O livro de Marcos é o segundo evangelho no Novo Testamento. Os 4 evangelhos são biografias de Jesus, cada um contado de uma perspetiva um pouco diferente. O evangelho de Marcos provavelmente foi o primeiro evangelho a ser escrito e é cheio de ação! Marcos nos mostra o que Jesus fez durante seu ministério na terra.

Quem escreveu o livro de Marcos

O livro de Marcos foi escrito por... Marcos! Segundo uma tradição muito antiga, o livro foi escrito por um homem chamado João Marcos, que foi companheiro de Paulo, Barnabé e Pedro em suas missões.

Quando ainda era jovem, João Marcos acompanhou Paulo e Barnabé em uma viagem missionária mas depois desistiu. Paulo ficou zangado com ele mas Barnabé não desistiu de Marcos. Tempos depois, parece que Paulo perdoou Marcos.

Mais tarde, João Marcos trabalhou com o apóstolo Pedro. Foi a partir das recordações de Pedro que Marcos escreveu seu livro. Como o livro não recorre muito ao Antigo Testamento e explica algumas tradições judaicas, Marcos provavelmente foi escrito para apresentar a vida de Jesus a cristãos que não eram judeus.

Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Marcos 1:1

Quando foi escrito

O evangelho de Marcos provavelmente foi escrito antes ou pouco tempo depois da morte de Pedro, que aconteceu por volta de 64 d.C. Como o evangelho de Marcos não fala nada sobre o cumprimento da profecia de Jesus sobre a destruição de Jerusalém, que ocorreu em 70 d.C., o livro provavelmente foi escrito antes dessa data.

Temas em Marcos

O Filho de Deus

Marcos mostra que Jesus é o Filho de Deus, com autoridade divina para curar, ensinar, fazer milagres e perdoar pecados. Jesus era mais que um homem normal. Ele foi enviado por Deus.

Os milagres de Jesus

Marcos é um livro de ação. Apenas algumas das parábolas de Jesus são registradas mas os milagres têm grande destaque. Os milagres mostram o poder real de Jesus, que muda vidas.

O sacrifício de Jesus

Marcos dedica vários capítulos à última semana de Jesus, em que ele preparou os discípulos para sua morte e ressurreição. Jesus sabia que iria morrer e se ofereceu voluntariamente, para pagar por nossos pecados. Sua ressurreição mostrou sua vitória sobre a morte, que é a grande esperança de todos que creem nele.

Estrutura do livro