração está disposto a dar passos de obediência, mesmo quando não entende o que Deus ordena ou permite. Portanto, é uma confiança baseada na certeza de que Deus deseja o nosso bem em meio a qualquer circunstância.
Para alcançar esse alto nível de confiança em Deus, precisamos seguir o conselho da próxima frase do versículo.
Não te estribes no teu próprio entendimento
Quem deseja entender tudo completamente antes de agir, não consegue confiar plenamente em Deus. Isso acontece porque muitas vezes os caminhos do Senhor não são lógicos ou fáceis de compreender. Nossa prudência ou cautela pode nos impedir de darmos passos de obediência, impedindo-nos de descobrir as coisas maravilhosas que Deus preparou para nós.
Às vezes Deus nos chama a dar passos de fé, e ao fazer isso, recebemos grande bênção. Na Bíblia vemos exemplos de personagens como Abraão e Moisés que deram passos de fé sem entender completamente o que Deus lhes pedia ou para onde os estava levando. Ao confiar plenamente na direção de Deus, abriram a porta para receber grandes bênçãos. Hoje lemos suas histórias e podemos afirmar que Deus é fiel com aqueles que confiam plenamente nele.
Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos
Reconhecer a Deus em todos os nossos caminhos implica admitir que tudo vai melhor quando ele não apenas nos acompanha, mas nos guia. Devemos buscar o conselho do Senhor antes de tomar decisões, pois ele conhece perfeitamente o que nos trará bem-estar.
Quem reconhece a Deus em todos os seus caminhos, permite que Deus guie suas decisões e passos. Evitamos muitas dores de cabeça quando não decidimos por impulso ou assumimos o controle da situação sem consultar a Deus. Aprendamos a ouvir o conselho de Deus e a seguir o caminho que ele nos traça. Sem dúvida, nós seremos os mais beneficiados.
Ele endireitará as suas veredas
Deus responde àqueles que depositam sua confiança nele. Ele não ignora o clamor dos que desejam viver em sua vontade, mas age e começa a endireitar seus caminhos ou os detalhes da vida. Sob a direção de Deus, tudo sai muito melhor.
Quando entregamos o leme do nosso barco ao Senhor e permitimos que ele seja nosso Senhor em tudo, ele responde abrindo caminhos maravilhosos. Escolha viver assim e verá como sua vida irá melhorar com Deus guiando seus passos.
Veja também: