Filipenses 4:6-7 é um texto bíblico que acalma o coração de quem o lê. Oferece consolo e direção a todos que enfrentam preocupações e ansiedades. Também nos mostra como podemos vencer a inquietação e o medo. Ao levarmos nossos pedidos a Deus em oração, com o coração cheio de gratidão, receberemos a sua paz.

A passagem nos lembra que, em meio aos desafios da vida, podemos encontrar descanso e proteção na paz que só Deus pode dar. Todos enfrentamos momentos de incerteza, preocupação e ansiedade, mas com Deus, podemos viver esses momentos cheios de paz.

O apóstolo Paulo estava na prisão, mas não estava ansioso nem aflito. Ele não se deixava consumir pelas preocupações, pois vivia na paz do Senhor. Com ele aprendemos que, quando levamos nossas ansiedades a Deus em oração, com súplica e ações de graças, recebemos a paz que excede todo entendimento.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
- Filipenses 4:6-7

Temas principais explicados em Filipenses 4:6-7

Não andem ansiosos por coisa alguma

O texto não nos chama a ignorar os nossos problemas, mas nos convida a confiar que Deus está presente, ouvindo nossas orações e agindo para o nosso bem. Não devemos nos inquietar nem nos afligir porque não estamos sozinhos: Deus está conosco. Ao reconhecermos que contamos com a presença e a ajuda do Deus todo-poderoso, nosso nível de ansiedade diminui.

A inquietação impede que sintamos a paz de Deus. Em vez de encher nosso coração com ansiedade e preocupação, busquemos a presença de Deus. Lembremos de suas promessas e de suas palavras de paz na Bíblia. Esse é o passo principal para abrir a porta do coração e receber a paz que Deus quer nos dar.

Apresentem seus pedidos a Deus

Deus quer ouvir a nossa voz e os nossos pedidos. Podemos nos desfazer daquilo que nos preocupa e lançar nossas cargas sobre ele. Ele não quer que ignoremos o que acontece ou o que sentimos. Mas esses versículos nos dão uma chave importante. Podemos apresentar nossos pedidos a Deus com orações, súplicas e ações de graças.

As duas primeiras parecem lógicas. Orar e suplicar vêm naturalmente quando temos uma necessidade. Mas agradecer em meio aos problemas e dificuldades é mais difícil. No entanto, a gratidão nos leva a lembrar do que Deus já fez por nós. E nesse lembrar, descobrimos a fidelidade de Deus em nossa vida e como ele nos ajudou em momentos difíceis.

Ore a Deus, suplique com paixão, mas faça isso com um coração cheio de gratidão. Ele tem sido fiel e continuará sendo por toda a eternidade.

Recebendo a paz de Deus que excede todo entendimento

Ao irmos a Deus em oração, com palavras de súplica e gratidão, recebemos algo extraordinário: a paz de Deus! E a paz que ele nos dá é algo que não pode ser explicado com palavras nem completamente compreendido. A paz que Deus nos concede protege nosso coração e nossa mente do poder da ansiedade e da preocupação.

A paz do Senhor não depende das circunstâncias externas. Pode ser que as circunstâncias permaneçam as mesmas ou demorem a melhorar, mas a paz de Deus desce sobre nossos corações e nos ajuda a seguir em frente, sabendo que Deus está no controle. Sua paz é um presente que Deus dá àqueles que escolhem confiar nele e entregar-lhe suas preocupações.

Não viva controlado pela ansiedade e preocupação. Fortaleça-se a cada dia no Senhor, receba sua paz e viva seguro em seus braços, sabendo que ele cuida de você.

Veja também: